A Ford investirá na linha de veículos eletrificados no país. A picape Maverick híbrida será a primeira dos três veículos previstos para o Brasil e a América do Sul em 2023. O crossover o Mustang Mach-E e a van E-Transit também chegarão no próximo ano. A Ford apenas anunciou a chegada dos três veículos. Os conteúdos, detalhes e preços deverão ser revelados nos próximos meses.
A versão híbrida complementará a linha Maverick, lançada neste ano, na versão Lariat FX4 equipa com motor turbo a gasolina de 253 cv.
A versão eletrificada traz o propulsor 2.5 aspirado de 164 cv e força (torque) de 21 kgfm com o elétrico de 128 cv, transmissão automática tipo contínuo variável (CVT) e tração dianteira. A potência combinada é de 193 cv.
A Maverick hibrida faz até 17,8 km/l.
Crossover elétrico
Sucesso nos Estados Unidos, o Ford Mustang Mach-E conta quatro versões e motores elétricos de 266 cv a 487cv.Tudo indica que o modelo que virá para o país será o topo de linha com o propulsor mais potente (487cv) e que tem força (torque) de 87,6 kgfm. A tração é integral e as opções de baterias de 75,5 kWh e de 91 kWh. Conforme a configuração, a autonomia varia 340 a 500 quilômetros.
Bancos revestidos em couro com ajustes elétricos (condutor) e volante multifuncional, o quadro de instrumentos é instrumentos.
O multimídia tem tela digital (tipo tablet) de 15,5 " e mostra também a imagens da câmera 360º.
Veículo comercial
A E-Transit complementará a gama da van já comercializada no país nas versões furgão. A opção elétrica traz motor de 296 cv e força (torque) de 63,8 kgfm alimentado pela bateria de 67 kWh e autonomia em torno de 200 quilômetros.
Neutralidade de carbono
A Ford investirá US$ 50 bilhões em veículos elétricos e baterias para atingir uma produção anual de 600 mil veículos até o fim de 2023, e de dois milhões até o fim de 2026. Suas metas globais incluem, também, ter todas as instalações abastecidas com 100% de eletricidade de fontes renováveis até 2035 e atingir a neutralidade de carbono até 2050.