A versatilidade dos utilitários esportivos Q3, Q7 e Q8 foi desafiada nas rodovias, estradas de terra, barro e trilhas improvisadas no meio do mato. Foram mais de 600 quilômetros na região da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. A Audi começou nesta semana a pré-venda do Q3, que tem preço a partir de R$ 179.990, e do elétrico e-tron, que custa R$ 459.990.
A experiência com os utilitários esportivos começou no Aeroporto de Cuiabá passou por pontos como o Mirante Atma, a Cachoeira do Véu de Noiva, o Lago Manso, a Cidade de Pedra e o Aquario Encantado, entre outros, na capital e interior do Mato Grosso. Para completar o Audi Brand Days 2019, o RS4 e RS5 foram à pista improvisada em um aeródromo para testes de velocidade, arrancada e slalom.
Maior, mais espaço, novos recursos eletrônicos e visual alinhado ao Q8, a segunda geração do Q3 chegará aos país em janeiro de 2020. Produzido em Gyor, na Hungria, será equipado com motor 1.4 TFSI de 150 cv, força (torque) de 25,5 kgfm e câmbio S-Tronic de dupla embreagem, seis velocidades e troca sequencial de marchas.
O Drive Selec permite seis modos de condução, do econômico ao esportivo. O sistema faz a adequação da resposta do acelerador, esterçamento e troca de marchas.
No mercado brasileiro, o Q3 terá três versões de acabamento: Prestige – R$ 179.990, Prestige Plus – R$ 189.990, e Black - R$ 209.990. Durante a pré-venda, o utilitário esportivo Audi terá condições especiais como o bônus de até R$ 10.000 na avaliação do carro seminovo do comprador e garantia de quatro anos.
Com mais de 25 mil unidades vendidas no Brasil, o Q3 foi produzido na fábrica de São José dos Pinhas (PR) a partir de 2016. O presidente e principal executivo da Audi Brasil, Johannes Roscheck, confirmou o interesse da montadora em voltar a produzir o utilitário esportivo no país. A decisão dependerá de detalhes do programa Rota 2030 e medidas que deverão ser tomados pelo governo.
Força externa e interna
O Q3 segue a nova linguagem de design da família Q valorizada pela esportividade. O visual remete ao Q8. A grade reestilizada tem oito barras verticais, os faróis mais finos e exclusivos, e as luzes diurnas são em LED. O teto, com um longo aerofólio, e o vidro lateral traseiro tem acentuada inclinação.
O novo Audi Q3 cresceu. São 4,484 metros de comprimento, 1,849m de largura, 1,616 m de altura e distância entre eixos de 2.680 m. O porta-malas ganhou 70 litros e leva de 530 litros a 1.525 litros com os bancos rebatidos.
O interior do Q3 acompanha a tendência dos topo de linha A6, A7 e Q8 como o painel de desenho octogonal na cor preta semelhante a grade externa. O quadro digital de instrumentos tem tela de 10,25 polegadas. O novo conceito do MMI conta com tela de 8,8 polegadas sensível ao toque e comando por voz.
Direção elétrica, o volante multifuncional tem as aletas para a troca sequencial de marchas. O ar-condicionado de duas zonas é comandado por tela digital. O Q3 conta com assistente de partida em rampa, controle eletrônico de velocidade adaptativo, sistema Stop&G, Pre Sense e Park Assist, entre outros itens de série e opcionais. O pacote de iluminação ambiental tem 30 opções de cores.
Nas ruas, estradas e trilhas
O conforto e o desempenho novo Q3 nas estradas da Chapada dos Guimarães (MT) surpreendeu. A potência e força do motor foram bem distribuídas pelo câmbio S Tronic. Com o excelente comportamento da suspensão, flutuou no asfalto e ignorou o piso comprometido, a terra batida, fortes aclives e declives que lembraram gigantescos tobogãs.
Os 150 cv do 1.5 TFSI combinado com o câmbio sete velocidades – o motor brasileiro será 1.4 com a mesma potência e o câmbio de seis marchas – atenderam as necessidades do Q3. As respostas foram rápidas à pressão no acelerador e as trocas de marchas precisas e imperceptíveis sobrando potência e força.
Pelos dados da Audi, o Q3 acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e chega a velocidade máxima de 207 km/h.
O jornalista viajou a convite da Audi