Ágil no asfalto e na terra, linhas harmoniosas, conforto, sofisticação e avançada tecnologia, o Q8 é novo modelo topo de linha da família de utilitários esportivos Audi. O conjunto propulsor adequado e os recursos eletrônicos facilitam a condução e aumentam a segurança. O Audi Q8 tem preços de R$ 494.990, na versão Performance, a R$ 531.990, na Performance Black, sem opcionais.
O Q8 chega num momento em que a Audi renova sua linha de veículos no mercado brasileiro. Fabricado na planta de Bratislava, na Iugoslávia, o Q8 combina as linhas de um cupê com a robustez de um utilitário esportivo. Como modelo premium, valoriza a sofisticação, a conectividade, a inovações e o potente conjunto propulsor.
Montado sobre a mesma plataforma do Lamborghini Urus, do Porsche Cayenne e do Volkswagen Touareg, o Q8 também valoriza a esportividade. Apesar dos quase cinco metros de comprimento, dois metros de altura e duas toneladas e meia, utilitário surpreendeu ao estimular a condução esportiva. O Audi Drive Select permite a seleção de sete diferentes perfis de condução.
No asfalto e na terra
Nas retas e curvas do circuito de velocidade do Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), e na pista fora de estrada o Q8 sua versatilidade. No asfalto, um esportivo de alto desempenho. Na terra, um robusto utilitário.
No circuito travado, o V6 3.0 TFSI despejou potência, soltou a cavalaria e roncou forte. Os 340 cv e a força (torque) de 51,9 kgfm foram distribuídos pelo câmbio automático de oito velocidades e a tração integral quatro. A direção elétrica precisa, os pneus largos 285/45 R21 e o eixo traseiro direcional ajudaram contornar as curvas fechadas com segurança.
O Q8 conta com sistema elétrico de 48 V, que usa bateria de íons de lítio de 12 kWh. Quando o motor é desligado, entre os 55 km/h e 160 km/h, o recurso mantém o carro em velocidade constante por cerca de 30 segundos. Conforme a Audi, o Q8 acelera de 0 a 100 km/h em 5s9 e chega a velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente.
Na pista de terra bastou acionar o modo off-road e a suspensão pneumática elevada até 25,4 centímetros do solo, o Q8 venceu rampas ingrimes, a chamada “caixa de ovos”, ficou com rodas no ar e ignorou topo o tipo de buracos. O assistente de descida ajudou acionando os freios e a tela digital mostrou o posicionamento do carro.
A frente do Q8 é marcada pela grade tipo octógono que separa os faróis afilados e as luzes diurnas em LED e pelo vigoroso para-choque. Nas laterais pelas caixas de rodas na traseira pela linha horizontal luminosa que liga as lanternas também em LED.
Luxo, sofisticação e tecnologia
Acesso por aproximação e partida por botão, o quadro de instrumentos digital conta com tela de alta resolução de 12,3 polegadas personalizável. Duas telas sensíveis ao toque e comando por voz. A primeira de 10,1 polegadas, o MMI controla os sistemas de entretenimento, navegação, câmera de ré e visão 360º.
A outra, de 8,6 polegadas ajusta ar-condicionado de digital de quatro zonas e diversas funções. A iluminação interna permite 31 combinações de cores. Com cinco lugares, o porta-malas leva de 605 litros a 1.755 litros com os assentos traseiros rebatidos.
Opcionais – o Q8 pode ser receber diversos opcionais, como o head-up display, eixo traseiro dinâmico, que gira as rodas traseiras em até 5º, o Night Vision Assist, que melhora a visibilidade à noite, a suspensão a ar adaptativa, as rodas de 22 polegadas e is faróis LED Matrix HD entre outros.
Durante a fase de lançamento, o Q8 terá preços especiais. R$ 471.990, na versão Performance, e R$ 503.990, na Performance Black.
Viagem a convite da Audi