Um Commander branco marcou a produção de 1 milhão de veículos Jeep no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE). A comemoração ocorreu nesta terça-feira (4), data conhecida como Jeep Day, em referência a tração 4×4, que é um símbolo da marca. O milionésimo veículo, um Commander, foi fabricado no fim do mês de março — o modelo foi o primeiro Jeep 100% desenvolvido no Brasil.
O complexo de Goiana produz os modelos Jeep Renegade, Compass e Commander, além de outros modelos Stellantis, como a Fiat Toro. A produção de 1 milhão de unidades da Jeep ocorreu em oito anos e reforça o sucesso da marca no mercado brasileiro. Os veículos também são exportados para países da América Latina, como Chile, Argentina, Colômbia e Uruguai.
História de sucesso
A trajetória da Jeep começou em fevereiro de 2015, quando um canavial se transformou em uma das fábricas automotivas mais modernas do planeta.
No mês seguinte, foi lançado o primeiro veículo fabricado em Goiana, o Renegade, que se tornou uma referência do seu segmento pelo estilo, robustez e versatilidade.
Até o final de março, foram produzidas 538.845 unidades.
A segunda geração do Compass chegou no ano seguinte com o propósito de ampliar a categoria dos utilitários esportivos médios, da qual é líder. O Compass foi o mais vendido no geral em 2017 e 2018. Desde o seu lançamento, foram produzidas 420.071 unidades.
Em 2021, o Commander, o primeiro Jeep 100% desenvolvido no país, redefiniu o segmento de utilitários esportivos grandes. A produção de 41.084 unidades até o final de março é expressiva na categoria de um modelo de sete lugares.
A história da produção da Jeep no país remete ao final dos anos 1940, com a montagem de unidades CKDs. Também passou pela produção na fábrica da Willys Overland, em São Bernardo do Campo (SP), e em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, nas décadas de 1950 e 1960. Ou seja, existem muito mais de 1 milhão de Jeep fabricados no Brasil circulando não só pelo país, mas por toda a América Latina.
Curiosidades sobre o marco
1- Enfileirados, todos os modelos da Jeep já produzidos em Goiana praticamente cruzariam o país em uma linha reta por 4.394 quilômetros, do Monte Caburaí, em Roraima, ao Arroio do Chuí, no Rio Grande do Sul, considerando o comprimento dos três modelos nacionais.
2 - Da produção de 1 milhão, 213 mil unidades foram 4x4.
3 - O Renegade foi o modelo mais produzido nesses oito anos.
4 - Para chegar a este número de produção da Jeep, foram necessárias 30 mil horas trabalhadas nas linhas de Goiana.
5 – Branca, cinza e preta foram as mais cores mais requisitadas dentre os modelos Jeep fabricados
6 – O número 1 milhão é maior do que a população de capitais brasileiras, como Natal (RN), Campo Grande (MS) e Teresina (PI). Seria como se cada habitante dessas cidades brasileiras tivesse um Jeep e ainda sobraria.