O A5 carbon edition e o RS5 Competition Plus são os novos Audi no país. O primeiro é uma série especial limitada a 50 unidades e o superesportivo RS5 traz para as ruas e estradas a experiência das pistas. Rodamos com os dois modelos nas ruas de Gramado e Canela, na rodovia BR-386 e no Velopark, em Nova Santa Rita. O Audi A5 2.0 Sportback Carbon Edition tem preço a partir de R$ 397.990, e o RS5 Sportback Competition Plus de R$ 849.990.
Durante a apresentação dos dois esportivos, a Audi confirmou a chegada do utilitário esportivo elétrico Q6 e-tron no Brasil em 2024. A montadora não abriu mais dados do novo carro, que será apresentado na Europa ainda neste ano. Também confirmou a ampliação da rede de eletropostos com mais 140 carregadores elétricos até meados de 2023. Os novos pontos serão instalados em seus concessionários e também em conjunto com a Porsche e a Raízen.
Ousadia e esportividade
Os vincos pronunciados nas soleiras laterais e difusores traseiros com dois grandes tubos de escape valorizam a esportividade.
A grade tem moldura preta brilhante e separa o conjunto óptico com faróis em LED Matrix escurecido Audi Laser light, luzes diurnas (DRL) e sinalizadores em LED. Os logotipos do capô e tampa do porta-malas tem acabamento preto brilhante. As rodas de liga leve são de 20 polegadas em preto brilhante.
Interior escurecido, o volante multifuncional traz o botão Mode que altera o comportamento do motor, direção e ronco do motor. Os bancos em concha têm ajustes manuais e o revestimento combina couro e microfibra dinâmica em padrão favo de mel. O quadro digital de instrumentos é configurável e o multimidia conta com tela digital sensível ao toque e comando por voz de 10,1 polegadas. O sistema de som premium é Bang & Olufsen de 755 watts.
Opcionais
- Pintura Audi Exclusive – R$ 57.000
- Freios de cerâmica – R$ 67.000
- Pneus Pirelli P-Zero Corsa – R$ 5.000
Fera ferida
A pista do Velopark foi o habitat perfeito para o RS 5. Em casa, o supersportivo Audi mostrou a sua raça em uma performance de tirar o fôlego. Despejou potência, força e tecnologia com segurança nas pista de pouco mais de 2 mil metros. Superou as curvas com estabilidade, despejou sua fúria e gritou forte como uma fera ferida na prova de arrancada.
Como todo Audi, os ajustes da coluna de direção em altura e profundidade e do banco garantiram a perfeita posição de dirigir. O banco tipo concha em fibra de carbono abraça o piloto. O volante esportivo multifuncional de base reta facilita a visibilidade do quadro digital de instrumentos.
Os 450 cv e força (torque) de 61,18 kgfm do V6 2.9 biturbo foram bem distribuídos pela transmissão Tiptronic de oito velocidades e a tração integral quattro. Com essa usina de força, o RS5 acelera de 0 a 100 km/k em 3,8 segundos e chega à velocidade máxima de 290 km/h. Com o circuito travado cheio de curvas, claro, não chegamos nem perto, sobrando muito motor em todo o percurso.
Apesar dos 1.750 quilos, o Audi pareceu muito mais leve e insinuou voar nas retas mais longas. A direção leve e macia, a suspensão esportiva, os eficientes freios de cerâmica e os controles de estabilidade e tração facilitaram a pilotagem, a segurança e o controle do carro.
A suspensão esportiva RS Pro com ajuste para a pista e molas e barras estabilizadoras mais rígidas com centro de gravidade mais baixo foi decisiva para o comportamento do RS5. Os pneus 275/30 R20 Pirelli P-Zero Corsa, os freios de cerâmica e os recursos eletrônicos colaboraram.
Foram três voltas, cada uma mais rápida do que a anterior, e a sensação final de que o RS5 Competition Plus garante mesmo para quem não é piloto de competição domar a fera ferida.
Só para o Brasil
O A5 carbon edition chama a atenção pelos detalhes exclusivos externos e internos em fibra de carbono. O material destaca as capas dos retrovisores externos e o spoiler traseiro. A generosa grade hexagonal com a moldura em preto brilhante com o logotipo da marca também em preto brilhante separa o grupo óptico com faróis LED Matrix, luzes diurnas, auxiliares de neblina e sinalizadores em LED.
O visual esportivo é valorizado pelo logotipo das quatro argolas na parte inferior da porta traseira. As novas rodas Audi Sport de 19 polegadas com pinças de freio vermelhas completam o ousado conjunto externo.
Um badge exclusivo com o nome e o número da edição, aplicado no console, personalizam o interior escurecido do A5 edition carbon. O volante e os bancos em couro napa trazem o logotipo S estampado. Acabamento interno central da cabine em preto brilhante, o teto é moldado em tecido na cor preta.
Central multimídia, ar-condicionado automático de três zonas, controle eletrônico de velocidade adaptativo e aviso de saída de faixa estão entre os recursos eletrônicos de conforto e apoio à condução e à segurança. O único opcional é o sistema de Sistema de som premium Bang & Olufsen 3D.
O conjunto propulsor do A5 carbon edition combina o motor 2.0 turbo FSI de 204 cv de potência e força (torque) de 32,63 kgfm com a transmissão S tronic de sete velocidades. O A5 acelera de 0 a 100km/h em 7,2 segundos e chega a velocidade máxima de 210 km/h limitada eletronicamente.
Azul Navarra, branco Geleira, branco Íbis, cinza Daytona, preto Mito, verde District, vermelho Tango e azul Ascari são as cores disponíveis. No interior o revestimento dos bancos e das portas tem opções cinza e preto.
Conforto e desempenho
A esportividade sem comprometer o conforto e a segurança qualificam o A5 carbon edition como um automóvel para a família. Rodamos com a série especial em Gramado, Canela e na BR/386, em Nova Santa Rita.
O conforto, a conectividade e o som premium ajudaram passar o tempo no trânsito congestionado num final de tarde nas duas cidades da serra gaúcha. Na estrada, sobrou potência e força dentro dos limites de velocidade. Priscila lembrou que, como outros Audi que já testamos, o comportamento esportivo está no DNA da marca.