O Stepway Zen 1.0 convence pelo conjunto. O visual robusto, típico dos aventureiros urbanos, o bom espaço e o desempenho adequado ao conjunto propulsor garantem a competitividade do compacto Renault. Rodamos 600 quilômetros pelas cidades e estradas gaúchas com a versão de entrada do Stepway que lembrou o comportamento do Sandero 1.0 Expression. O Renault Stepway Zen 1.0 SCe tem preço de R$ 79.990.
O compacto aventureiro urbano Renault compartilha o design, componentes e alguns detalhes com os irmãos equipados de motor 1.6, mas com as vantagens do consumo reduzido de combustível e o preço menor.
A grade com detalhes cromados, a assinatura com luzes diurnas em LED na forma de “C” nos faróis, os auxiliares de neblina, o para-choque e a proteção frontal na cor prata destacam o visual robusto destacam o visual aventureiro do Stepway 1.0.
As laterais são marcadas pelos alargadores nos para-lamas, molduras pretas plásticas que ligam as caixas de rodas, barras longitudinais no teto e o logo Stepway nas portas. As rodas de aço de 15" com calotas na cor prata.
As lanternas traseiras escurecidas em LED e o para-choque traseiro com refletores nas pontas e proteção inferior na cor prata remetem às versões com motor 1.6.
Espaço interno
O interior tem teto escuro e acabamento com detalhes em preto brilhante. Os bancos são revestidos em tecido e o do condutor conta também com ajuste de altura.
A direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros, travas de portas e porta-malas com acionamento elétrico são de série. O multimídia Media Evolution com tela de sete polegadas sensível ao toque e interativa com Android Auto, Apple Carplay e aplicativos e sensores de estacionamento traseiro também são de série.
O Zen conta com quatro airbags (frontais e laterais), bancos traseiros com costuras duplas e apoios de cabeça reguláveis. Também tem sistema Isofix para fixação de cadeirinha de criança e sensores de estacionamento traseiro, entre outros.
Urbano nas estradas
Com bom espaço interno, a posição elevada de conduzir facilitou a visão externa. O volante, com apenas ajuste de altura, nem sempre atendeu ao conforto em posição adequada de conduzir na estrada. Detalhes cromados, como em carros do seu segmento, predominam no revestimento em plástico.
Sobrou espaço para o condutor e acompanhante na frente. Atrás, acomodou bem dois adultos e uma criança ou razoavelmente três adultos. Os vidros dianteiros e a trava das portas têm acionamento elétrico. O porta-malas leva 320 litros.
O conjunto propulsor garantiu bom desempenho ao Stepway 1.0 limitado às suas características. O motor de três cilindros 1.0 SCe flex e quatro válvulas por cilindros de 79 cv e força (torque) de 10,2 kgfm (gasolina) a 82 cv e 10,5 kgfm (etanol) atuou combinado com câmbio manual de cinco marchas e o sistema stop&start.
Respostas rápidas nas ruas e estradas, a potência e força foram bem distribuídas pelo câmbio manual. Bastou pisar para o Zen 1.0 mostrar sua agilidade, o que foi importante no trânsito urbano congestionado. A primeira e a segunda marchas curtas com engates justos e precisos ajudaram e deram a sensação de um motor mais potente. No anda e para, o start/stop colaborou para a economia de combustível.
Típico aventureiro urbano, o Stepway Zen encarou tranquilo a estrada. Como na cidade, as acelerações e retomadas de velocidade garantiram ultrapassagens seguras, mas com mais atenção do condutor. A direção eletro-hidráulica, leve, firme e precisa garantiu o controle do carro e facilitou manobras de estacionamento.
Com condutor e acompanhante, o hatch Renault rodou bem na estrada. Já com cinco ocupantes e bagagem sentiu o peso e exigiu mais trocas de marchas. Silencioso até a velocidade de 90 km/h, o ruído aumentou acompanhando a rotação do motor. A suspensão firme a absorveu as irregularidades do pavimento, comuns nas ruas e estradas. Dentro dos limites de velocidade, permitiu encarar curvas mais fortes sem comprometer a estabilidade. Os pneus 185/65 R15 ajudaram o comportamento.
Pelo Inmetro, abastecido com gasolina, na cidade o Stepway Zen 1.0 faz 13 km/l e em rodovia 13,7 km/l. Durante o test-drive, as médias ficaram entre 12,1 km/l a 14,2 km/l dependendo do fluxo no trânsito urbano. Na estrada, em velocidade constante variaram de 15,5 km/l a 14,7 km/l, a 80 km/h, a 14,6 km/h a 14,1 km/l, a 110 km/h.
Conclusão
O Stepawy Zen 1.0 é o tipo de carro aventureiro urbano que agradou pelo visual, pelo bom desempenho, adequado às limitações do motor, e pelo eficiente consumo de combustível. A dirigibilidade, apesar de restritos recursos de apoio à condução, e o generoso espaço, mesmo com o interior simples, recompensaram a proposta do hatch Renault.
Como sempre, na decisão de compra, é importante avaliar a relação custo-benefício observando o uso e na comparação com os demais irmãos de marca e dos concorrentes, em especial ao novo Citroën C3.