A Kombi voltou. A Volkswagen confirmou a chegada da ID Buzz, releitura atualizada 100% elétrica da Kombi, ao Brasil. Conectada, com cinco lugares e amplo espaço para carga, a versão eletrificada traz motor de 204 cv e avançada tecnologia. Será um lote especial limitado em 70 unidades por assinatura. A montadora não revelou detalhes, preço e data da chegada do monovolume, o que prometeu para breve.
O preço sugerido do ID.Buzz na Europa começa em 56.090 euros , cerca de R$ 294 mil, na versão Cargo e a partir de 64.581 euros, em torno de R$ 338 mil, na opção para cinco passageiros.
Dez anos depois do fim da produção da saudosa Kombi, a confirmação da chegada da ID Buzz foi o ponto alto da festa de 70 anos da Volkswagen no país, na segunda-feira (3). O evento, com a presença do comando global do grupo alemão, contou a trajetória dos veículos que escreveram a história da Volkswagen no Brasil e mostrou os que estão chegando como a ID.Buzz e o utilitário esportivo ID.4.
A apresentação da campanha dos 70 anos emocionou os mais de cinco mil presentes no Ginásio do Ibirapuera e teve forte repercussão nas redes sociais. Com o uso de inteligência artificial (IA) Elis Regina e a filha, Maria Rita, cantaram juntas “Como nossos pais”, de Belchior. Com o clássico dos anos 70 ao fundo, dirigem as Kombi do passado e do futuro. A cantora gaúcha morreu quando Maria Rita tinha apenas quatro anos.
Baseado na primeira geração da Kombi original, a T1 e produzido em Hannover, na Alemanha, o ID.Buzz é montado sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen. Com 4,7 metros de comprimento, a generosa capacidade de carga superior a 1.200 litros.
Futuro lembra o passado
O visual da releitura atualizada da velha e boa Kombi chama a atenção com a frente inspirada na T1, a famosa Corujinha, produzida entre os anos 1950 e 1975 e que, na versão brasileira, ajudou desbravar o interior do país.
O design futurista é destacado pelo conjunto óptico com faróis faróis afilados em full LED, luzes diurnas (DRL) e sinalizadores em LED. Os para-choques, a ampla área envidraçada e as portas laterais formam um conjunto dinâmico. A pintura em dois tons é opcional.
O conjunto propulsor do ID, Buzz combina motor elétrico de 204 cv e força (torque) de 31,6 kgfm no eixo traseiro com uma bateria de 77 kWh. Com carga completa, a autonomia é de até 425 quilômetros pelo ciclo WLTP (europeu). A velocidade máxima é de 145 quilômetros por hora.
A potência de carga em corrente alternada (AC) é de 11 kW. Em eletroposto rápido de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW e o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos.
Acesso por aproximação, partida por botão e volante multifuncional, o quadro de instrumentos digital com tela de 5,3 polegadas é personalizável é traz informações do conjunto propulsor. O multimidia dispõe de telas de 10 ou 12 polegadas interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. O ar-condicionado automático digital é de duas zonas.
O ID.Buzz conta com avançados recursos de assistência à condução como controle eletrônico de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, sensores de obstáculos na dianteira e traseira e assistente de mudança de faixa de rolagem, entre outros.
* O repórter viajou a convite da Volkswagen do Brasil.