O Mobi Trekking evoluiu. Trilhas urbanas ou estrada? Tanto faz para o pequeno aventureiro Fiat que, com novos recursos eletrônicos, ficou mais seguro, conectado e versátil. Ignorou o trânsito cada vez mais congestionado, o espaço reduzido e as condições nem sempre favoráveis para rodar nas ruas. Também encarou as estradas dentro de suas limitações com menor consumo de combustível. Rodamos 600 quilômetros com um Fiat Mobi Trekking 2025 que tem preço de R$ 72.290, sem opcionais.
Lançado em 2016 como modelo de entrada da família Fiat, o subcompacto passou por sucessivos aperfeiçoamentos, conquistou o seu espaço entre os 10 carros mais vendidos no país e fechou 2022 em quinto lugar. O pequeno Fiat disputa com o Renault Kwid o menor preço entre os carros disponíveis no país.
A segurança do Trekkiing 2023 avançou com os controles de estabilidade e de tração e o assistente de partida em rampa.
A nova central multimida aumentou a conectividade e o desempenho melhorou com ao aperfeiçoamentos do motor para atender à nova legislação de consumo e de emissões.
Os detalhes visuais personalizaram o Trekking. O teto bicolor e as barras longitudinais contrastam com a cor da carroceria. Os novos adesivos no capô, laterais e traseira, os retrovisores externos com luzes indicadoras de direção e as rodas escurecidas de 14 polegadas reforçam o perfil aventureiro.
O interior do subcompacto combina plástico e tecido como na maioria dos carros fabricados no país. O volante multifuncional tem apenas regulagem de altura e o quadro de instrumentos conta com display digital de 3,5 polegadas de fácil visualização.
A nova central multimídia UConnect com tela de sete polegadas sensível ao toque e comando por voz é compatível com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. O sistema permite o pareamento simultâneo de dois celulares.
Direção assistida, ar-condicionado, travas e vidros elétricos dianteiros, sensor de pressão dos pneus, airbag duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem são de série. Também o Isofix para fixação de cadeirinhas de crianças no banco traseiro.
O pequeno Fiat tem 3,566 metros de comprimento, 1,666 m de largura e 1,552 m de altura, A distância entre eixos é de 2,304 m foi bem aproveitada na distribuição do espaço que acomodou bem o condutor e acompanhante mas foi limitado no banco traseiro bipartido. O porta-malas leva apenas 235 litros.
Trilhas urbanas
O Mobi Trakking acompanhou o trânsito congestionado nas cidades e foi fácil de estacionar em vagas reduzidas com auxilio o sensor traseiro, mas quem está costumado sentiu falta da direção elétrica e da câmera de ré.
No pavimento irregular, lombadas e quebra-molas, comuns nas nossas ruas e estradas, mostrou sua versatilidade aventureira. As rodas de 14" com pneus 175/65 R14 e os 19 centímetros de altura do solo ajudaram.
Os 71 cv e a força (torque) de 9,3 kgfm a gasolina (75cv e 9,7 kgfm com etanol) foram bem distribuídos pelo câmbio manual de cinco marchas. O peso de pouco mais de 900 quilos apenas com condutor ou condutor e acompanhante ajudou o comportamento dentro das limitações do propulsor. Os engates justos e precisos das primeira e segunda machas curtas passaram a sensação de um motor mais potente em determinados momentos.
O Trakking rodou bem na sua casa – a cidade. Arrancou, acompanhou o fluxo, fez ultrapassagens e retomadas de velocidade seguras. Na estrada também acompanhou o fluxo nas velocidades entre 80 e 100 quilômetros por hora. Em certas situações e trechos exigiu a frequente troca de marchas, mais ainda com o ar-condicionado ligado, como ocorre com muitos carros com propulsor 1.0 aspirado. Silencioso até a velocidade de 90 km/h, o ruído aumentou acompanhando a rotação do motor.
Os aperfeiçoamentos no motor Fire Evo Flex 1.0 para atender as normas de eficiência energética e emissões do Proconve melhoraram o consumo. Segundo a Fiat, com o tanque de 47 litros, a autonomia é de 705 quilômetros.
O consumo de combustível ficou próximo ao indicado pelo Inmetro de 13,5 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina. Nossas médias ficaram de 12,0 km/l a 14,3 km/l na cidade e de 14,4 km/l a 16,3 km/l a velocidade constante de 80 km/h e de 13,9 km/l a 14,7 km/l a 110 km/h.
Conclusão
O Mobi Trekking ignorou o pavimento irregular, buracos, lombadas, valetas e quebra-molas das trilhas urbanas diárias na cidade. Também rodou bem nas estradas dentro das limitações do motor 1.0. Com os aperfeiçoamentos para atender as novas normas do Proconve ficou mais econômico. A nova multimídia UConnect aumentou a conectividade do subcompacto, em especial na estrada. O Fiat Mobi Trekking é ideal para quem roda sozinho ou com um acompanhante na cidade ou em viagens curtas.
Como sempre, na decisão de compra, é importante avaliar a relação custo-benefício observando o uso e na comparação com os demais concorrentes do seu segmento em faixa próxima de preço como o Renault Kwid.