O visual chama a atenção mas é o interior que faz a diferença. A atualização da Toro valorizou a cabine e aproximou a Ultra ainda mais de um utilitário esportivo. A sofisticação, o conforto e a conectividade avançaram na versão topo de linha que manteve o conjunto propulsor com o motor turbo diesel, câmbio automático e tração 4x4. Rodamos cerca de 700 quilômetros com uma Fiat Toro Ultra 2022 Turbo Diesel AT9 4x4 que tem preço sugerido de R$ 203.890.
A Toro é um dos trunfos do bom momento da Fiat no mercado brasileiro, ao lado da irmã menor, a Strada, as picapes mais vendidas no país. O prolongamento da cabine e a caçamba fechada, que remete a um porta-malas, aproximaram a Ultra dos utilitários esportivos. A solução aumenta a proteção da bagagem em relação à capota de lona.
Desde o lançamento da Toro, em 2016, testamos várias vezes diversas versões e a maioria das opções mais sofisticadas rodaram como um carro de passeio.
Como a jornalista Priscila Nunes, lembrou, logo após o lançamento, fomos com uma Volcano turbo diesel, de Porto Alegre a Montevidéu.
A aventura foi chegar na capital uruguaia sem abastecer, o que, com um pouco de adrenalina, alcançamos.
Visual robusto
Grade, moldura dos faróis, para-choque, estribos, retrovisores, rodas e barras no teto escurecidos diferenciam o visual robusto da Toro Ultra. O grupo óptico com faróis, luzes diurnas (DRL) e faróis auxiliares de neblina em LED personalizam a assinatura visual. Concordamos que as mudanças mais aparentes ficaram na frente, que ficou mais encorpada, e dão a impressão que a picape cresceu.
Em fibra de vidro e articulada por estrutura metálica, a cobertura rígida pode ser removida para o transporte de cargas altas. Para a jornalista, a mudança praticamente transformou a parte traseira da picape em um grande porta-malas, com maior praticidade, vedação e facilidade de acesso à caçamba do que as tradicionais capotas de lona.
Mais conectividade
O interior passou por alterações marcantes que chamaram nossa atenção. Diferenciado, a renovação do acabamento aposta nas tonalidades escuras. Painel, quadro de instrumentos digital de sete polegadas programável, multimídia, revestimento dos bancos, console e laterais das portas são novos.
O novo multimídia de 10,1 polegadas, sensível ao toque e por comando de voz, é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. Não preciso nem comentar, ligada em conectividade, inovação e tecnologia, como sempre faz, Priscila testou diversas vezes o sistema. Ao mexer na tela, enfatizou que a sensação é a mesma de um tablet, super fácil e de acesso moderninho.
Usamos também a internet 4G, o wi-fi nativo e o My Connect que permitiu ver funções e fazer operações à distância pelo celular, carregado por indução.
A Ultra conta com entradas USB frontal (tipos A e C) e traseira, seis airbags – frontais, laterais e de cortina – e Isofix para cadeirinha infantil.
Comportamento dinâmico
A Ultra compartilha o conjunto propulsor da Freedon, Volcano e Ranch 2.0 AT9. Nosso conhecido motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e força (torque) de 35,7 kgfm combinado com o câmbio automático de nove velocidades e tração 4×4. O comportamento foi muito próximo ao das três versões.
A Toro topo de linha rodou bem nas ruas e estradas. Apesar dos 1.700 quilos da picape, sobrou força e potência no trânsito urbano. As arrancadas, ultrapassagens e retomadas de velocidade tiveram respostas típicas de um motor diesel um pouco mais lentas mas sem comprometer o desempenho, como lembrou Priscila. A direção elétrica e o ar-condicionado digital automático de duas zonas ajudaram.
Andar pelas ruas de Porto Alegre foi uma tarefa fácil, pois a Ultra se comportou muito bem e mostrou sua versatilidade.
De sobra, a maioria dos motoristas respeitaram seu porte, o que facilitou a condução, comemorou a jornalista.
A suspensão independente nas quatro rodas, tipo multilink na traseira, absorveu os impactos do pavimento irregular, das lombadas e dos quebra-molas. Tanto nas ruas, quando nas estradas, não transmitiu a vibração para o interior.
Nas rodovias para o litoral gaúcho garantiu perfeita estabilidade e manter a trajetória. Dentro dos limites de velocidade da autoestrada Porto Alegre/Osório e na Estrada do Mar, o balanço da picape foi mínimo. Rodando mais forte, os recursos eletrônicos auxiliaram a condução e aumentaram a segurança. Os freios ABS, o controle eletrônico de velocidade adaptativo, o aviso de mudança de faixa e o sistema de frenagem autônoma de emergência atuaram sempre que preciso.
Consumo de combustível durante o teste ficou próximo dos dados do Inmetro de médias de 10,4 km/l no transito urbano e 13,3 km/l no rodoviário. Na cidade, conforme o fluxo, nossas médias ficaram de 9,5 km/l a 11,6 km/l. Na estrada, em velocidade constante, variara, de 15,3 km/l a 17,6 km/l, a 80 km/l, e de 12,5 a 15,6 km/l, a 110 km/h.
Conclusão
Versão topo de linha, bem completa, a Fiat Toro Ultra 2.0 Turbodiesel 4x4 AT9 tem o visual e o interior diferenciados por detalhes. Além do visual exclusivos, os aperfeiçoamentos valorizaram o conforto, a conectividade e a segurança. A Ultra compartilha com a Ranch a posição de todo de linha. Como sempre, na definição de compra, é importante avaliar o uso, a adequação e a relação custo/benefício.