Uma picape e um utilitário esportivo híbridos flex serão produzidos pela Great Wall Motors (GWM) na fábrica de Iracemápolis (SP). Os dois veículos compartilharão a plataforma e o conjunto propulsor e serão exportados para países da América Latina. A montagem de veículos na fábrica do interior paulista, que será exclusiva de veículos elétricos e híbridos, começará no dia 1º de maio de 2024.
Os dois veículos já estão em desenvolvimento e adequação de seus projetos às preferências do consumidor e às condições de rodagem do país. A tropicalização abrangerá principalmente o conjunto propulsor e os sistemas de direção, suspensão e conectividade.
A picape média Poer será a primeira híbrida flex do seu segmento produzida no país com motor elétrico e a combustão abastecida com gasolina ou etanol. Será também o primeiro veículo flex do mundo desenvolvido pela GWM que combina a eficiência do motor elétrico com a eficiência do etanol. A tecnologia colaborará para reduzir a pegada de carbono.
Um protótipo da picape híbrida flex foi mostrado ao vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, na visita à fábrica da montadora. Também foram apresentadas as tecnologias sustentáveis como veículos híbridos tradicionais, híbridos plug-in, elétricos e movidos a hidrogênio que a GWM dispõe na China e que serão oferecidas no país nos próximos anos.
Operação brasileira
Na fábrica que foi da Mercedes-Benz, após a instalação dos processos industriais, a GWM ampliará a atual capacidade de produção de 20 mil veículos por ano para 100.000 unidades anuais, com a geração aproximada de 2.000 empregos diretos.
O grupo chinês investirá R$ 10 bilhões na operação brasileira nos próximos anos. A planta produzirá apenas veículos híbridos e elétricos dentro do compromisso global de atingir a neutralidade de carbono em todos os seus mercados mundiais até 2045.
A GMWM é a maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado e a quarta principal fabricante mundial de picapes médias.
A fábrica de Iracemápolis será a quarta base completa de produção da empresa no mundo e a primeira fora da Ásia. O grupo tem unidades operacionais na China, na Rússia e na Tailândia.
O primeiro modelo comercializado no Brasil será o SUV híbrido Haval H6, atualmente em fase de pré-venda e que terá suporte de 50 pontos de venda e serviços da GWM Brasil que serão inaugurados ao longo deste ano.