O XM é o primeiro modelo desenvolvido pela BMW M desde o mítico M1, da década de 70. Quarenta e quatro anos depois do icônico superesportivo, com linhas ousadas, dimensões avantajadas e conjunto propulsor eletrificado, o novo utilitário esportivo será o mais potente da marca alemã. Produzido em Spartanburg, na Carolina do Sul (Estados Unidos), o BMW XM chegará ao mercado norte-americano em dezembro deste ano e, a partir de 2023, na Europa e em outros países.
Visual ousado, porte avantajado e avançada tecnologia, o maior modelo desenvolvido pela marca no mundo, a frente marcante do XM remete às linhas dos últimos lançamentos da BMW, como os i7 e X7.
O para-choque e o capô são marcados por vincos. O conjunto óptico conta com faróis, luzes diurnas e sinalizadores em LED. As rodas de até 23 polegadas têm desenho exclusivo.
Na traseira, as lanternas em LED remetem aos X4 e X6 e a dupla ponteira vertical de escapamento é incorporada ao para-choque. Com 5,110 metros de comprimento, 2,005 m de largura e 1,755 m de altura, a distância entre eixos é de 3,105 m, a mesma do X7. O XM leva cinco ocupantes e pesa cerca de 2.750 quilos.
Couro e carbono
O luxuoso interior esportivo é típico de um M com acabamento em couro Vintage, couro Soft Nappa e fibra de carbono. Como o BMW Live Cockpit Professional do iX, duas generosas telas formam o quadro digital de instrumentos e a central multimídia.
O utilitário esportivo traz ainda o head-up display, sistema de som Bowers & Wilking com 1.500W de potência, e diversos recursos de segurança e auxílio à condução dos BMW Driving Assistant , Active Cruise Control e Parking Assistant Plus.
Propulsão híbrida
O conjunto propulsor híbrido combina o motor V8 M biturbo a gasolina de 585cv e força (torque) de 76,47 kgfm. Combinado com o motor elétrico, são até até 748cv de potência e força (torque) de 101,7 kgfm.
O câmbio M Steptronic de oito velocidade distribuiu a potencia e força nas quatro rodas pelo BMW M xDrive, que possui modos esportivo, off-road e até mesmo puramente elétrico. Apenas a baterias, o XM roda até 88 quilômetros e atinge a velocidade máxima de 140km/h.
O XM tem distribuição de carga por eixo quase perfeita de 50:50 e tecnologia de suspensão Adaptive M Professional. Molas e amortecedores têm controles eletrônicos para o máximo de desempenho não só em aceleração, mas também em dinâmica.
A produção do novo BMW XM começará em dezembro com chegada ao mercado norte-americano ainda em 2022. Para a Europa e outros mercados, o modelo terá as primeiras entregas em 2023.