Um dos carros esportivos mais desejados do mundo, o Mustang chega na sétima geração próximo de completar uma trajetória de 60 anos consagrada nas pistas, nas ruas e nas estradas. O cupê na linha 2024 avança no design, na inovação, na tecnologia e na performance com o motor V8 mais potente de sua história. Com seis versões, o destaque será a série de alto desempenho Mustang Dark Horse que trará novo V8 5.0 com potência estimada de 500cv.
A produção do Mustang 2024, na planta Flat Rock, em Michigan, começará no segundo semestre de 2023 seguida pela venda nos Estados Unidos. A apresentação da nova geração do cupê esportivo aconteceu no Sãlão do Automóvel de Detroit, que se encerrará no dia 25. A Ford deu apenas detalhes gerais dos novos modelos que incluem o tradicional conversível.
O visual atualizado remete aos conceitos clássicos do modelo original dos anos 1960. O teto baixo, o capô de três seções e o perfil com linhas fluídas e traseira curta mantêm as proporções da primeira versão. A grade frontal do GT ficou mais agressiva. Os faróis de três elementos e as luzes diurnas (DRL) são em LED. Com o aumento da potência e o refinamento aerodinâmico, o capô ganhou novas entradas de ar.
A bitola traseira é mais larga e o spoiler traz nova assinatura luminosa de três barras. O difusor também foi redesenhado.
O Mustang GT tem novas rodas de alumínio de 19”, ou opcionais de 20”.
As várias opções da linha incluem o motor EcoBoost 2.3, de quatro cilindros, e um modelo conversível.
Com 12 cores externas e listras em novos tons e desenhos, as pinças de freio Brembo poderão ser preto, vermelho ou azul. O interior também terá diversas opções de revestimentos para os bancos e cores para os cintos de segurança.
Avançada tecnologia
O interior inspirado em caças a jato valoriza duas telas digitais curvas e fluidas personalizáveis. O quadro de 12,4” tem um padrão visual em tom cobre compartilhado com o Mustang Mach-E. A configuração em diferentes cores e designs inclui mostradores clássicos do Mustang. O condutor também pode escolher a cor da iluminação interna.
A tela do multimídia SYNC 4 de 13,2” é sensível ao toque. Interativa com Android Auto e Apple CarPlay, a Amazon Alexa permite comandos por voz.
Os botões físicos do sistema de áudio e ar-condicionado foram integrados ao painel digital.
As versões premium têm acabamento com materiais macios, o volante de base reta revestido em couro, carregador do celular por indução, entradas USB e ainda o aplicativo FordPass. O sistema de áudio B&O traz o recurso Electronic Sound Enhancement que amplifica o som do motor.
O novo motor Coyote V8 5.0, na quarta geração, é o aspirado mais potente já oferecido no Mustang em toda a sua história.
As transmissões são a manual, de seis marchas, e a automática de 10 velocidades, que se adapta a cada um dos seis modos de condução que ajustam as respostas da direção, do motor, da transmissão e do controle eletrônico de estabilidade.
Além dos modos normal, esporte, escorregadio, drag e pista, a configuração personalizada tem até seis perfis individuais que permitem a escolha do condutor.
O pacote opcional “Performance Pack” otimiza o comportamento na pista com recursos como diferencial limitado Torsen, suspensão ativa MagneRide, rodas e pneus traseiros mais largos e freios Brembo, escapamento ativo e freio eletrônico para “drift”. O pacote inclui ainda bancos Recaro.
Controle eletrônico de velocidade adaptativo com stop-and-go, reconhecimento de sinais de velocidade e assistentes de centralização de faixa, de manobras evasivas e de frenagem de ré estão entre os recurso de auxilio à condução. Também o controle ativo de mitigação de buracos ajusta a resposta da suspensão através do monitoramento contínuo da carroceria, da direção e dos freios.
Ruas e pistas
A nova série de alto desempenho Mustang Dark Horse é o destaque da sétima geração do ícone esportivo. O motor Coyote V8 5.0 e a transmissão manual Tremec de seis marchas são exclusivas. O câmbio automático de velocidades permite a troca sequencial de marchas por aletas no volante.
O ajuste do chassi, suspensão e sistemas de freios Brembo e são exclusivos. As rodas dianteiras são de 19x9,5” e as traseiras de 19x10”, com pneus Pirelli P ZERO.
O pacote opcional Handling Package adiciona asa traseira, molas mais rígidas, barras estabilizadoras maiores e rodas de 19x10,5” na dianteira e 19x11” na traseira com pneus Pirelli Trofeo.
No futuro oferecerá também a opção de rodas de fibra de carbono, até então exclusivas dos modelos Shelby GT350 e GT500.
O pintura metálica blue Ember é exclusiva do Mustang Dark Horse. O interior traz bancos na cor azul deep Indigo Blue com acabamento perfurado e costuras azuis contrastantes, aplicadas também no volante, painéis das portas, base do câmbio e console. Os cintos de segurança também são exclusivos, na cor azul.
Mustang Dark Horse terá dois modelos para uso exclusivo nas pistas. O Mustang Dark Horse S, para corridas de fim de semana, e o Mustang Dark Horse R, desenvolvido para as competições. Em ambos, todas as peças não essenciais e de acabamento foram removidas para favorecer a performance.