A nova geração do HR-V avançou com aperfeiçoamentos no visual, conforto, conectividade e recursos de auxílio à condução. Ficou mais bonito, ágil e robusto. A atualização melhorou o consumo de combustível sem comprometer o desempenho. Nos 600 quilômetros que rodamos pelas cidades e rodovias gaúchas, o utilitário esportivo repetiu o bom comportamento que mostrou na região metropolitana de São Paulo, no test drive de lançamento. O novo Honda HR-V EXL Honda Sensing tem preço sugerido de R$ 156.700.
O visual chama a atenção pelo bonito efeito criado pela frente alta, pelas linhas fluídas e pelo teto descendente. A grade tipo colmeia e barras horizontais separa o grupo óptico afilado com faróis, luzes diurnas (DRL) e sinalizadores em LED. A base do para-choque reforça a robustez. As rodas de alumínio de 17 polegadas pretas destacam as laterais. As lanternas traseiras escurecidas em LED ligadas por uma barra horizontal completam o harmônico conjunto.
Tem acesso por aproximação e partida por botão. O acabamento em materiais de boa qualidade, combinado com plástico valorizou o interior. A ampla área envidraçada e a posição elevada de dirigir garantiram perfeita visibilidade externa.
O HR-V acomoda bem condutor e acompanhante na frente. Atrás, o espaço para as pernas aumentou 3,5 centímetros. Os bancos, para dois adultos e uma criança, ganharam dois novos degraus.
Os bancos revestidos em couro são confortáveis e a posição elevada do condutor facilitam a visibilidade do quadro de instrumentos analógicos e digitais com tela de TFT de 4,2 polegadas. O sistema multimídia com tela de oito polegadas sensível ao toque é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. Intuitivo e simples, foi de fácil operação. A tela mostrou também as imagens das câmeras lateral e de ré multivisão.
O ar-condicionado automático digital garantiu climatização perfeita durante o período de teste que variou de temperaturas elevadas ao frio e chuva, comuns nas quatro estações diárias do clima gaúcho. Os passageiros do banco traseiro contam com duas saídas do ar-condicionado e duas entradas USB.
O freio de estacionamento eletrônico, seis airbags e o Magic Seat completaram o interior. O versátil sistema modular facilitou o transporte de objetos volumosos com o rebatimento dos bancos de acordo com o espaço, sem comprometer o conforto. O porta-malas diminuiu e agora leva 354 litros.
Ágil nas ruas e estradas
O HR-V EXL superou o bom desempenho que teve no trânsito congestionado da cidade de São Paulo e das rodovias da região metropolitana da capital paulista. Ágil no trânsito urbano, rodou tranquilo nas BRs 290 e 101 e na Estrada do Mar, entre Porto Alegre e o litoral gaúcho.
Nas ruas e estradas, o HR-V ficou mais ágil, confortável e seguro com os recursos de apoio à condução e segurança do Honda Sensing. O baixo nível de ruído interno permitiu conversar ou ouvir sem a necessidade de falar alto.
O HR-V EXL compartilha o conjunto propulsor do City mas adequado às características do utilitário esportivo.
O novo de motor quatro cilindros flex, 1.5 16V, aspirado, i-Vtec e injeção direta de combustível atendeu sempre as necessidades do Honda. O sistema conta com modos econômico e normal.
O câmbio automático contínuo variável (CVT), que simula sete velocidades, distribuiu bem os 126cv e força (torque) de 15,5 kgfm do motor 1.5 abastecido com gasolina. No trânsito urbano congestionado, garantiu o conforto ao simples comando do acelerador ao dispensar a troca de marchas. Acompanhou o fluxo com retomadas rápidas de velocidade. O star&stop colaborou com a economia de combustível.
Os aperfeiçoamentos da direção elétrica e suspensão melhoraram o comportamento dinâmico. A direção progressiva garantiu perfeito domínio do HR-V e facilitou as manobras e estacionamento sem esforço. Na estrada, ficou mais firme acompanhando o aumento da velocidade.
O uso de aços especiais aumentou a rigidez torcional redução do balanço da carroceria. A suspensão absorveu as irregularidades do pavimento, buracos, lombadas e quebra-molas. O utilitário rodou bem com perfeita estabilidade mesmo nas curvas mais acentuadas e velocidades elevadas.
Nas rodovias, os recursos do Honda Sensing reduziram os riscos de acidentes e aumentaram a segurança, principalmente com pavimento molhado. Controle eletrônico de velocidade adaptativo, sistemas de frenagem para mitigação de colisão, de assistência de permanência em faixa e de mitigação de evasão de pista facilitaram a condução e entraram em ação sempre que preciso.
Pelos dados do Inmetro, o consumo na cidade é de 12,7 km/l e, em rodovia, de 13,9 km/l com gasolina. Durante nosso teste, conduzindo com os modos Normal e Econômico alternados, o HR-V superou os dados oficiais. Na cidade, as médias ficaram entre 11,9 km/l e 13,1 km/l conforme o fluxo do trânsito. Nas rodovias, em velocidade constante, variaram de 13,2 km/l a 19,8 km/l, a 80 km/l, e de 12,1 km/l a 17,6 km/l a 110 km/h.
Conclusão
Os aperfeiçoamentos garantiram à nova geração do HR-V condições para buscar o seu espaço no segmento de utilitários esportivos. Bonito, bem equipado e com avançada tecnologia de auxílio à condução, o utilitário esportivo Honda tem no consumo de combustível um forte apelo.
A versão HR-V EXL equipada com motor aspirado e câmbio automático tipo CVT é um típico carro familiar para o uso diário e para quem gosta de pegar a estrada. Como sempre, na decisão de compra, devem ser avaliados os objetivos, o uso e a relação com as demais versões às demais Honda e concorrentes.