Os carros premium, as pistas de teste e os lançamentos têm espaço cativo na Expointer. A evolução da tecnologia do setor automotivo invadiu o campo. Não apenas nas picapes e utilitários esportivos, mas também nos tratores e máquinas agrícolas equipadas com sofisticados recursos eletrônicos. O bom movimento nos estandes das mais de 20 marcas presentes na Expointer, que se encerra no domingo (4), indica que os resultados poderão superar a expectativa dos fabricantes e importadores.
Os gaúchos conhecem em primeira mão o novo Kwid E-TECH Eletric, o carro elétrico de menor preço no país, que será apresentado na próxima segunda-feira (5). Junto com ele, a recém lançada Oroch puxa as novidades da Renault.
A marca francesa mostra ainda sua linha de hatchs, utilitários esportivos e comerciais leves.
O novo Kwid E-TECH Eletric possui motor de 48 kWh, equivalente a 65 cv. A bateria é de 26,8 kWh. A recarga de 15% até 80% leva 40 minutos num sistema de carga rápida e 2 horas e 54 minutos em um Wallbox de 7kW. A autonomia é de 265 quilômetros em ciclo misto e 298 quilômetros no ciclo urbano pela norma SAE J1634. Fabricado na China, o hatch está em pré-venda no país.
O design e o interior renovados, mais conforto e segurança e nova multimídia e conjunto propulsor atualizaram a Oroch 2023. Na versão Outsider, o motor turbo de 170 cv e força (torque) de 25,5 kgfm ( o mesmo dos Captur e Duster) atua com o câmbio XTronic automático variável contínuo (CVT) de oito velocidades e troca sequencial de marchas.
Picape e utilitários esportivos
A Amarok mostra sua versatilidade na pista na estrada improvisada pela Volkswagen na Expointer. A picape está presente no evento com suas diversas versões de acabamento e conjuntos propulsores.
Montada na Argentina, as versões topo de linha estão entre as picapes mais potentes do país, com o motor V6 turbodiesel de 258cv e força (torque) de 59,1 kgfm, combinado com tração automática de oito velocidades e tração 4x4. A montadora mostra também a sua linha de utilitários esportivos com os brasileiros Nivus e T-Cross e o argentino Taos.
A Mitsubishi levou para a Expointer a sua linha de picapes e utilitários esportivos. Um dos destaques é a L200 Triton Sport, que está com condições especiais de venda. Já a Suzuki mostra o Jimny.
Elétricos e híbridos
Carros elétricos, eletrificados e a combustão premium, além de motocicletas, compartilham por marcas o amplo espaço do grupo Iesa, um dos maiores do setor automotivo na Expointer. Entre as novidades, os modelos 100% elétricos da chinesa BYD, que em breve inaugurará suas operações no Estado.
O i3, que conta com motor de 170 cv (125kW) e força (torque) de 25,2 kgfm combinado com a transmissão automática continuo variável e tração traseira, tem espaço especial no estande da BMW e Mini. As baterias de íons de lítio têm capacidade de armazenamento de energia de 120 Ah/42,2 kWh. Pelo ciclo WLTP, a autonomia é de até 310 quilômetros. A marca alemã expõe o X1, X5 e o 218i, entre outros modelos esportivos importados e montados no complexo de Araquari (SC). Mostra ainda a linha de motocicletas da BMW Motorrad.
A versão 100% elétrica plug-in do Mini Cooper S conta com motor de 184 cv, força (torque) de 27,1 kgfm e transmissão automática é a atração da mítica marca britânica. A bateria elétrica de íon-lítio de 32,6 kWh pode ser carregada em uma tomada doméstica com o carregador portátil, carregadores rápidos ( Mini Wallbox) e carregadores de rodovias de corrente contínua. A autonomia é de até 234 quilômetros (ciclo WLTP).
Os 100% elétricos C40 e XC40 movimentam o espaço da Volvo. A sueca mostra sua linha completa de veículos eletrificados com os híbridos plug-in XC60 e XC90. Além do novo XC40 equipado com um motor, a marca deverá ter nos próximos meses também a versão do C40 com o mesmo propulsor.
Primeiro veículo desenvolvido exclusivo para o uso de propulsão 100% elétrica, o Volvo C40 chegou ao Brasil no final de março.
O conjunto propulsor do crossover combina dois motores com potência de 413 cv, força (torque) de 67,3 kgfm e autonomia próxima de 400 quilômetros.
A chinesa BYD, que desembarcou no país com carros premium 100% elétricos de alto desempenho, está na contagem regressiva para começar a operação gaúcha. O utilitário esportivo Tan EV conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, e tração nas quatro rodas. O dianteiro gera 245 cv e o traseiro 272 cv com potência combinada de 517 cv e força (torque) de 69,34 kgfm. A autonomia é de 437 quilômetros.
O sedã premium Han EV também conta com dois motores, o dianteiro de 222 cv e o traseiro de 272cv, que geram a potência combinada de 494 cv e força (torque) de 69,34 kgfm. A bateria de 76,9kWh pode ser recarregada de 30% a 80% em 25 minutos nos eletropostos rápidos. Pelo ciclo europeu, a autonomia é de até 500 quilômetros.
Míticas norte-americanas
A nova Pan America 1250 Special da Pan chama a atenção no estande da Harley-Davidson e da concessionária Iesa. A moto bigtrail recém lançada conta com motor de 1.250 centímetros cúbicos, 150 cv e força (torque) de 13,0 kgfm. No espaço também estão outros modelos da mítica marca norte-americana como a Fat Boy, Ultra Limited, Sport Glide, Heritage, Road Glide e Street Glide.
Superpneus
Maior fabricante no de pneus para tratores e máquinas agrícolas da América Latina, a Titan está na Expointer com sua linha de produtos em espaço com revendedor local Zé Pneus e também equipando a maioria dos veículos agrícolas e de construção expostos.
A Titan aproveita a mostra do campo para o lançamento dos pneus agro radiais RTF e RMS. São modelos para máquinas e implementos agrícolas que atendem operações das diversas culturas e aplicações que vão do preparo do solo e plantio até a pulverização e colheita.