Os aperfeiçoamentos da nova geração do Q3 avançaram no espaço, na segurança e na tecnologia. O utilitário esportivo compacto Audi ficou maior, recebeu mais recursos eletrônicos e acompanhou a nova identidade visual da marca lançada pelo Q8. A venda do Q3 começará nesta quarta-feira (12) em três opções. O Audi Q3 2020 tem preços de R$ 179.990, na versão Prestige, R$ 189.990, na Prestige Plus, e R$ 209.990, na Black.
Montado sobre a plataforma MQB, o Q3 cresceu. São 4,484 metros de comprimento, 1,849m de largura, 1,616 m de altura e distância entre eixos de 2.680 m.
O porta-malas ganhou 70 litros e leva de 530 litros a 1.525 litros com os bancos rebatidos.
A grade reestilizada tem oito barras verticais, os faróis mais finos e exclusivos, e as luzes diurnas são em LED. O teto, com um longo aerofólio, e o vidro lateral traseiro tem acentuada inclinação.
Versões e detalhes
Câmera de ré, controles eletrônico de velocidade e de descida em ladeira e assistente de partida em rampa e faróis em LED são de série em todas as versões. Também conectividade com smartphones dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay e quatro portas USB, sendo duas na frente e duas para os passageiros do banco traseiro,além de tomada 12v.
Versões e detalhes
O interior do Q3 remete aos topo de linha A6, A7 e Q8 como o painel de desenho octogonal na cor preta semelhante a grade externa. O quadro digital de instrumentos tem tela de 10,25 polegadas. O novo conceito do MMI conta com tela de 8,8 polegadas sensível ao toque e comando por voz.
Na versão intermediária Prestige Plus, a abertura e fechamento elétrico é acionado pelo movimento com o pé. O acesso é por aproximação e a partida por botão.Os faróis são full LED. O ar-condicionado é de duas zonas, o quadro digital de instrumentos com tela de 10,25 polegadas e iluminação interna em LED.
O teto solar elétrico panorâmico Open Sky é opcional na Prestige Plus e de série na versão Black.
A versão topo de gama traz detalhes na cor preta em pontos como na moldura da grade, frisos das portas, capas dos retrovisores e longarinas do bagageiro.
O volante com a base reta e os bancos dianteiros são revestidos em couro Alcântara.Entre os opcionais, estão iluminação interna em até 30 opções de cores e detalhes de acabamento em Alcântara.
A Black traz também recursos como assistente de estacionamento, Stop&Go, controle eletrônico de velocidade adaptativo, com funções de assistência adaptativa de velocidade e assistência em congestionamento. E ainda o Audi pre Sense dianteiro, que detecta pedestres, ciclistas e outros veículos com alerta visual e sonoro ao condutor. Se precisa atua com frenagem de emergência.
Nas ruas, no alfalto e na terra
O Q3 destinado ao mercado brasileiro repetiu o comportamento do modelo alemão que rodamos em novembro. Na versão Black, foi ágil no trânsito, rodou tranquilo nas rodovias, estradas vicinais e trechos abertos no campo. Foram mais de 500 quilômetros percorridos na cidade de São Paulo, autoestradas, passagem por Santo Antônio dos Pinhais e Campos do Jordão enfrentando chuva forte e neblina.
O utilitário esportivo compacto acomodou bem três ocupantes. Os ajustes elétricos do banco e manual da coluna de direção ajudaram encontrar a melhor posição para percorrer longos percursos e trechos sinuosos com conforto e segurança.
A posição elevada de dirigir e ampla área envidraça da facilitar a visão externa. O mesmo ocorreu com a leitura do quadro digital de instrumentos e a navegação pela do MMI. As respostas direção elétrica, macia e firme foram precisas independente da velocidade.
A troplicalização da suspensão, McPherson na frente e multilink atrás, foi perfeita. Bem calibrada, firme sem comprometer o conforto, enfrentou todo o tipo de piso sem problemas ou transferir a irregularidade para interior. A rolagem da carroceria foi mínima em velocidades elevadas e trechos sinuosos como na estrada de Campos do Jordão.
Os 150 cv e a força (torque) de 25,5 kgfm do motor 1.4 turbo foram distribuídos pelo câmbio S Tronic automatizado de dupla embreagem e seis velocidades.
As trocas de marchas foram rápidas e praticamente imperceptíveis. Com injeção direta de combustível, propulsor queima apenas gasolina.
Na estrada, os modo de condução Confort foi perfeito. Na terra foi a vez do Off-Road mostrar sua versatilidade mesmo com pneus convencionais de perfil baixo 235/50 R19. Com as respostas do acelerador, do câmbio e do controle de tração alteradas, o Q3 ignorou o piso ruim, costelas de vaca, valetas e buracos. O Q3 tem ainda os modos de condução Sport, Auto e Individual.
O jornalista viajou a convite da Audi