O Fiat 500 voltou. A releitura atualizada do ícone italiano dos anos 1950 ficou maior, mais comprida, larga, alta e conectada. O espaço interno aumentou. O primeiro Fiat 100% elétrico desembarca no país na versão topo de linha Icon. Renovado, com motor de 118 cv, tem autonomia de 320 quilômetros. O Fiat 500 elétrico tem preço de R$ 239.990, em pré-venda até 10 de setembro de 2021.
A terceira geração do 500 é montada sobe a nova plataforma Mini EV. Apresentado nesta terça-feira (3) como o redesenho da Fiat no Brasil e no mundo, abre o caminho da marca no avanço da mobilidade, exatamente como ocorreu com o pioneiro em seu lançamento na Europa do pós-guerra, em 1957, e a mobilidade inteligente. É a busca por uma mobilidade sustentável, urbana, conectada e autônoma.
Mercado e venda
Estudos mostram que a participação atual dos carros elétricos e híbridos no mercado brasileiro, de 0,5%, saltará para 11% nos próximos anos até 2030, chegando a 400 mil unidades.
O 500 elétrico, como definiu o presidente da Stellantis América do Sul, Antonio Filosa, será o começo da eletrificação da Fiat no Brasil, com seu avanço acompanhando o desenvolvimento da mobilidade urbana.
O primeiro lote, de cem unidades, a Fiat pretende vender até o final do ano. Se houver demanda, poderá trazer novos lotes. Com o 500 elétrico, a montadora pretende entender o mercado e, dependendo do volume de vendas, poderá evoluir para novos modelos. O Cinquecento elétrico será vendido por 10 concessionárias em nove cidades (duas lojas em São Paulo), incluindo Porto Alegre. A ampliação da rede dependerá do volume de venda.
Clássico e atual
O visual do novo 500 elétrico é a releitura atual do clássico hatch dos anos 1950. O logotipo da Fiat foi trocado pelo do modelo no centro da nova grade. O que também ocorreu na traseira, com a borda em azul e que transforma o zero final na letra “e”. As janelas têm molduras cromadas, e as maçanetas com fecho eletrônico são integradas às portas.
O grupo ótico combina os faróis e auxiliares de milha redondos em full LED. As luzes diurnas (DRL) aparentam “sobrancelhas”. Os faróis têm efeito espelho infinito, e os sinalizadores de direção no para-choque são também em LED. O novo spoiler e as lanternas em LED completam a traseira.
O novo 500 cresceu 6,1 centímetros e agora tem 3,63 metros de comprimento, enquanto a distância entre eixos aumentou 2,2 cm e passou para 1,69 metro. A largura cresceu 5,7 cm, para 1,683 metro, e a altura, 2,9 cm, para 1,527 metro. As rodas de liga leve de 16 polegadas têm acabamento escuro.
Interior renovado
O interior atualizado com linhas horizontais remete ao pioneiro 500. O painel, o volante de dois raios e o quadro de instrumentos arredondado, com tela digital de sete polegadas, conectam com o modelo original de 1957. O sistema multimídia conta com tela de 10,25 polegadas sensível ao toque e comando por voz, e é interativo com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Com atualização pela internet, permite controlar e configurar o ar-condicionado, controle do assistente de estacionamento, navegação, atualização do TOM TOM Maps, emissoras AM-FM, Bluetooth e entradas USB e wi-fi com até oito conexões simultâneas. No novo console central, diversos porta-objetos completam o interior.
A plataforma de serviços Fiat Connect Me permite controlar pelo celular ou pela assistente virtual Alexa, da Amazon, o nível de carga da bateria, ar-condicionado e desempenho do condutor. Também tem navegação com serviços conectados, chamada de emergência, alertas de condução e preventiva de furto e assistente de recuperação a roubo e furto. E ainda informações do veículo, alertas de manutenção e atualização remota.
Motor e baterias
A plataforma Mini EV e mais de 90% dos componentes do 500 elétrico são novos. A bateria no assoalho garante a manutenção do espaço a bordo, melhora a distribuição de peso entre os eixos e baixa o centro de gravidade do veículo. Para o veículo urbano ideal, é o melhor alcance possível.
O compacto elétrico possui três modos de condução: Normal - condução próxima à tradicional de carros a combustão, Range - melhora a regeneração de energia e movimentação comandada pelo acelerador, e Sherpa - ajusta parâmetros de condução, como velocidade máxima, acelerador, ar-condicionado, entre outros.
Com motor elétrico de 87 kW, cerca de 118 cv e força (torque) de 22,5 kgfm, o 500 elétrico acelera de zero a 100 km/h em nove segundos e chega à velocidade máxima de 150 km/h. O sistema de alerta acústico emite som de aviso para pedestres e ciclistas em velocidades de até 20 km/h. A partir de 25 km/h, o sinal acústico e trocado por Amarcord, de Nino Rota.
A autonomia de 320 quilômetros pode chegar a 460 quilômetros rodando em condições ideais de velocidade, altura e temperatura, entre outros, conforme a Fiat. Comparado a um motor a combustão, a montadora destaca que a autonomia equivaleria a um consumo médio acima de 62 km/l de combustível.
A bateria de íons de lítio e 42 kWh pode ser recarregada em casa nas tomadas de 110 e 220 volts ou em pontos de carregamento. Com carregador ultra rápido de 85 kW, em cinco minutos a recarga permitirá rodar 50 quilômetros e, em 35 minutos, terá 80% da carga. Na rede de 7,4 kW, a carga leva cerca de seis horas e, com WallBox, até quatro horas.
Segurança e tecnologia
O sistema Co-Driver trabalha com câmeras frontal e atrás do retrovisor combinado com navegação e ajuda a definir o nível de intervenção de acelerador, freio e direção, adaptando-se às condições de tráfego urbano ou em rodovias. O sistema conta com controle eletrônico de velocidade adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito e de faixa de rodagem.
Os recursos eletrônicos incluem ainda assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre, detectores de placas de limite de velocidade e de fadiga, monitoramento de ponto cego, sensores de estacionamento 360°, assistente de estacionamento, comutador de luz alta, sensor de chuva e monitoramento de pressão dos pneus.
A garantia do veículo é de três anos e, das baterias, de oito anos ou 160 mil quilômetros.