O conjunto equilibrado do Kicks S ficou ainda melhor na linha 2020. Com aperfeiçoamentos, novos recursos eletrônicos e sistema multimídia, o utilitário esportivo Nissan avançou no conforto e na dirigibilidade sem comprometer o consumo de combustível. Rodamos cerca de 500 quilômetros com o Nissan Kicks S 16V Flex 2020 com câmbio manual que tem preço de R$ 79.990.
O sistema de partida em rampa e os controles de estabilidade e tração – que eram opcionais e agora são de série - aumentaram a segurança e facilitaram a condução do Kicks S 2020. O comportamento do crossover compacto melhorou principalmente em trechos sinuosos ao permitir enfrentar curvas em velocidades mais elevadas e reduzindo o balanço da carroceria.
A jornalista Priscila Nunes conduziu a maior parte dos 500 quilômetros e, além do comportamento, também gostou da cor marrom do crossover e dos faróis com assinatura em LED que chamaram a atenção.
- Com perfil arrojado, o Kicks se destacou nas ruas. O utilitário esportivo ficou lindo com o tom da pintura. A frente com a grade e base do para-choque pretas contrastam com o cromado - ressaltou.
Os 116 cv e força (torque) de 15,5 kgfm motor de quatro cilindros 1.6 16V tanto com etanol quanto gasolina foram bem distribuídos pela transmissão manual de cinco marchas. Na cidade, o Kicks foi rápido e na estrada rodou tranquilo, mas poderia ter um pouco mais de potência e força.
Priscila lembrou que, nas lombas mais fortes, a redução de marchas ajudou. O que também ocorreu na estrada com retomadas de velocidade e ultrapassagens rápidas usando o câmbio de cinco marchas manual. O sistema de partida em rampa e os controles de estabilidade e tração entraram em ação quando foi preciso. Na estrada, o crossover ignorou curvas mais acentuadas.
A suspensão bem ajustada colabora para a dirigibilidade do Kicks. Firme e macia, ignorou quebra-molas, lombadas e buracos comuns nas ruas e estradas. O baixo nível de ruído interno só foi comprometido em velocidades mais elevadas.
O consumo de gasolina durante o teste ficou entre 9,5 km/l e 10,8 km/l na cidade. Na estrada, nas velocidade de 80 km/h e 110 km/h, as médias variaram e de 14,4 km/l a 11,3 km/l.
O S manual, apesar de ser a versão de entrada, tem bom acabamento interno que combina materiais como plástico, tecido e cromados.
O Kicks S 2020 traz de fábrica o sistema mutimidia de sete polegadas sensível ao toque interativa com Android Auto e Apple Car Play. “A central é intuitiva e fácil de mexer. É um dos pontos que sempre procuro testar e aproveitar a conectividade, principalmente na estrada para sintonizar emissoras de rádio e usar arquivos de música”, diz Priscila.
Priscila destacou ainda o bom espaço interno para viajar com amigos e familiares e o porta-malas que não deixa a desejar. Disse brincando que não deu vontade de devolver o carro.
Conclusão: O Nissan Kicks 2020 S manual avançou com novos recursos eletrônicos, que eram opcionais e aumentaram a segurança. O conforto também melhorou com a introdução da central multímida. Aperfeiçoamentos que garantiram ao crossover Nissan a terceira posição no seu segmento e 15ª na geral com 56.062 registros em 2019.