Os aperfeiçoamentos no interior, na conectividade e no conjunto propulsor ampliaram a versatilidade da Spin. A minivan Chevrolet é o tipo de veículo de uso familiar ou de serviços que atende quem precisa combinar o espaço interno com o volume do porta-malas sem comprometer o conforto. Rodamos cerca de 900 quilômetros com o Chevrolet Spin Premier 1.8 AT Flex 2023, que tem preço sugerido a partir de R$ 127.040.
A versatilidade com o espaço modular qualificou a minivan Chevrolet para o uso diário na cidade e viagens com a família ou para os serviços de táxis e aplicativos.
Lançada em 2012, passou por sucessivas atualizações que melhoraram o conforto e a segurança.
Na última, no ano passado, os principais aperfeiçoamentos foram no visual e no interior.
Interior e detalhes
Os aperfeiçoamentos internos da Spin 2023 incluíram painel, bancos e os revestimentos das laterais das portas, que combinam couro, plástico e cromados. A Premier trocou a cobertura dos assentos e painéis de porta para a combinação de preto com azul escuro.
O conjunto propulsor foi atualizado no começo do ano para atender novas normas do Proconve L7.
Os aperfeiçoamentos, conforme a General Motors, melhoraram a dirigibilidade da Spin, o que comprovamos durante o test drive, e reduziram a emissão média de gases em até 43%.
Como as versões anteriores de sete lugares que já testamos, o interior acomoda bem cinco adultos com espaço reduzido na terceira fila de bancos. A abertura das portas facilitou o acesso à segunda fila de bancos, como também nos dois assentos traseiros.
A ampla área envidraçada facilitou a visibilidade externa e a vista da paisagem na estrada.
Com a direção elétrica macia, também ajudou nas manobras de estacionamento, acompanhadas pelas imagens da câmera de ré com guias e os sensores.
O multimídia MyLink 2 com tela digital de sete polegadas sensível ao toque e comando por voz é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos. OnStar, além dos serviços, alerta para o esquecimento de objetos no banco traseiro. A tela mostra também a imagem da câmera de ré.
Desempenho
O comportamento da Spin atendeu a proposta da minivan de quase 1,3 mil quilos dentro das limitações do motor 1.8 EconoFlex, mas claro que sentiu o peso em trechos íngremes. O conjunto propulsor equipa todas as versões. Os 106 cv e a força (torque) de 16,8 kgfm com gasolina (até 111 cv e 17,7 kgfm com etanol) foram bem distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades nas rodas dianteiras.
A minivan rodou bem tanto no trânsito urbano quando no rodoviário. O baixo nível de ruído interno aumentou acompanhando a velocidade e as rotações do motor.
As irregularidades do pavimento, lombadas e quebra-molas foram absorvidos pela suspensão.
Na estrada, em velocidades mais elevadas e trechos sinuosos, foi preciso atenção do condutor para evitar o balanço da carroceria. Os freios a disco nas rodas dianteiras foram eficientes e, quando preciso, os controles eletrônicos de estabilidade e tração, além do assistente de partida em rampa auxiliaram a condução e aumentam a segurança.
O consumo de combustível ficou próximo aos do Inmetro de 10,2 km/l no trânsito urbano, mas bem superior aos 11,8 km/l no rodoviário. Com gasolina, na cidade, dependendo do fluxo, as médias foram de 10,5 km/l a 12,4 km/l . Na estrada, em velocidade constante de 80 km/h, variaram de 14,2 km/l a 17,5 km/l e, a 110 km/l, de 12,2 km/l a 16 km/l.
Conclusão
O espaço interno modular com a possibilidade de sete lugares diferenciam a Spin. A minivan Chevrolet na versão Premier ganhou aperfeiçoamentos no acabamento e conectividade como um veículo familiar ou de serviços limitado às características do conjunto propulsor. A Chevrolet Spin é um dos poucos veículos de sete lugares disponíveis no país com vantagem no preço. Como sempre, é importante a avaliação custo-benefício em relação ao uso e as versões do próprio modelo.