O novo C3 Aircross 2024 terá versões de cinco e sete lugares. Os bancos individuais removíveis da terceira fileira permitirão modular o espaço interno. O utilitário esportivo compacto Citroën foi apresentado nesta quinta-feira (27) no Brasil e na Índia, onde serão produzidos no segundo semestre deste ano. A marca francesa da Stellantis mostrou as duas versões e só revelará detalhes como conjunto propulsor, conectividade e tecnologia de apoio à condução mais próximo do lançamento previsto para o final do ano.
Montado sobre a plataforma CMP da Stellantis, o AirCross é o segundo dos três modelos destinados aos países em desenvolvimento previstos para até 2024. A produção da fábrica de Porto Real (RJ) será destinada aos países da América do Sul. No evento de lançamento, realizado em São Paulo, participaram jornalistas de sete países da região.
Com pintura em dois tons, o visual robusto remete ao hatch C3 com o conjunto óptico e o capô vincado, mas o utilitário esportivo tem personalidade própria.
À frente, mantém a identidade visual da marca com faróis halógenos, as ousadas luzes diurnas (DRL) em LED e os para-choques destacados.
Nas laterais, a maior altura, os para-lamas alargados e a cobertura plástica preta das caixas de rodas valorizam o porte do utilitário esportivo. As portas dianteiras lembram o hatch e são diferenciadas das traseiras, maiores, para otimizar o acesso à terceira fileira de bancos.
A bonita traseira é valorizada pelo spoiler no teto, pela tampa do porta-malas e pelas lanternas ligadas por uma faixa. Sob o para-choque, a faixa protetora cinza contrasta com o preto.
Interior e detalhes
O C3 Aircross de sete lugares foi mostrado fechado e o de cinco lugares aberto. Com revestimento em dois tons, o quadro digital de instrumentos de sete polegadas é personalizável. O multimídia com tela de 10 polegadas sensível ao toque e comando por voz é interativo com Android Auto e Apple Carplay sem fio. O utilitário pode ser equipado com até cinco portas USB. O ar-condicioando tem sistema de ventilação no teto para os ocupantes dos bancos traseiros.
Com 4,32 metros de comprimento e 1,80 metro de largura, a altura do C3 Aircross de 1,80 metro não foi confirmada. A distância entre eixos cresce 13 centímetros em relação ao hatch e passou para 2,67 metros, o que permitiu os dois bancos rebatíveis da terceira fila que são individuais e removíveis. O compartimento para bagagens leva até 489 litros de volume pelo padrão VDA.
O novo Citroën foi projetado para enfrentar os desafios nas regiões onde será comercializado como a suspensão elevada e o alto vão livre do solo.
Não temos dúvidas que ele será mais um produto de sucesso da Stellantis
ANTONIO FILOSA
Presidente da Stellantis na América do Sul
Desenvolvido em diferentes regiões, foi ajustado às necessidades locais, como o centro de desenvolvimento do grupo Stellantis na América do Sul, em Betim (MG). Rodou mais de meio milhão de quilômetros, em diversos países, do calor do nordeste brasileiro ao frio Círculo Polar Ártico.
Para facilitar a rodagem nas ruas e estradas nem sempre em boas condições, o utilitário esportivo terá vão livre em relação ao solo de 20 centímetros. As duas versões expostas contavam com rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus 215/60 R17.
O C3 Aircross será equipado com uma gama de motores e câmbios, projetados e calibrados de acordo com a necessidade de cada país.
O colunista viajou a convite da Citroën