Um Constellation 31.280 8x4 será o primeiro caminhão autônomo Volkswagen. A versão que atuará nas operações automatizadas em lavouras de cana-de-açúcar no interior de São Paulo é uma versão do modelo convencional fabricado em Resende (RJ). O foco do veículo é assegurar maior produtividade e eficiência à operação.
A tecnologia embarcada desenvolvida pelos engenheiros da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) permite manter a trajetória planejada, controlar a velocidade, reconhecer placas de sinalização, obstáculos e pedestres.
A direção elétrica assistida faz a interface com toda a tecnologia embarcada. O sistema de geoposicionamento em tempo real segue a rota pré-programada pelo condutor que acompanha a operação.
A operação com o modo de condução autônoma pode ser desativada a qualquer momento pelo motorista para assumir o controle do veículo. No caminhão em teste, câmeras com visão 360 graus substituem os retrovisores e garantem maior visibilidade no trabalho noturno.
O Constellation atuará com máquinas colhedoras de cana-de-açúcar que também são autônomas e dispensam a atuação direta do motorista. O sistema de navegação autônoma, junto com os eixos de bitola larga de três metros tem precisão de 2,5 centímetros, o que evita o risco de esmagamento das mudas pelos pneus.
O Constellation foi desenvolvido para operações em qualquer terreno e trabalho nas lavouras de cana-de-açúcar. Os eixos de bitola larga de três metros, a suspensão reforçada e os pneus de alta flutuação, que reduzem a compactação do solo e aumentam a tração, facilitam a operação e garantem maior estabilidade ao veículo.
O caminhão autônomo em teste pela VWCO conta com motor MAN diesel de 280cv combinado com transmissão automatizada de 12 velocidades. A capacidade de carga é de 42 toneladas de peso bruto total (PBT). O kit canavieiro adapta o caminhão à operação no segmento sucroalcooleiro.