O espaço, o conforto e a praticidade para rodar, principalmente na cidade, são as principais qualidades do novo C3. Bonito, simples e racional, o comportamento do hatch compacto é limitado às características do conjunto propulsor. Rodamos 600 quilômetros com um Citroën C3 Feel 1.0 que tem preço sugerido a partir de R$ 81.490.
A expectativa no momento é sobre como ficarão os preços com a redução tributária anunciada pelo governo nessa semana. O chamado carro popular terá redução de 1,5% até 10,95% no preço para veículos até o limite de R$ 120 mil.
O desenvolvimento da nova geração do C3 pela engenharia da Stellantis visou a redução de custos para garantir o preço mais acessível adequado ao espaço, ao conforto e à praticidade. Produzido na planta de Porto Real (RJ), o hatch é o primeiro de três veículos que serão lançados no país até 2024.
Montado sobre a plataforma modular CMP, o visual do hatch compacto remete a um utilitário esportivo e traz recursos como quadro digital de instrumentos, central multimídia e acionamento elétrico dos vidros.
A frente do novo C3 acompanha a identidade visual da marca com os tradicionais dois Chevrons. Os faróis bipartidos, a grade e as luzes diurnas (DRL) em LED ressaltam essa ideia. O para-choque traz nas extremidades inferiores os faróis auxiliares de neblina.
Linhas verticais e vincos marcam as laterais. Uma cobertura plástica acompanha os para-lamas e a parte baixa da carroceria. O teto branco com barras longitudinais pretas contrasta com o azul da carroceria. As lanternas traseiras e o para-choque com elemento preto na parte inferior complementam o conjunto. As rodas de alumínio são de 15 polegadas com pneus 195/65 R15.
Interior e conectividade
Com 3,981 metros de comprimento, 1,733m de largura e 1,586m de altura, a distância entre eixos é de 2,540m. O interior garante bom espaço para o condutor e acompanhante a dois adultos e uma criança no banco traseiro.
O revestimento interno combina tecido em duas texturas e plástico com detalhes em dois tons como o azul no painel e elementos cromados no volante, nas maçanetas das portas e nas saídas do ar-condicionado na parte superior do console.
O modelo tem direção elétrica e volante multifuncional. O pequeno quadro digital de instrumentos conta apenas com velocímetro, indicadores do nível de combustível, temperatura do motor e funções básicas do computador de bordo. Sem conta-giros, indica a troca de marchas.
A central multimídia Citroën Connect do tipo flutuante é intuitiva, bem posicionada e de fácil visualização. A tela de 10 polegadas sensível ao toque é interativa com Android Auto, Apple CarPlay, aplicativos, comandos de configuração e wi-fi. Também possui três portas USB, sendo duas para o banco traseiro e uma no console central, próximo do conector 12V.
O banco traseiro conta com Isofix/Latch. O porta-malas leva 315 litros.
Nas ruas e estradas
O desempenho do C3 nas ruas e estradas foi adequado ao conjunto propulsor. O motor 1.0 Firefly gera de 71 cv e força (torque) de 10 kgfm (gasolina) a 75 cv e 10,7 kgfm (etanol) e atua com a transmissão manual de cinco marchas.
Nas ruas, o C3 chamou atenção pelo visual que remete a um utilitário esportivo compacto. O hatch acompanhou o fluxo urbano sem esforço do conjunto propulsor com as primeiras marchas de relações mais curtas. Como nas rodovias, em velocidades mais elevadas, com a quarta e quinta-marchas mais longas, a troca de marchas foi mais constante para ultrapassagens seguras.
A direção elétrica macia e respostas rápidas facilitou a condução na cidade e as manobras de estacionamento nos espaços limitados. Nas estradas, as reações atenderam às necessidades do carro mesmo nas ultrapassagens em velocidades mais elevadas.
A estrutura da plataforma CMP com o uso elevado de aços de alta e ultra alta resistência e a suspensão dianteira independente com barra estabilizadora reduziram as vibrações e a rolagem da carroceria. Sem balanço, mesmo em trechos sinuosos e velocidades mais elevadas, o nível de ruído foi reduzido. Os pneus de perfil alto 195/65 R15 ajudaram no conforto e na segurança.
Com balanços dianteiro e traseiro curtos e 18 centímetros de altura mínima do solo, o hatch encarou as irregularidades do pavimento: os buracos, os quebra-molas e as valetas comuns nas ruas e estradas, a terra e a areia da beira da praia .
Os freios com ABS, os controles de estabilidade e tração e o assistente de partida em rampa facilitaram a condução.
Como sempre, nosso consumo de combustível foi melhor em relação ao do Inmetro de 12,9 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada com gasolina. No trânsito urbano, nossas médias ficaram entre 12,2 km/l a 14,9 km/l e, na estrada, em velocidade constante, de 14,1 km/l a 18,1 km/l a 80 km/l e de 13,7 km/l a 17,8 km/l a 110 km/h.
Conclusão
A nova geração do C3 marca o reposicionamento da Citroën no país. Desenvolvido para ser um dos modelos mais acessíveis do mercado, combina o visual atualizado com o espaço, o conforto e a praticidade, principalmente para rodar na cidade.
A simplicidade do interior, do quadro digital de instrumentos é recompensada pela ótima central multimídia. Da mesma forma, a ótima plataforma e o bom comportamento dinâmico superam as limitações do conjunto propulsor.
Como sempre, na decisão de compra, é importante avaliar a relação custo-benefício, observar as necessidades de uso e a comparação com as diversas versões do próprio modelo, com os concorrentes do seu segmento e, em especial, com o Renault Kwid e o primo Fiat Mobi, modelos de menor preço no país. A expectativa é de como ficará o preço do Citroën C3 Feel 1.0 com a redução tributária proposta pelo governo.