Uma picape aventureira, a Frontier PRO-4X roda em condições adversas sem comprometer o conforto, o desempenho e a segurança. A nova identidade visual valorizou a robustez do conjunto e os aperfeiçoamentos do sistema propulsor garantiram mais potência e força para enfrentar qualquer terreno. Rodamos 600 quilômetros com uma Nissan Frontier PRO-4X AT 4x4 que tem preço a partir de R$ 323.890.
O visual, o, estilo e interior da PRO-4X remetem à aventura.
A nova versão topo de linha traz detalhes como os para-lamas, pneus exclusivos All Terrain e ganchos dianteiro e traseiro e na caçamba.
O volante e os bancos com revestimento em couro com costuras duplas têm o logo Nissan em vermelho.
A grade, o conjunto óptico e o para-choque redesenhados criaram um visual robusto e forte que remete aos modelos maiores da marca. O conjunto óptico com os faróis e as luzes diurnas (DRL) na forma de C em LED são separados pela generosa grade. As aberturas verticais do para-choque trazem os faróis auxiliares de neblina. As entradas de ar e o skidplate completam o conjunto. As lanternas traseiras também são em LED e para-choque traseiro ganhou um degrau para facilitar o acesso e o uso da caçamba.
Acesso por aproximação e partida por botão, o interior tem acabamento com materiais premium nos bancos, painel e laterais das portas. O volante multifuncional remete ao do Kicks e o quadro de instrumentos tem tela de TFT de sete polegadas traz informações e configurações do veículo.
A multimídia, com tela de oito polegadas sensível ao toque e comando por voz, é interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos. O ar-condicionado digital de duas zonas tem dutos para o banco traseiro. A picape conta com três entradas USB, uma delas do tipo C, duas entradas de 12V e 27 porta-objetos.
Areia, barro, lama, terra
A PRO-4X repetiu nas ruas e estradas gaúchas o desempenho do test-drive que realizamos na região do Parque Nacional Iguazu, em Puerto Iguazu, na Argentina. Lá, rodamos no asfalto e também em condições adversas por cerca de duas horas e velocidade de 20 a 40 km/h no modo 4x4 Low e Off-Road com bloqueio do diferencial traseiro.
Os 190 cavalos e 45,9 kgfm do motor biturbo combinados com o câmbio automático de seis velocidades garantiram potência e força no asfalto quanto fora de estrada. Na Argentina rodamos por trilhas com muito, barro, lama e trechos alagados no meio da mata.
A tração integral e o bloqueio do diferencial traseiro permitiram vencer o piso ao transferirem a força para a roda com maior aderência e reduzir a patinagem da roda sem aderência. Aqui em Porto Alegre e no Litoral Norte gaúcho. Com sistema Redutor Catalítico (SCR) com ARLA 32, o propulsor atende às normas de emissões L7.
Na cidade, a Frontier rodou fácil com acelerações e retomadas de velocidade adequadas às suas características. Claro, com seu porte impôs respeito. A direção hidráulica pesou nas manobras de estacionamento, em especial em vagas apertadas.
Nas rodovias, o comportamento foi perfeito com o cuidado para manter os limites de velocidade. A suspensão garantiu ótima estabilidade e mínima rolagem da carroceria em trechos sinuosos e em velocidades mais elevadas. Nas estradas de terra, areia e barro, com os pneus All Terrain, rodou normal sem a necessidade do uso da tração integral.
A Frontier conta com freios são a disco nas quatro rodas, quatro sistemas de tração: 4X2, 4X4 High e 4X4 Low.
Também quatro opções de condução: Standard, Sport, Off- Road e Tow, além do bloqueio do difencial traseiro.
O generoso espaço interno garantiu ótimo conforto para o condutor e acompanhante. O bom isolamento acústico deixou baixo o nível de ruído interno. O multimídia é intuitivo e a visão 360 ajudou nos trechos fora de estrada.
Os recursos eletrônicos como os alertas de colisão frontal, de atenção do motorista, de manutenção de faixa, de assistente de ponto cego de trafego traseiro, auxilio de partida em rampa, Visão 360º inteligente com quatro câmeras e monitor off-road, pressão dos pneus e os faróis com controle de altura e intensidade, entre outros, auxiliaram a condução e aumentaram a segurança.
Consumo de diesel da PRO-4X no test-drive teve médias de 8,6 km/l a 9,8 k/l na cidade. Em velocidade constante na estrada, ficaram de 10,1 km/l a 14,8 km/l (80 km/h) e de 9,8 km/l a 13,6 km/l (110 km/l).
Conclusão
A nova versão aventureira PRO-4X da Frontier agrada quem gosta de enfrentar trilhas com conforto e tecnologia. O comportamento da picape Nissan tanto na cidade quanto na estrada avançou em relação ao modelo anterior pelos aperfeiçoamentos do conjunto propulsor, da suspensão e do interior, mesmo com a direção hidráulica. Como sempre, na decisão de compra é importante avaliar a relação custo/benefício em relação ao uso. Não apenas na comparação com concorrentes como também às outras versões da Frontier.