O conforto, o desempenho e a tecnologia qualificam o Bolt EV. Visual moderno, amplo espaço interno e motor de 203 cv, o hatch elétrico Chevrolet tem sistema regenerativo de energia e autonomia de 383 quilômetros. Rodamos 600 quilômetros pelas ruas e estradas gaúchas com o modelo 100% elétrico que está com as últimas unidades à venda. Chevrolet Bolt EV Premier tem preço de R$ 329.000.
Ao contrário de muitos carros elétricos que chamam a atenção pelo visual, o Bolt EV mantém linhas convencionais que remetem à identidade da Chevrolet. Mas como os concorrentes alimentados por bateria, a grade dianteira é fechada.
Os faróis full LED e as luzes diurnas (DRL) e os sinalizadores em LED são separados pela grade com a gravatinha dourada da marca. O para-choque tem entrada de ar e proteção na base.
As laterais são marcadas por vincos, pela ampla área envidraça e as rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus autovedantes. A traseira combina a parte em vidro do porta-malas com o para para-choque preto. No teto, o aerofólio e as lanternas horizontais.
O generoso espaço interno acomoda bem cinco adultos. Com 4,165 metros de comprimento, 1,765 m de largura e 1,595 m de altura, a distância entre-eixos de 2,600 m é semelhante a de carros de segmento superior. As baterias sob o assoalho plano, além do conforto para os passageiros, permitem levar de 478 a 1.603 litros (com os bancos traseiros rebatidos) no porta-malas.
Conforto e tecnologia
Acesso por aproximação e partida remota do motor ou por botão, o sofisticado interior tem acabamento premium. O revestimento em couro combina com detalhes cromados e em preto brilhante. O volante multifuncional tem aquecimento e a coluna de direção ajustes longitudinal e de profundidade. Os bancos revestidos em couro, o do condutor com acionamento elétrico, e o ar-condicionado é automático digital.
O quadro digital de instrumentos de oito polegadas, colorido e personalizável, traz as informações do carro e o do sistema de propulsão. Em especial, as da carga da bateria com a autonomia média e as distâncias mínima e máxima alcançáveis. Também o consumo instantâneo de energia e a regeneração de carga
O MyLink com tela de 10,2 polegadas sensível ao toque e comando por voz é interativo sem fio com o Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos como Alexa, Spotify e o MyChevolet. O Bolt EV traz ainda Wi-Fi nativo, sistema OnStar e som premium Bose. A recarga do celular é por indução.
O conjunto propulsor do Bolt EV combina o motor elétrico de 203 cv de potência e força (torque) de 36,7 kgfm com baterias de 66 kWh. O Chevrolet conta com sistema regenerativo que aproveita a energia de frenagens e desacelerações para ampliar sua autonomia.
A General Motors indica a autonomia de 383 quilômetros. Pelo ciclo norte-americano EPA, o Bolt EV percorre, em média, 416 km a cada recarga completa da bateria e pelo europeu WLTP até 459 km.
A recarga da bateria em tomada de 220 V convencional leva dez horas ou a carga equivalente a cerca de 40 quilômetros por hora. Em um carregador semirrápido, uma hora garante 40 km de autonomia. Nos carregadores rápidos dos eletropostos, bastam 30 minutos para rodar mais 145 quilômetros e três horas para a carga total.
Com 10 airbags, o Bolt EV conta com avançada tecnologia de apoio à condução e à segurança. São recursos como o controle eletrônico de velocidade, assistente de permanência na faixa, alertas de ponto cego e de colisão frontal, aviso de tráfego traseiro cruzado e sistema de frenagem automática com detecção de pedestres. Também câmeras de alta definição e visão 360 graus e tecnologia que transforma o espelho retrovisor central numa tela que projeta imagens da parte traseira em maior ângulo e sem obstruções.
Estrada encarada
O silêncio, o conforto e o desempenho transformam o prazer de dirigir o Bolt EV em diversão. A preocupação com a autonomia, recorrente em todos os carros elétricos, foi tranquilizada pela informação no quadro de instrumentos das distâncias mínimas e máximas atingíveis.
Ágil na cidade, foi na estrada que o elétrico Chevrolet mostrou suas qualidades. Acompanhou o trânsito nas ruas de Porto Alegre e das cidades do interior com acelerações e retomadas rápidas de velocidade, o que garantiu ultrapassagens seguras. A direção elétrica leve e progressiva garantiu o domínio tranquilo do carro.
A ótima suspensão, bem calibrada, ignorou as irregularidades das ruas e estradas, como lombadas, quebra molas e, em especial, os buracos comuns nas vias públicas. Nas rodovias, nos limites de 80 km/h e 110 km/h o motor despejou potência e força. O difícil foi manter os limites.
Com baixo centro de gravidade e ótima estabilidade, o elétrico Chevrolet superou curvas acentuadas em velocidades elevadas. Os freios eficientes e os recursos eletrônicos permitiram a condução tranquila e auxiliaram sempre que preciso.
A função On Pedal, que também é regenerativa para carga da bateria, colaborou com a condução. Bastou reduzir a pressão do acelerador para dispensar o acionamento do freio e reduzir a velocidade. Claro que em limites mais elevados é preciso pisar no freio.
A câmera com visão de 360 graus e os sensores auxiliaram nas manobras de estacionamento em vagas de dimensões reduzidas.
Nos 500 quilômetros que rodamos, recarregamos as baterias parcialmente em um shopping center de Porto Alegre. Nos caminhos do litoral, o nível da carga caiu para pouco mais de um terço. Em Capão da Canoa, a recarga de 90% levou cerca de três horas em um posto Petrobras.
Conclusão
O Bolt EV é o tipo de carro que agrada à primeira vista. Com bonito visual, só a grade fechada e a ausência do ronco do motor revelam que o Chevrolet é um carro elétrico. Bem equipado, com espaço, conforto e avançada tecnologia, é puro prazer ao dirigir, em especial nas rodovias onde o silêncio é interrompido apenas pela conversa, pelo sistema de áudio ou pelo ruído do vento
A autonomia de até 416 quilômetros e a indicação das distâncias mínima e máxima possível de percorrer com a carga da bateria disponível garantem tranquilidade na cidade e viagens ao permitir até onda dá para chegar. Como sempre, na decisão de compra, é importante avaliar o preço, ainda elevado dos carros elétricos, a relação custo-benefício, observar as necessidades de uso e a comparação com os concorrentes do seu segmento.