A produção do Audi Q3 e do Sportback com motor 2.0 e tração quattro será na linha de montagem de São José dos Pinhais (PR). A mesma que produziu as gerações anteriores do utilitário esportivo até 2019 e do A3 sedã até o ano passado.
A retomada das atividades foi anunciada no começo da semana pelo presidente da Audi do Brasil, Johannes Roscheck, em evento que contou com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.
O principal executivo da Audi no país também revelou que a montadora em conjunto com sua rede de concessionários investira R$ 20 milhões na instalação de pontos de recarga ultrarrápidos de 150 kw nas lojas da marca no país.
Sistema CKD
O Q3 e o Q3 Sportback chegarão no porto de Paranaguá em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ, na Hungria. A capacidade inicial de montagem da planta paranaense será de quatro mil unidades por ano pelo sistema CKD (veículos desmontados).
Mesmo em um momento desafiador, a empresa sempre trabalhou para viabilizar a fabricação nacional por acreditar no potencial do País e na credibilidade que a marca ganha na visão dos nossos clientes
JOHANNES ROSCHECK
Presidente da Audi do Brasil
A decisão de produzir os dois modelos foi tomada pela empresa alemã com a evolução das negociações com o governo federal para a restituição de créditos gerados pelo programa Inovar-Auto e que envolvem também a BMW e a Mercedes-Benz.
Os dois modelos serão equipados com o de quatro cilindros 2.0 TFSI a gasolina de 231 cv e força (torque) de 34,67 kgfm combinado com o cambio automático tiptronic de oito velocidades e tração quattro. Lançado em fevereiro de 2020, o Q3 é o Audi mais vendido no país.
O visual segue a identidade visual da marca lançada pelo Q8. O interior remete aos modelos topo de linha como os A6, A7 e Q8 como o novo conceito do MMI com display de 8,8” sensível ao toque integrado ao painel, inclinado em 10 graus na direção do condutor. O porta-malas leva de 530 litros a 1.400 litros no Sportback e 1.525 no Q3.
A produção nacional de veículos pela Audi na planta de São José dos Pinhais começou em 1999 com a montagem da primeira geração do A3, encerrada em 2006. Com a criação pelo governo brasileiro d programa Inovar-Auto, em 2012, a Audo investiu R$ 500 milhões para retornar à produção de veículos. A montagem começou com o A3 sedã, de 2015 a 2020, e do Q3, de 2016 a 2019.
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