O HB20 2023 evoluiu. E, muito. Atualizado, o automóvel mais vendido nos últimos dois anos no psíd, avançou com inovações que valorizaram o visual, o conforto e a segurança. A evolução em relação ao modelo anterior garantiu as condições para o hatch da marca sul-coreana continuar como referência do seu segmento. Rodamos 800 quilômetros com o HB20 Platinum Plus 1.0 Turbo AT 2023 que tem preço sugerido de R$ 117.790.
Automóvel mais vendido em 2021 e 2022 – a picape Fiat Strada foi a líder geral – a mudança visual radical terminou com a polêmica em relação ao modelo anterior. Além da valorização do design, o aperfeiçoamento da conectividade e os novos recursos de segurança, merecem destaque.
As linhas levemente retas substituíram as formas arredondadas da carroceria que aumentou 7,5 centímetros no comprimento. Redesenhadas, a frente mais robusta e a nova traseira foram valorizadas com a sensação de sofisticação, esportividade e robustez.
A nova grade frontal bipartida separa os faróis com luzes diurnas (DRL) em LED. O para-choque, mais robusto, traz os sinalizadores. O capô e para-lamas ficaram mais horizontais.
Nas laterais as novas rodas diamantadas e preto brilhante são de 16 polegadas com pneus 195/55 R16. Uma barra vermelha reflexiva liga as lanternas traseiras em LED e remete às novas gerações do Eletran e do Tucson. O para-choque também redesenhado ficou mais encorpado.
O sistema Hyundai Bluelink, reconhecimento de voz e possibilidade conexão com Google Android Auto e Apple Car Play sem fio, o quadro digital de instrumentos e o ar-condicionado digital automático são algumas das novidades do novo Platinum Plus. O sistema Bluelink permite acompanhando do funcionamento do HB20, localização e operações remotas através do celular.
Acesso por aproximação e partida por botão, a chave permite o acionamento do motor, a climatização e a abertura e fechamento das portas a distância.
Interior escurecido, os bancos são revestidos em couro e tecido pretos. Materiais também presente no volante, laterais das portas, manopla, apoio de braço no console central. O porta-malas leva de 300 litros a 930 litros com os bancos traseiros rebatidos.
O novo hatch Hyundai traz stop&go, multimídia blueMedia com tela de oito polegadas sensível ao toque e comando por voz, interativa sem fio com Android Auto, Apple Car Play e aplicativos, mostra também imagens da câmera de ré. Das três portas USB, uma é do tipo A e duas V, das quais uma para os passageiros do banco traseiro. O carregamento da bateria do celular é por indução.
O pacote de segurança SmartSense ganhou novas funções como o assistente de centralização em faixa, assistente de tráfego cruzado traseiro, saída segura, assistente de ponto cego, entre outros.
Com seis airbags, traz freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, controles eletrônicos de estabilidade e tração, alerta de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa e Isofix, entre outros.
Ágil nas ruas e estradas
O comportamento do conjunto propulsor permaneceu semelhante ao da versão anterior. Os aperfeiçoamentos feitos para atender as novas normas de emissões do Proconve 8 não alteraram o desempenho do motor.
O Kappa 1.0 Turbo GDI gera 120 cv e força (torque) de 17,5 kgfm com etanol ou gasolina e atua com a transmissão automática de seis velocidades. Potencia e força adequadas para garantir bom desempenho do hatch Hyundai nas ruas e estradas.
O sistema start-stop ajudou nas ruas ao desligar e ligar o motor no anda e para do fluxo urbano. Com pouco mais de 1.100 quilos, o câmbio distribuiu nem a potência e força, mesmo em baixas rotações do motor. As trocas de marchas foram suaves e silenciosas e, na estrada, a troca sequencial por aletas atrás do volante permitiram retomadas de velocidade mais rápidas e ultrapassagens seguras.
O HB 20 acompanhou bem o fluxo da BR/290, da autoestrada Porto Alegre/Osório e da Estrada do Mar, no Litoral gaúcho. A direção elétrica precisa garantiu perfeito domínio do hatch.
A boa suspensão, mais firme em relação à versão anterior, não comprometeu o conforto. Superou irregularidades do pavimento, lombadas e quebra-molas. A boa estabilidade permitiu rodar no limite de velocidade nas curvas mais acentuadas. Os freios atenderam ao comando sempre que preciso.
Os novos recursos como os assistentes de centralização em faixa, de tráfego cruzado traseiro, saída segura r, assistente de ponto cego facilitaram a condução e aumentaram a segurança.
O consumo de combustível do HB20 Platinum Plus, rodando sempre com gasolina, ficou com médias de 10,9 km/l a 13,1 km/l acompanhando o fluxo do trânsito urbano. Nas rodovias, na velocidade constante de 80 km/h, as 14,5 km/l a 18,6 km/l, e de 13,6 km/l a 16,1 km/l a 110 km/h.
Conclusão
Automóvel mais vendido no país nos últimos dois anos, a evolução garantiu ao HB20 2023 condições para continuar brigando pela liderança. Bonito, bem completo e mais conectado, os novos recursos eletrônicos de auxilio à condução e segurança são diferenciais da versão topo de linha do hatch Hyundai. Como sempre, na decisão de compra, devem ser avaliados os objetivos, o uso e a relação às demais configurações do hatch sul-coreano, de menor preço, e dos concorrentes.