Atualizado, mais conectado e seguro, o novo conjunto propulsor qualificou o consumo de combustível do HR-V 2023. O utilitário esportivo avançou com aperfeiçoamentos no desempenho, conforto, nível de ruído interno e recursos de auxílio à condução. Rodamos cerca de 200 quilômetros na cidade de São Paulo e rodovias até a região de Itatiba com um HR-V EXL Honda Sensing, que tem preço sugerido de R$ 149.900,00.
O visual renovado deixou o HR-V mais bonito e robusto.
A frente alta, o grupo óptico afilado com faróis e luzes diurnas (DRL) em LED, a grade tipo colmeia com barras horizontais e a base do para-choque reforçam a força da frente.
As lanternas traseiras escurecidas em LED e ligadas por uma barra horizontal completam o harmônico conjunto.
O interior evoluiu no acabamento com o uso de materiais de boa qualidade combinado com plástico. Os bancos revestidos em couro acomodam bem com perfeita visibilidade do quadro de instrumentos analógico e digitais com tela de TFT de 4,2 polegadas.
A multimídia com tela de oito polegadas sensível ao toque é intuitiva e de fácil operação.
Interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. Mostra também as imagens das câmeras de ré multivisão e lateral.
O ar-condicionado automático digital, com saída dupla para o banco traseiro, garantiu climatização perfeita durante o teste, em um dia frio e parte chuvoso.
Os passageiros do banco traseiro contam também com duas entradas USB.
O freio de estacionamento eletrônico, seis airbags e o Magic Seat completam o interior. O versátil sistema modular facilita o transporte de grandes objetos com o rebatimento dos bancos de acordo com o espaço, sem comprometer o conforto.
Ágil no trânsito
O trânsito congestionado da cidade de São Paulo e das rodovias até a Fazenda Serra do Cocal, em Itatiba, permitiram uma breve avaliação do HR-V EXL, que conta com partida por botão e start/stop. Até o tempo colaborou com o dia frio e parte do trecho com chuva forte.
A primeira impressão do utilitário esportivo Honda foi do avanço do comportamento. O HR-V ficou mais ágil, confortável e seguro com os recursos de apoio à condução e segurança do Honda Sensing. O nível de ruído interno só aumentou próximo da velocidade máxima de até 120 quilômetros por hora, em certos trechos das rodovias do interior de São Paulo.,
O novo motor quatro cilindros flex, 1.5 16V, aspirado, i-Vtec, injeção direta de combustível, 126cv e força (torque) de 15,5 kgfm (gasolina) deixou boa impressão. Com o câmbio automático CVT que simula sete velocidades, facilitou o conforto no anda e para do trânsito da cidade de São Paulo. Perfeito nas rodovias, seguiu o comando do acelerador.
Os recursos do Honda Sensing entraram em ação sempre que preciso, principalmente no trecho com forte chuva. O controle eletrônico de velocidade adaptativo, sistemas de frenagem para mitigação de colisão, de assistência de permanência em faixa e de mitigação de evasão de pista facilitaram a condução.
Os aperfeiçoamentos do sistema de direção elétrica e das suspensões melhoraram o comportamento dinâmico. O utilitário rodou bem com perfeita estabilidade mesmo nas curvas mais acentuadas e velocidade elevadas. O uso de aços especiais aumentou a rigidez torcional com melhor comportamento dinâmico.
Pelo Inmetro, o consumo na cidade é de 12,7 km/l e 13,9 km/l com gasolina. Durante a breve avaliação, usando os modos Normal e Econômico, o HR-V mostrou a eficiência da melhor aerodinâmica combinada com o novo conjunto propulsor. Em trechos combinados de cidade e estrada de 200 quilômetros, o utilitário esportivo Honda HR-V fez a ótima média de 18,6 km/l.