O Argo 1.8 HGT supera a expectativa para quem procura conforto, conectividade e segurança. Completo, espaço adequado a um compacto e visual valoriza a esportividade. O comportamento atende às características do motor 1.8 flex E.Torq com a facilidade do câmbio automático. Com os cuidados dos protocolos sanitários, rodamos cerca de 500 quilômetros pelas ruas e estradas gaúchas com a versão topo de linha, equipada com todos os opcionais disponíveis. O Fiat Argo HGT 1.8 Flex AT tem preço a partir de R$ 84.900 sem opcionais.
Lançado em maio de 2017 para substituir o Palio, Punto e Bravo, o Argo cumpriu sua missão. Desde que chegou, mantém sua participação, ficando entre os 10 carros mais vendidos no país. Em 2020 foi o sétimo com mais de 65 mil registros e dá continuidade à tradição da marca no segmento de compactos.
Rodamos pelas ruas de Porto Alegre, cidades da Região Metropolitana e nos caminhos do Litoral. O resultado foi uma mistura de suas diversas qualidades. O visual agradou e a dirigibilidade foi boa. Os detalhes externos e internos remetem a um carro com uma proposta mais esportiva.
O Gilberto “coleciona” carros brancos e concordou. Não adianta. A combinação do vermelho brilhante com o teto preto também brilhante chamou a atenção das pessoas nas ruas. Foi difícil passar desapercebido. A grade tem elementos que lembram escamas e o para-choque, uma barra horizontal rebaixada, traz na base os faróis auxiliares de neblina circulares. Falsas entradas de ar nas laterais ressaltam o estilo esportivo. O conjunto ótico tem assinatura em LED. A capa dos retrovisores e o aerofólio preto brilhante e o escapamento esportivo cromado completam o conjunto.
Ruas e estradas
A versão que testamos traz o motor 1.8 flex E.torQ de 135 cv e força (torque) de 18,8 kgfm (gasolina) até 139 cv e 19,3 kgfm (etanol) combinado com o câmbio automático de seis velocidades. O mesmo conjunto propulsor e a nomenclatura do antigo Bravo.
No trânsito urbano, o Argo rodou bem, em especial nas avenidas e radiais. Nas ultrapassagens e retomadas de velocidades, as trocas de marchas foram praticamente imperceptíveis. O Gilberto prefere os hatchs compactos para dirigir na cidade. Eu gosto mais dos utilitários esportivos que dão maior sensação de segurança, mas que também senti no HGT.
Na estrada, o conjunto propulsor se soltou e garantiu bom desempenho dentro das limitações do 1.8. Comandamos as respostas pelo acelerador. Bastou pisar para o motor mostrar sua disposição. Quando precisou explorar um pouco mais o desempenho, bastou usarmos a troca de marchas pelas aletas atrás do volante. O Gilberto preferiu o controle eletrônico de velocidade mas eu gosto mesmo de comandar o acelerador.
A suspensão, boa na estrada, calibrada para a direção segura, sofreu na cidade. As rodas de 17 polegadas com pneus 205/50 R17 ajudaram o comportamento e a estabilidade no asfalto em bom estado, mas também colaboraram para a transmissão das irregularidades do pavimento. O GHT sentiu o desconforto dos buracos, quebra-molas, valetas e o paralelepípedo.
A direção elétrica progressiva garantiu a perfeita sensação de domínio do hatch. Os freios com ABS e sistema de distribuição de frenagem, os controles de tração e de estabilidade e auxilio de partida em rampa ajudaram sempre que preciso. Dentro dos limites de velocidade, a rolagem da carroceria foi mínima.
O consumo de combustível não chegou comprometer o comportamento do HGT automático. Na cidade, as médias ficaram 8,7 km/l a 11,7 km. Na estrada, em velocidade constante de 80 km/h, foram de 15,7 km/l a 18,7 km/l. e a 110 km/l, de 12,6 km/l a 15,8 km/l.
Interior e detalhes
Com 3,998 metros de comprimento, 1,724 m de largura, 1,505 m de altura e entre-eixos de 2,521 m, o hatch acomoda bem dois adultos na frente e dois adultos e uma criança atrás pelo reduzido espaço do banco do meio. Os 300 litros do porta-malas aumentaram com o rebatimento dos encostos traseiros.
Acesso por aproximação e partida por botão, o revestimento interno em couro com detalhes em vermelho fez toda a diferença no interior dando um ar "cool". Concorrente direto do Onix e do HB20, Priscila também gostou da posição intermediária de dirigir, que não é baixa como no Hyundai e nem alta como no Chevrolet.
Os ajustes da coluna de direção e do banco do condutor facilitaram encontrar o melhor posicionamento tanto para conduzir em percursos curtos quanto na estrada em viagens mais longas. O volante de base reta e revestido em couro é o mesmo dos modelos topo de linha mais recentes da Fiat. O ar-condicionado automático digital garantiu a temperatura adequada nos dias quentes do outono gaúcho.
No quadro de instrumentos, chama a atenção a tela de TFT colorida que mostra diversas funções. Priscila achou moderno e destacou o gráfico que, junto com a câmera de ré, ajudou na hora de estacionar o carro.
A central multimídia Uconnect com tela de sete polegadas sensível ao toque é moderna e fácil de manusear.
Vem com interação sem fio para os celulares Android Auto e Apple CarPlay, o que já não é mais novidade entre os lançamentos dos carros mais recentes.
Porém, a maneira prática com que conseguimos usar e os comandos por voz ajudaram bastante o condutor e passageiros. Como Priscila lembrou, uma criança conseguirá manusear a tela, por exemplo. Emparelhamos um aplicativo de notícias GZH com a tela e ouvimos as manchetes durante o percurso.
Vale ressaltar que boa parte dos itens interessantes são opcionais. Entre os quais, a chave presencial, partida por botão, câmera de ré, sensor de estacionamento, rodas de liga-leve e pneus de perfil baixo, sensores de luz e chuva, bancos em couro, faróis de neblina e retrovisores externos com rebatimento elétrico, entre outros.
Conclusão: O espaço interno do Argo surpreende considerando as dimensões do hatch compacto. Bem completa, com todos os opcionais disponíveis, o visual é o principal apelo à esportividade da versão topo de linha HGT. O comportamento atendeu às características do conjunto propulsor, o motor 1.8 E.torq Vis Flex combinado com o câmbio automático de seis velocidades. Como sempre, deve ser observada a relação custo/benefício em relação às demais versões considerando o objetivo de uso.