O generoso espaço interno, a versatilidade de uso e o conforto adequado à configuração projetaram a Spin como um veículo familiar ou de serviços. Os recursos eletrônicos como os controles de estabilidade e tração e o assistente de partida em rampa, introduzidos no modelo 2021, aumentaram a segurança. Rodamos cerca de 500 quilômetros com o Chevrolet Spin Premier 1.8 AT Flex que tem preço sugerido a partir de R$ 111.390.
Lançada em 2012 para substituir as minivans Zafira e a Meriva, a versatilidade da Spin superou as discussões sobre o visual. O espaço interno modular atendeu às características de um veículo para família e também para os serviços de táxis, aeroportos e estações rodoviárias. A minivan passou por sucessivas atualizações que também melhoraram o conforto e a segurança.
A jornalista Priscila Nunes lembrou que quando ela era pequena, tinha uma colega de ginástica na Sogipa que ia de Zafira para aula. Família grande, ela tinha mais quatro irmãos. Priscila achava tão legal vê-la indo embora, pois parecia mesmo uma minivan e ficava pensando no dia em que ela iria chamá-la para andar com eles. Nunca teve o convite, mas muitos anos depois testou comigo a sucessora da Zafira.
O porte robusto da minivan é destacado pelo capô com vincos e linha de cintura altos. A tradicional grade Chevrolet com moldura cromada separa os faróis halógenos e as luzes diurnas em LED.
Os faróis auxiliares de neblina e um defletor de ar compartilham o parachoque.
As lanternas traseiras são horizontais.
Com 4,41 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,60 m de altura e distância entre-eixos de 2,62 m, as configurações dos bancos da segunda e terceira fila definem o espaço. Na de sete lugares, o conforto é menor no banco traseiro e na última fila só acomoda bem duas crianças.
O porta-malas de 162 litros pode chegar a 952 litros com segunda e terceira fileiras de bancos avançadas.
Como Priscila ponderou, a Spin quando utilizada sem os bancos da terceira fila, o porta-malas fica um tamanho interessante. Dá para carregar bastante bagagem.
O interior em dois tons tem acabamento em couro, plástico e detalhes cromados. Os bancos são revestidos em couro. Direção elétrica e volante multifuncional, o quadro de instrumentos traz novo grafismo e display digital. Os vidros, retrovisores e portas têm comando elétrico e o ar-condicionado é convencional, sem saída para os bancos traseiros, como também ocorre com entrada USB.
O multimídia MyLink 2 com tela digital de sete polegadas sensível ao toque e comando por voz agradou Priscila. Como lembrou a jornalista, foi um dos aperfeiçoamentos em relação ao modelo que testamos anteriormente. Claro, como sempre, ela testou a conectividade com o Apple CarPlay (também é interativo com o Android Auto), aplicativos, o rádio AM/FM, Bluetooth, e portas USB. O sistema permite espelhar smartphones. Tivemos um problema, acionei o serviço OnStar que prontamente nos atendeu.
Ruas e estradas
O bom e conhecido motor 1.8 EconoFlex , dentro de suas limitações atendeu as necessidades da minivan de quase 1.300 quilos. Os 106 cv e a força (torque) de 16,8 kgfm com gasolina (até 111 cv e 17,7 kgfm com etanol) foram bem distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades nas rodas dianteiras.
Apesar dos 4,40 metros de comprimento, a Spin foi ágil nas ruas, a suspensão absorveu as irregularidades do pavimento mas sentiu o paralelepípedo.
As manobras de estacionamento foram facilitadas pela direção elétrica e pela câmera de ré com guias, mesmo em vagas mais apertadas.
A minivan rodou tranquila na estrada com baixo nível de ruído interno até em torno dos 100 quilômetros por hora, quando o barulho aumentou acompanhando a velocidade. Os controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa auxiliam a condução e aumentam a segurança.
O consumo de combustível durante o teste ficou com médias entre 10,3 km/l a 12,2 km/l na cidade dependendo do trânsito urbano. Na estrada, em velocidade constante de 80 km/h, as médias variaram de 14,6 km/l a 17,3 km/l e, a 110 km/l, de 12,5 km/l a 16,1 km/l.
Conclusão
O espaço interno modular atendeu às necessidades de um veículo familiar limitado às características do conjunto propulsor. A Spin lidera seu segmento em que é um dos poucos modelos disponíveis. Como Priscila lembrou, apesar de não ter novidades mecânicas e visuais é um clássico dos carros de aplicativos de celulares. A minivan deverá passar por uma ampla atualização no modelo 2023 que será lançado no próximo ano.