A atualização da Toro valorizou o visual, aumentou o conforto e a sofisticação com o novo interior e avançou na conectividade e no desempenho com o novo motor propulsor turbo de 180 cv. Na linha 2022, a picape Fiat tem nove versões sem alterações no custo. A Fiat Toro 2022 tem preços de R$ 114.590, na opção de entrada Endurance 1.8 16V, a R$ 187.490, na topo de linha Ultra 2.0 Turbodiesel.
A nova Toro chega no momento em que a Fiat voltou à liderança de vendas no mercado brasileiro e a ser a primeira na América do Sul. Com a Toro, a montadora de Betim (MG) quer aumentar a sua participação em que, de cada 10 picapes vendidas no país, cinco são Fiat.
Mercado e versões
O mix de venda em torno de 50% para os modelos flex e 50% para os diesel deverá ser alterado.
Para o diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil, Herlander Zola, com o novo motor turbo flex mais potente e eficiente, as versões bicombustível poderão chegar de 55% a 60%. As Endurance e Freedom diesel e flex manterão 60% das vendas, enquanto as diesel Volcano e Ranch terão 15%, e a topo de linha Ultra, 10%.
A nova Toro conta com mais de 60 acessórios Mopar que podem ser instalados nos concessionários.
Sobre a falta de componentes, em especial os eletrônicos que comprometem a produção global de veículos inclusive na Fiat, Zolandes destacou que “até agora conseguimos produzir em quantidade suficiente para abastecer a rede, por isso, neste primeiro momento, não devemos enfrentar problemas, mas a situação é um tanto quanto imprevisível”.
Visual e detalhes
O grupo ótico, grade, para-choque e capô mostram a evolução visual da Toro que recebeu as maiores modificações na frente. Para o diretor de Design Peter Fassbender, “foi uma evolução bonita e honesta”, que manteve o estilo que consagrou a picape. As laterais e a traseira permaneceram inalteradas.
Os aperfeiçoamento visuais variam de acordo com as versões. A generosa grade com filetes, detalhes e o nome Fiat escurecidos diferencia as opções topo de linha Ranch e Ultra das de entrada e intermediária – Endurance, Freedom e Volcano –, que tem grade bipartida menor.
Interior renovado
O interior recebeu profundas modificações com a renovação de acabamento, painel, console e laterais das portas, quadro de instrumentos, multimídia e 20 porta-objetos. O quadro digital de instrumentos em todas as versões é de sete polegadas, configurável com múltiplas informações de condução e do veículo.
As centrais multimídia são de 7 polegadas na versão Endurance, de 8,4 polegadas na Freedom e 10,1 polegadas vertical opcional na Volcano.
Nas Ranch e Ultra, o novo multimídia de 10,1 polegadas é de série e lembra um tablet. Sensível ao toque e por comando de voz, é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos. Traz também internet 4G e wi-fi, carregamento do celular por indução e três entradas USB, entre outros.
Os faróis, luzes diurnas e auxiliares de neblina, controles de estabilidade e tração com bloqueio eletrônico do diferencial, sistema de frenagem autônoma de emergência e alerta de manutenção de faixa estão entre os recursos disponíveis.
O novo motor turboflex 1.3 16V Multiair gera 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol, força (torque) é 27,5 kgfm com os dois combustíveis e atua com o câmbio automático de seis velocidades com troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante.
O 1.8 16V E.Torq, continuará disponível na versão de entrada Endurance. O 2.0 turbodiesel permanece com 170 cv combinado com câmbio automático de nove velocidades tração integral.
Versões, detalhes e preços
Fiat Toro 2022
- Endurance 1.8 E.Torq Flex AT6 – R$ 114.590 1.3
- Turbo 270 Flex AT6 – R$ 119.590
- Turbo Diesel AT9 4x4 – R$ 152.990
Direção elétrica, volante multifuncional, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, multimídia com tela de 7 polegadas, ar-condicionado, controle eletrônico de velocidade, portas, vidros, retrovisores e travas com acionamento elétrico, entradas USB frontal (tipos A e C) e traseira, sistema de som com falantes, bloqueio eletrônico de diferencial, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistência de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, monitoramento de pressão dos pneus, seis airbags – frontais, laterais e de cortina –, Isofix para cadeirinha infantil, rodas de liga leva de 16 polegadas.
Turbo Diesel AT9 4X4
Controle eletrônico de descida e 4x4 low
Freedom
- Turbo 270 Flex AT – R$ 131.890
- Turbo |Diesel AT9 4X4 – 164.390
Mais central volante revestido em couro com aletas para a troca sequencial de marchas, multimídia de 8,4 polegadas sensível ao toque, câmera de ré, ar-condicionado de duas zonas, faróis full LED, auxiliares de neblina, roda de liga leve de 17 polegadas, maçanetas e espelhos na cor da carroceria, barras longitudinais no teto e capota marítima, entre outros.
Volcano 2.0
- Turbo Diesel AT9 4x4 — R$ 177.690
Acrescenta Fiat Connect Me, conexão com a internet e navegação, carregador do celular por indução, bancos com revestimento em couro, sensor de estacionamento frontal, airbag para joelhos do motorista e roda de liga leve de 18 polegadas, Kit High Tech.
Acesso por aproximação e partida por botão, assentos com ajuste elétrico, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos com tilt down, porta-objeto no banco do passageiro, entre outros.
Ranch 2.0
- Turbo Diesel AT9 4x4— R$ 185.490
Mais quadro digital de instrumentos personalizável, assentos revestidos em couro marrom, painel com detalhes em marrom, central multimídia com tela de 10,1 polegadas, grade frontal diferenciada, sistema avançado de assistência ao condutor com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa, comutação automática dos faróis, retrovisores externos com capa cromada, moldura lateral da caixa de roda específica, barras de proteção, de proteção no vidro traseiro, santantonio e estribo cromados e para-barro, entre outros.
Ultra
Turbo diesel AT9 4x4 – R$ 187.490
Acrescenta acabamento interior escurecido com detalhes no painel em vermelho, assentos revestidos em couro também com detalhes em vermelho. Detalhes externos escurecidos, capota rígida, bolsão de bagagem, nova bitola 10 milímetros maior, rodas de liga leve de 17” com pneus T plus, santantonio integrado, estribo preto, maçanetas das portas na cor externa.
Versões e preços (exceto São Paulo e Paraíba)
Fiat Toro 2022
Endurance 1.8 AT6 Flex — R$ 114.590
Endurance 1.3 Turbo 270 Flex— R$ 119.590
Endurance 2.0 Turbo Diesel AT9 4x4— R$ 152.990
Freedom 1.3 Turbo 270 Flex AT6 —R$ 131.890
Freedom 2.0 Turbo Diesel AT9 4x4— R$ 164.390
Volcano 1.3 Turbo 270 Flex AT6— R$ 144.990
Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 4x4— R$ 177.690
Ranch 2.0 Turbo Diesel AT9 4x4— R$ 185.490
Ultra 2.0 Turbo Diesel AT9 4x4— R$ 187.490
Fonte: Fiat