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Fiat Pulse Drive 1.3: bem equipada, versão de entrada com câmbio CVT tem bom comportamento 

Conjunto propulsor garante força e potência para encarar as ruas e estradas 

Gilberto Leal

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Gilberto Leal
Conjunto óptico em LED valoriza versão Drive 1.3

As versões adequadas às necessidades e aos recursos dos interessados permitem ao Pulse brigar pelo seu espaço no mercado de utilitários esportivos. Bem equipado para uma opção de entrada, rodamos 800 quilômetros com o Drive 1.3 Flex CVT que mostrou suas qualidades nas ruas e estradas gaúchas. O Fiat Pulse Drive 1.3 CVT tem preço sugerido a partir de R$ 98.290.

Fiat / Divulgação
Pulse Abarth, a versão de alto desempenho

O Pulse promete continuar com sua agitada trajetória no país. A expectativa gerada por sua apresentação no BBB 21 e um dos prêmios de Juliete Freire, no ano passado, será repetida com o Abarth, agora recebido pelo vencedor do BBB 22, Arthur Aguiar. A versão de alto desempenho só chegará no ultimo trimestre, mas abriu caminho para a continuidade do êxito das opções atuais.

Barras no teto e rodas de liga leve de 16"

Depois de rodarmos com a versão topo de linha Impetus, agora foi a vez da opção de entrada com câmbio automático tipo continuo variável Drive 1.3 CVT.

 Montado sobre a nova plataforma modular MLA, a semelhança com o Argo ocorre pelo compartilhamento de diversos componentes. 

O utilitário esportivo recebeu mudanças estruturais e nos materiais  utilizados e repetiu no test-drive o comportamento do Pulse Impetus. Claro com as limitações de uma opção de entrada, mas bem equipada para sua faixe, e do conjunto propulsor aspirado em relação ao turbo.

Design e interior

LAnternas em LED e aerofólio na tampa do porta-malas

 A ausência de faróis auxiliares de neblina, as rodas de liga leve de aro 16, o para-choque e pequenos detalhes diferenciam o visual do Drive 1.3 CVT em relação ao Impetus. O grupo óptico mantém os faróis, luzes diurnas (DRL) e lanternas em LED. Também as barras no teto que complementam o conjunto.

Acabamento escurecido em plástico e tecido

O interior escurecido com revestimento em plástico, tecido de dois tons e detalhes em prata remetem ao do irmão hatch. A direção elétrica, o volante multifuncional e o banco do condutor com regulagem de altura permitem boa posição de dirigir sem esforço nas ruas e na estrada. 

Multimídia com tela de 8,4" sensível ao toque

O quadro de instrumentos de 3,5" em TFT personalizável e a multimídia com tela de 8,4" sensível ao toque são de fácil visualização. A central é interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos. Bluetooth, portas USB tipo a A e C, ar-condicionado automático digital, airbags frontais, torax e cabeça, completam o interior, entre outros. 

Comportamento dinâmico

O motor 1.3 Firefly de 101 cv (gasolina) a 109 cv e força (torque) de 14,2 kgfm atendeu as necessidades do Pulse na cidade e rodovias. A com combinação com o câmbio automático continuo variável tipo CVT  que simula sete velocidades foi perfeita. Silencioso, aproveitou vem a potencia e força do propulsor.

Versão bem completa e bom desempenho

Acelerações e retomadas de velocidade rápidas com ultrapassagens seguras. O utilitário compacto Fiat rodou bem dentro das limitações do propulsor com condutor e acompanhante. Para um desempenho um pouco mais forte, bastou acionar o modo Sport no volante, que reduziu o tempo de respostas ao acelerador.

Baixo nível de vibração e ruído interno

A boa suspensão absorveu bem as irregularidades do pavimento, paralelepípedo, lombadas e quebra-molas. Exatamente como na versão topo de linha. A vibração e  o nível de ruído interno foram mínimos e, a maior altura do Pulse, não comprometeu a estabilidade. O utilitário enfrentou curvas sinuosas em maior velocidade com balanço reduzido da carroceria. 

Revestimento em tecido de dois tons

Seis airbags – frontais, laterais e de cabeça -, e sistema Isofix para fixação de cadeirinha de criança, os recursos eletrônicos facilitaram a condução com segurança. Além dos freios ABS com distribuição de frenagem, controles eletrônicos de velocidade, tração e estabilidade, o Pulse Drive 1.3 conta com alerta de frenagem de emergência,  sensor de estacionamento, assistente de partida em rampa, TC+ (bloqueio eletrônico do diferencial).

Direção elétrica e tecnologia facilitam a condução

O fluxo de trânsito, o modo de condução e o peso transportado são determinantes para o consumo de combustível. Durante a avaliação, as  médias ficaram próximas às indicados pelo Inmetro de 12,9 km/l na cidade e 14,3 km/l em rodovias, com gasolina. Nas ruas e avenidas, ficaram de 11,8 km/l a 14,3. 


Nas estradas, em velocidade constante, nossas médias foram de 15,6 km/l a 19,9 km/l (80 km/h)  e de 11,1 km/l a 14 km/l (110 km/h). No percurso de 160 quilômetros entre Capão da Canoa e Zona Sul de Porto Alegre, a media foi de 17,5 km/l. Nos 800 quilômetros rodados, a média geral foi de 13,3 km/l.

Conclusão

O comportamento do Pulse Drive 1.3 CVT  superou as características de uma versão básica. Bem completo, o desempenho conjunto propulsor, dentro e suas limitações, atendeu as necessidades do utilitário esportivo compacto. Como sempre, na decisão de compra é importante a avaliação do uso em relação ao custo/beneficio. 


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