A família Troller 2020 cresceu com o TX4. A nova versão, com transmissão automática e detalhes visuais externos e internos, garante a condução com mais conforto sem comprometer as características de um jipe radical para enfrentar aventuras em qualquer terreno. Com a opção, a montadora pretende atrair clientes de outros segmentos como utilitários e picapes. O Troller TX4 2020 tem preço de R$ 167.530.
Grade dianteira, para-choques capô, snorkel, teto, estribo e tampa traseira na cor azul naval personalizam o TX4. A nova versão traz também para-choques, estribos e protetores dianteiro e traseiro em aço e pneus lameiros Pirelli Scorpion MTR 245/70 R17.
Os faróis têm acendimento automático e os auxiliares são em LED. O TX4 conta ainda com cintos de três pontos para todos os ocupantes, sistema Isofix para cadeirinha infantil, entre outros, mas não dispõe de airbags.
O conjunto propulsor é o mesmo da Ford Ranger, mas com ajustes para o TX4. O motor Duratorq 3.2 Diesel de 200 cv e força (torque) de 47 kgfm atua combinado com o câmbio automático de seis velocidades.
A tração 4x4, com comando eletrônico, conta com as opções 4x2, 4x4 High e 4x4 Low, com acionamento a até 120 km/h.
A transmissão conta com três modos de condução: Drive, com trocas automáticas na rotação mais eficiente, Sport, com trocas em giro maior para rodagem fora de estrada, e Manual, comandado pelo condutor. O diferencial traseiro blocante tem acionamento elétrico. Os freios ABS contam com controle eletrônico de distribuição de frenagem.
Bancos com costura laranja e o logo TX4 no encosto e saídas de ar na mesma cor são detalhes exclusivos do jipe que tem forração em vinil para facilitar a manutenção. A central multimídia Smart Car Drive, da JBL Harman, conta com tela de 6,75 polegadas interativa com Android Auto e Apple CarPlay, bluetooth, microfone, dois pré amplificadores de linha e atualização de software via USB.
Ar-condicionado digital de duas zonas, painel com preparação para instalação de navegação off-road e computador de bordo, os vidros, retrovisores e travas das portas têm acionamento elétrico. Os bancos traseiros são bipartidos e o TX4 traz, ainda, tomada 12 V.
Aventura em qualquer terreno
O test drive do TX4 foi no campo de provas da Ford de Tatuí em duas partes. A off-road foi pura aventura. Com o câmbio automático, o Troller ficou mais prático. No percurso, trechos sinuosos com altura e profundidade elevadas. E o TX4 passou por tudo com muita facilidade. O conjunto propulsor e a suspensão responderam bem e facilitaram a condução.
Achei que o carro não superaria os grandes obstáculos. Pelo contrário, se saiu muito bem tracionado pelos 200 cv combinados com o câmbio automático e a tração 4x4. O TX4 passou por enormes buracos, rampas, lama, troncos grandes de árvores. Fiquei impressionada com o desempenho e, pasmem, o conforto.
O visual externo chamou a atenção. Achei linda as cores, em três opções: marrom, verde e prata — todas combinadas com azul na grade dianteira, capô, teto, tampa traseira, para-choques, estribos e snorkel. Os novos tons de cinza na grade e elementos externos da carroceria também chamam a atenção. No interior, gostei do efeito da cor laranja nas saídas de ar, nas costuras, no logotipo no encosto dos bancos e na forração em vinil.
A multimídia JBL Harman de tela de 6,75 polegadas interativa com o Android Auto e Apple CarPLay e o ar-condicionado digital de duas zonas oferecem uma experiência de condução radical, sem perder o conforto e a conveniência.
* A jornalista viajou a convite da Ford.