O impacto, a reação do público e a relação com o veículo são decisivos na identificação de um carro. O resultado facilitará — ou não — a conexão do nome com o público, a identificação, a receptividade e o sucesso do modelo. O complexo processo envolve pesquisa, análise e criatividade para um nome que, muitas vezes, é uma combinação de letras.
A associação de nomes icônicos a carros novos com o mesmo conceito e atitude de antigos modelos é comum na Jeep, com a manutenção do legado e da trajetória da marca nos carros modernos. Renegade, Compass. Commander, Wrangler e Gladiator remetem a modelos icônicos da marca.
A origem da marca remonta a 1941, quando o exército dos Estados Unidos assinou contrato com a Willis-Overland para ser sua principal fornecedora.
A maioria das nomenclaturas, como bússula, comandante e gladiador vem do original em inglês. Remetem às suas características, como valentia, estilo de vida e habilidades para rodar em qualquer terreno.
Todos os modelos Jeep contam com versões 4x4.
Algumas versões trazem ainda o selo Trail Rated que identificam os mais capazes no uso fora de estrada e insuperáveis em cinco importantes exigências: tração, distância do solo, articulação, manobrabilidade e capacidade de submersão.
Renegade
"Renegado", ou aquele que quebra tradições. Este foi o nome adotado ao primeiro veículo produzido no Polo Automotivo Stellantis em Goiana. O utilitário esportivo compacto remete a uma versão do clássico CJ e que, nos anos 1990, batizou também um pacote de opcionais do Wrangler. Faixas decorativas, para-choques e rodas exclusivas, além de aprimoramentos para o uso fora de estrada, como pneus e amortecedores reforçados, diferenciavam da versão convencional.
Compass
Traduzida para o português, a palavra compass significa bússula, instrumento utilizado para navegação e orientação. O utilitário esportivo médio que ganhou este nome traz a ideia de que te levará aos lugares que você deseja. Líder do seu segmento no país nos últimos seis anos, além da produção no interior de Pernambuco, foi o primeiro modelo eletrificado da Jeep no Brasil, com a versão 4xe, importada da Itália.
Commander
Inspirado em um clássico da marca, importado da Áustria e apresentado no Salão do Automóvel de 2006, chamava a atenção pelos seus 5,12 metros de comprimento, três tetos solares e motor V8 de 326 cv. Como o o atual Commander produzido no Brasil, o antigo Commander também tinha sete lugares. Desenvolvido pela engenharia brasileira da Jeep, o comandante é líder do segmento dos utilitários esportivos grandes, com mais de 40 mil unidades produzidas.
Wrangler
Sucessor do CJ, o Wrangler, o cowboy que trabalha duro independente da situação, foi incorporado à linha da Jeep depois de 1987, quando a marca foi comprada pela Chrysler. Como os utilitários esportivos Jeep, com tração 4x4, é próprio para enfrentar qualquer terreno.
Gladiator
O gladiador chegou ao país no ano passado para ser a picape mais capaz do segmento. Como um soldado romano, a picape é robusta, forte e preparada para qualquer situação. A primeira Gladiator foi fabricada entre 1962 e 1971, nos EUA, como sucessora da Willys Jeep Truck. Na Argentina, essa produção ocorreu até 1977.