As dificuldades do setor automotivo continuam com a falta de componentes. Com os ajustes na gama de produtos pelos fabricantes, as linhas de montagem aceleram lentamente. A produção aumentou mas não atende as listas de espera e, como sempre, os preço dos carros novos, seminovos e usados foram reajustados. A Fiat manteve a liderança e colocou três modelos, entre os dez mais vendidos. Com o retorno das atividades no complexo de Gravatai (RS), o Chevrolet Onix voltou a comandar os registros.
A venda de automóveis e comerciais leves em novembro cresceu 7,3% em relação a outubro com 161.027 unidades , mas despencou 24,8% na comparação com o mesmo mês de 2020.
Os dados divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) nesta quinta-feira (2) mostram o resultado acumulado do ano de 1.7180.906 registros e o aumento de 3,6% sobre janeiro a novembro de 2020.
Marcas mais vendidas
A Fiat manteve a liderança com 30.694 automóveis e comerciais leves e a participação novamente em queda com 19,06%. A General Motors, que saltou da sexta para a terceira posição em setembro e outubro, continuou avançando e trocou de lugar com a Volkswagen. A GM emplacou 28.430 veículos, cerca de nove mil a mais do que em outubro, enquanto a participação cresceu quase cinco pontos percentuais e ficou com 17,66%.
A Volkswagen, a terceira, com 21.689 registros, cerca de cinco mil a menos em relação ao mês anterior, teve a participação reduzida para 13,47%. A Toyota subiu duas posições com 14.269 registros e participação de 8,86%. A Hyundai fechou o ranking das cinco com maiores vendas com 14.062 unidades e 8,73% de participação.
Posição marca e participação
1º Fiat 30.694 19,06%
2º General Motor 28.430 17,66%
3º Volkswagen 21.689 13,47%
4º Toyota 14.269 8,86%
5º Hyundai 14.062 8,73%
6º Jeep 10.643 6,61%
7º Renault 9.744 6,05%
8º Nissan 6.848 4,25%
9º Honda 5.807 3,61%
10º Caoa Chery 3.683 2,29%
Fonte: Fenabrave
Automóveis e comerciais leves
Como ocorreu nos últimos meses, a alternância nas primeiras posições foi intensa. O Chevrolet Onix, que liderou o mercado por seis anos, depois de cinco meses com a produção suspensa, voltou à linha de montagem, fechou outubro em nono, e voltou a ser o primeiro em novembro. O hatch fabricado em Gravataí teve 9.327 emplacamentos. A Fiat Strada foi a segunda com 8.535 unidades, seguida pelo Chevrolet Onix Plus, que repetiu o salto do irmão hatch e teve registros. O Volkswagen Gol saltou da 10ª para a quarta posição com 6.866 unidades, seguido pelo Argo que despencou de primeiro para quinto com 6.340.
O Hyundai Creta e o Chevrolet Tracker passaram os Jeep Renegade e Compass no segmento de utilitários esportivos. O sul-coreano, com 6.099 emplacamentos, foi o sexto na geral e líder dos SUVs. O Chevrolet ficou em sétimo (2º) com 6.073 unidades.
Dos 10 carros mais vendidos, quatro foram da Stellantis - três Fiat e um Jeep, dois Hyundai e um Volkswagen.
Posição modelo participação
1º Chevrolet Onix 9.327
2º Fiat Strada 8.535
3º Chevrolet Onix Plus 7.521
4º Volkswagen Gol 6.866
5º Fiat Argo 6.340
6º Hyundai Creta 6.099
7º Chevrolet Tracker 6.073
8º Fiat Toro 5.921
9º Hyundai HB20 5.540
10º Jeep Compass 5.287
11º Volkswagen T-Cross 4.725
12º Jeep Renegade 4.233
13º Toyota Hilux 4.130
14º Renault Kwid 3.712
15º Nissan Kicks 3.556
16º Fiat Cronos 3.545
17º Toyota Corolla 3.505
18º Toyota Corolla Cross 3.454
19º Volkswagen Voyage 3.357
20º Chevrolet S10 3.103
21º Honda HR-V 2.868
22º Citroën C4 Cactus 2.457
23º Fiat Pulse 2.228
24º Volkswagen Saveiro 2.096
25º Hyundai HB20S 2.011
Fonte: Fenabrave