O Scania XGAS é o primeiro caminhão movido a gás natural veicular ou biometano no país, com autonomia de 900 quilômetros. A marca sueca avança no transporte mais sustentável com o novo veículo, que amplia as opções da família Scania a gás. A montadora desenvolve um caminhão com motor de 460 cv que chegará em 2024. Durante o anúncio do novo XGAS, a Scania comemorou a venda de mil unidades dos caminhões Plus em apenas um mês e lançamento dos Serviços Scania PRO.
Os novos caminhões a gás reforçam a decisão da Scania de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável. Na visão da empresa, os veículos elétricos são o futuro, mas a passagem do modal diesel deve ter a solução a gás como intermediária, da mesma forma como tem sido na Europa.
Os caminhões a gás com motor de 410 cv são comercializados pela Scania desde 2019. Os novos veículos foram desenvolvidos a partir da necessidade manifestada pelos clientes de maior autonomia para operar em rotas mais longas. Com a rede de postos de abastecimento de gás e a autonomia de 900 quilômetros, poderão atravessar o país e rodar do Rio Grande do Sul ao Ceará.
Já estamos fazendo sucesso com os modelos de 410 cv, vendidos desde 2019
MARCELO GALLAO
Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Brasil
O Scania XGAS é um modelo G 410 8x2, com chassi rígido. O motor gera 410 cv e força (torque) de 203,94 kgfm.
A distância entre eixos de 6,950 metros permitiu a instalação nas laterais de 16 cilindros de gás - oito de cada lado - e capacidade combinada de 406 metros cúbicos de gás.
A composição poderá carregar até 30 paletes, seguindo a lei, com implementos do tipo Romeu e Julieta (caminhão trucado - 6x2 - mais um reboque) – com capacidade de até 56 toneladas – ou na configuração de rodas 8x2 com 29 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC).
O caminhão atual a gás tem autonomia entre 400 e 500 quilômetros. Com entre eixos de 3,750 m (ou 3,950 m), os oito cilindros - quatro de cada lado nas laterais - levam 182 ou 226 metros cúbicos de gás.
Os caminhões Scania movidos a gás têm motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e utilizam 100% gás natural e/ou biometano ou a mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás e a montadora garante que são seguros.
Os cilindros e as válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). Os reservatórios contam com três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos.
Os cilindros são feitos de materiais resistentes de ogivas de mísseis. No caso de incêndio ou batida, o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem o risco de explosão.
Manutenção e serviços
No evento realizado em Piracicaba (SP), a Scania comemorou a venda de mil unidades dos caminhões Plus em apenas um mês. Lançados em 16 de maio, os modelos complementam a linha P8/Euro 6 nas opções de 450 e 540 cavalos. A gama Plus aumentou o mix rodoviário de caminhões da marca que tem como topo de linha o Super, lançado em fevereiro passado. Todos os veículos Scania 2023 atendem as normas do Proconve P8/Euro 6.
Os Serviços Scania PRO, lançados em 16 de junho, substituíram o Programa de Manutenção Scania. A nova modalidade é uma evolução da marca em oferecer disponibilidade para frotas mais eficientes e rentáveis.
Divididos em três categorias – Control, Personal e Premium -, os Serviços Scania PRO oferecem uma ampla gama de opções em atendimento, manutenção e garantia. São itens como cobertura estendida para os caminhões zero quilômetro, atendimento prioritário nas oficinas da rede Scania, personalização de acordo com a necessidade do cliente e apoio 24 horas via linha direta 0800.
* O jornalista viajou a convite da Scania