O e-Delivery é o primeiro caminhão elétrico produzido em série no Brasil. A Volkswagen começou na terça-feira (15) a montagem do novo veículo no complexo de Resende (RJ), que terá a unidade inicial, um 11 toneladas 4x2, integrado à sua frota.
O principal executivo da VWCO, Roberto Cortes, explica que a produção dos veículos aproveitará ao máximo os recursos existentes, com alto nível de sinergia.
A empresa investiu cerca de R$ 150 milhões no desenvolvimento do veículo e no complexo produtivo do e-Delivery.
Foi construído o e-Shop, uma nova área exclusiva à eletrificação.
Linha de eletrificação
O complexo de Resende abriga a maior infraestrutura de carregadores de alta potência do Brasil, com diferentes modelos. Todos os colaboradores da empresa receberam uma capacitação específica para atuar nesse novo cenário.
Criamos um processo sob medida para assegurar uma grande estrutura elétrica de forma eficiente
ROBERTO CORTES
Principal executivo da VWCO
A produção do e-Delivery começa na mesma linha de montagem dos veículos diesel.
A montagem dos caminhões elétricos é feita no e-Shop.
Os caminhões recebem as baterias, são energizados e ligados pela primeira vez.
Indústria 4.0
A linha de produção conta com avançada tecnologia da indústria 4.0, e cada etapa do processo foi repensada para maior produtividade. A armação da cabine conta com nível de 60% de automação. Na pré-montagem do motor, são consolidados os sistemas auxiliares. O componente de tração segue direto para a borda de linha.
A suspensão pneumática é instalada dentro da própria fábrica, e, no final de todas as montagens, o veículo é submetido a novas aprovações específicas para caminhões com alta voltagem. Também passam pelos mesmos testes de qualidade a que todos os outros produtos são submetidos.