O C3 Feel Pack 1.6 com câmbio automático é o tipo de carro racional com bom espaço e destaque ao sistema multimídia. O comportamento do hatch compacto com jeito de utilitário esportivo é adequado à potência e força do conjunto propulsor. Rodamos 500 quilômetros com o Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT6 que tem preço sugerido a partir de R$ 97.790.
O reposicionamento do C3 no país visou a redução de custos e um preço mais acessível no segmento de carros compactos. Como ocorreu com o C3 Feel 1.0 que já testamos, o topo de linha privilegiou o conforto e a praticidade com ganho em equipamentos e no conjunto propulsor em relação à versão de entrada.
Montado sobre a plataforma modular CMP, o visual do hatch compacto remete a um utilitário esportivo pela maior altura. Com a identidade visual da marca, o conjunto óptico traz faróis bipartidos e luzes diurnas (DRL) em LED separados pela grade. Os faróis auxiliares de neblina ficam nas pontas do para-choque.
O teto preto é complementado por barras longitudinais também pretas. As rodas de alumínio são de 15 polegadas com pneus 195/65 R15. As lanternas traseiras e o para-choque com elemento preto na parte inferior complementam o conjunto. Com 3,981 metros de comprimento, 1,733m de largura e 1,586m de altura, a distância entre eixos é de 2,540m. O interior garante bom espaço para o condutor e acompanhante e para dois adultos e uma criança no banco traseiro. O porta-malas leva 315 litros.
Como nas demais versões, revestimento interno da topo de linha é simples. Combina tecido com duas texturas e plástico com detalhes em dois tons no painel e elementos cromados no volante, nas maçanetas das portas e nas saídas do ar-condicionado na parte superior do console.
Direção elétrica e volante multifuncional, o pequeno quadro digital de instrumentos conta apenas com velocímetro, indicadores do nível de combustível, temperatura do motor e funções básicas do computador de bordo. Sem conta-giros, indica a troca de marchas.
A central multimídia Citroën Connect é do tipo flutuante. Intuitiva, bem posicionada e de fácil visualização tem tela de 10 polegadas sensível ao toque. Interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio, também gerencia os comandos de configuração e wi-fi. Com três portas USB, duas são para o banco traseiro e uma no console central, próximo do conector 12V. O banco traseiro conta com Isofix/Latch.
Na cidade e estrada
O comportamento do C3 nas ruas e estradas acompanhou as características do conjunto propulsor. O motor 16 aspirado de 113 cv e força (torque) de 15,4 kgfm (gasolina) a 120 cv a 15,7 kgfm atua combinado com o câmbio automático de seis velocidades.
As linhas do hatch com jeito de utilitário esportivo criam o visual robusto e a impressão do que o C3 é maior. Com pouco mais de 1.100 quilos, o hatch acompanhou os fluxos urbano e rodoviário sem esforço do conjunto propulsor.
Os modos Eco e Normal configuram o comportamento e o consumo de combustível. O câmbio permite ainda a troca sequencial de marchas com o deslocamento da palanca para a esquerda.
As respostas rápidas da direção elétrica macia facilitaram a condução na cidade e as manobras de estacionamento em vagas limitados. As reações do motor 1.6 atenderam às necessidades do C3 com retomadas de velocidade e ultrapassagens seguras em velocidades mais elevadas.
A boa plataforma CMP, o uso de aços de alta e ultra alta resistência e a suspensão dianteira independente com barra estabilizadora reduziram as vibrações e a rolagem da carroceria. Com os pneus 195/65 R15, o balanço foi mínimo nos trechos sinuosos e velocidades mais elevadas. O nível de ruído também foi reduzido.
Como na versão com motor 1.0 e câmbio manual que já testamos, a suspensão bem calibrada privilegia o conforto. Os balanços dianteiro e traseiro curtos e os 18 centímetros de altura livre do solo permitiram ao C3 Feel Pack 1.6 AT6 desconhecer o pavimento irregular como os buracos, os quebra-molas e as valetas comuns nas ruas e estradas ou a terra e a areia da beira da praia. Os freios com ABS, os controles de estabilidade e tração e o assistente de partida em rampa facilitaram a condução.
O consumo de gasolina pelo Inmetro é de 10,3 lm/l no ciclo urbano e 12,4 km/l no rodoviário.
Durante o teste, nossas médias ficaram entre 10,9 km/l a 14,1 km/l na cidades e, na estrada em velocidade constante, de 13,2 km/l a 17,4 km/l a 80 km/l e de 12,9 km/l a 16,8 km/l a 110 km/h.
Conclusão
Como o modelo de entrada, a versão topo de linha foi desenvolvida para ser uma das mais acessíveis do mercado. A posição elevada de conduzir, o espaço, o conforto e a praticidade facilitam o uso diário, em especial, na cidade.
O interior despojado, o pequeno quadro de instrumentos e a ausência do conta giros são compensados pela ótima central multimídia. O conjunto propulsor com motor 1.6 de 113 cv (gasolina) até 120 cv (etanol) combinado com o câmbio automático de seis velocidades garante o comportamento adequado nas ruas e estradas. O comportamento dinâmico, a suspensão e a dirigibilidade superam as limitações do hatch com jeito de utilitário esportivo.
Como sempre, na decisão de compra, é importante avaliar a relação custo-benefício, observar as necessidades de uso e a comparação do C3 Feel Pack 1.6 AT6 com as diversas versões do próprio modelo e os concorrentes do seu segmento.