Os efeitos das dificuldades na economia pela pandemia do coronavirus foram superados pela Volkswagen Caminhões e Ônibus. A montadora acelerou a produção, trabalha em dois turnos, contratou novos trabalhadores mas por falta de componentes não conseguiu atender todos os pedidos e fechará o ano com listas de espera por seus veículos.
O complexo modular da VWCO voltou a operar com um segundo turno completo de produção para atender a procura dos seus produtos em 2022. A montadora e suas parceiras do consórcio modular abriram 550 novas vagas neste ano. A VWCO investirá R$ 2 bilhões até 2025 e parte desses recursos já movimentam suas operações no exterior. O objetivo também é garantir a sustentabilidade do ganho de participação de mercado dos últimos meses que respondeu por cerca de 30% dos emplacamentos de caminhões novos e 27% em ônibus no Brasil.
- Demos início à nossa operação em Resende (RJ) há 25 anos com apenas cem colaboradores. Hoje superamos os cinco mil profissionais, que vão muito além da produção dos caminhões e ônibus Volkswagen em circulação em mais de 30 países ao redor do mundo – lembrou o presidente da VWCO, Roberto Cortes.
O executivo lembra que foi construído no centro mundial de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias da empresa, que é referência mundial. “Abrigamos em nossa fábrica o maior polo de eletro mobilidade da América Latina e continuamos expandindo nossos negócios”.
Novos mercados
O caminhão 100% elétrico e-Delivery, desenvolvido e produzido na América Latina, começa a sua fase de testes em outros países. A partir do primeiro trimestre de 2022, a montadora inicia um programa em parceria com importadores para preparar a chegada dos veículos produzidos em Resende na região.
A ampliação dos mercados internacionais da VWCO continuará no próximo ano com o desembarque na Ásia. A porta de entrada será as Filipinas através da parceria com a MACC, importador local que também fará a montagem dos ônibus VW no país. Os caminhões seguirão exportados a partir da fábrica do Brasil.
As famílias de caminhões Delivery e Constellation e ônibus Volksbus terão 10 modelos com configurações customizadas à aplicação local. As primeiras 40 unidades estão vendidas e contarão com oito pontos de atendimento ao redor do país.
Tecnologia e sustentabilidade
Além das novas tecnologias dos veículos elétricos e da conectividade, a VWCO se prepara para atender à norma de emissões, o Proconve P-8, que entrará em vigor no Brasil em janeiro de 2022. O primeiro modelo que atenderá a nova legislação será o comercial leve Delivery Express+. O veículo, que atende o enfoque ambiental, ganhou mais potência e uma calibração exclusiva em seu motor. As melhorias técnicas podem resultar numa economia de até 5% em combustível, desenvolvidas pela Engenharia da montadora para produção do motor pela FPT.
Cortes ressalta que é missão na VWCO entregar sempre produtos cada vez mais eficientes, do ponto de vista ambiental e também financeiro. “Seja nos modelos a diesel ou elétricos, em qualquer norma de emissão, vamos ter sempre a opção mais eficiente e com o melhor custo total de operação”.