O Haval H6 chegou. Com três versões - híbrida, híbrida plug-in e GT plug-in -, a Great Wall Motor (GMW) promete mexer com o segmento de utilitários esportivos. Robusto, bem equipado, avançada tecnologia e preço competitivo, a montadora chinesa quer conquistar o seu espaço no mercado predominado por modelos produzidos no país.
O GWM Haval H6 2024 tem preços de R$ 209.000, na opção de entrada Premium HEV, R$ 269.000, na PHEV, e R$ 299.000, na GT, válidos até 31 de março de 2023.
A GWM chega ao país com a ousada proposta de vender e produzir apenas veículos eletrificados. Os primeiros serão importados da China e posteriormente serão montados na fábrica que foi da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP), em 2024. Serão investidos R$ 4 bilhões nos próximos três anos e R$ 10 bilhões até 2032 na modernização da planta que terá capacidade para produzir 100 mil veículos por ano e deverá gerar cerca de dois mil empregos.
A o apresentar as três opções do Haval H6, a GWM fez um comparativo e apontou como principais concorrentes de seus modelos versões semelhantes dos Jeep Compass, Toyota Corola Cross e Volkswagen Taos (HEV), Jeep Commander e Compass e o Toyota Rav 4 (PHEV) e Volvo XC60, o Audi Q5 Sportback e o BMW X3 XDrive (GT).
Os três utilitários esportivos compartilham o interior, equipamentos e recursos eletrônicos. O HEV traz conjunto híbrido leve e os HEPV e GT, sistema plug-in com recarga da bateria em tomadas domésticas e eletropostos.
O conjunto propulsor do Haval H6 HEV traz um motor a combustão 1.5 (gasolina) e um elétrico elétrico com potência combinada de 243 cv e força (torque) de 54 kgfm de torque. A transmissão tem apenas duas marchas.
Pelo Inmetro, o utilitário esportivo faz 12,3 km/litro na cidade e 13,6 km/litro na estrada, com gasolina. Os dados da montadora indicam que H6 HEV acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e chega a velocidade máxima é de 175 km/h.
As duas versões plug-in contam com a tecnologia e-Traction, conjunto de motorização híbrida e bateria. O sistema propulsor híbrido plug-in combina um motor 1.5 turbo a combustão e dois elétricos. A potência combinada é de 393 cv e a força (torque) de 77,70 kgfm.
O motor a combustão atua com o câmbio automatizado de duas marchas com embreagem. Já os elétricos com uma marcha e redução. A tração é permanente nas quatro rodas. A autonomia elétrica é de 170 quilômetros pelo ciclo NBR ou 180 quilômetros no ciclo NEDC.
O consumo combinado do H6 HEPV é de 27,4 km/l no trânsito urbano e 25,2 km/l, na estrada. Já o GT faz para 24,7 km/litro na cidade e 18,2 km/litro na estrada.
Interior e segurança
Direção elétrica, head-up display, controle eletrônico de velocidade adaptativo com Stop & Go, frenagem automática de emergência e automática de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralização e permanência de faixa e reconhecimento de placas de trânsito são comuns nas três versões. Também assistente de estacionamento para vagas paralelas e em 90 graus com câmera 360 graus e sistema anticapotamento, entre outros.
O quadro digital de instrumentos é de 10,2 polegadas. O sistema multimídia conta com tela de 12,3 polegadas sensível ao toque e comando por voz. A interação com Android Auto e Apple CarPlay é sem fio e o carregamento do celular por indução. Um chip integrado permite atualizações remotas, comandos de funções e informações do veículo pelo celular. Os ocupantes contam com a proteção de sete airbags.
Ruas e estradas
O H6 EV rodou tranquilo por um trecho de pouco mais de 50 quilômetros no interior de São Paulo. Os 243 cv e a força de 54 kgfm garantiram bom comportamento, em especial nas acelerações e retomadas de velocidade pela força do conjunto propulsor.
A direção com assistência elétrica progressiva garantiu perfeito comando do utilitário esportivo apesar das dimensões e do peso.
Bem calibrada no processo de tropicalização, a suspensão tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira encarou as irregularidades do piso sem transmitir vibração para o interior. A inclinação da carroceria foi reduzida nas curvas mais fechadas.
O ótimo isolamento acústico garantiu baixo nível de ruído mesmo com o funcionamento do motor a combustão e em velocidades elevadas.
Viagem a convite da GWM