O caminhão 100% elétrico produzido no Brasil pela Volkswagen chegou ao mercado. Desenvolvido e testado no país e fabricado no complexo da montadora em Resende (RJ), o e-Delivery é um veículo urbano leve elétrico com versões de 11 e 14 toneladas de peso bruto total. O Volkswagen e-Delivery tem preços de R$ 780 mil, na opção de 11 toneladas 4x2 (três módulos), a R$ 980 mil, na de 14 toneladas 6x2 (seis módulos).
O principal executivo da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, destacou que mais do que vender produtos ou soluções em serviços, o propósito da montadora é unir o transporte de pessoas e bens ao uso de energias cada vez mais renováveis e limpas.
Conjunto propulsor
O projeto do e-Delivery foi desenvolvido em torno das baterias, em módulos, numa arquitetura flexível para melhor aproveitamento do chassi para comportar a tecnologia elétrica.
Já a parte frontal acondiciona cabine e auxiliares.
As baterias ficam entre os eixos e o conjunto propulsor – o motor elétrico –, na traseira.
As duas versões terão motor WEG de 300 kW (cerca de 408 cv) e força (torque) de 219 kgfm, com câmbio de marcha única.
Com baterias Moura e Calt e opções de três ou seis unidades, a autonomia do e-Delivery é de até 250 quilômetros, de acordo com a configuração do veículo e a aplicação.
O freio regenerativo de três estágios pode aproveitar até 40% da energia gasta para desacelerar.
As baterias de íons de lítio do e-Delivery poder ter carga rápida de até 80% em 45 minutos, dependendo das condições. A tomada, por sua vez, é padrão internacional.
Interior e condução
O e-Delivery compartilha a cabine do modelo diesel, mas com a visualização das informações necessárias de um veículo elétrico. O quadro de instrumentos mostra dados de autonomia, consumo, potência do veículo disponível e indicador dos níveis de regeneração com chave seletora, entre outros.
A dirigibilidade e-Delivery, garante a Volkswagen Caminhões e Ônibus, tem o conforto de automóvel com robustez de caminhão. O volante de múltiplas regulagens, a coluna de direção com ajuste de altura e profundidade e a suspensão pneumática na traseira complementam o pacote de conforto.
Versões e preços
e-Delivery 11 toneladas 4x2
Baterias de três ou seis módulos, com suspensão pneumática, peso bruto total de 10,7 mil kg, e capacidade de carga útil, somada à carroceria, de 6.320 quilos.
Três módulos - R$ 780 mil
Seis módulos - R$ 967 mil
e-Delivery 14 toneladas 6x2
Baterias de três ou seis módulos. A suspensão pneumática permite erguer um dos eixos. Com peso bruto total de 14,3 mil quilos, a carga útil, somada à carroceria, chega a 9.055 quilos.
Três módulos - R$ 795 mil
Seis módulos - R$ 980 mil
Garantia e manutenção
As baterias têm garantia de cinco anos.
Os VW e-Delivery 11 e 14 toneladas contam com consultoria comercial, novos planos de manutenção Volks|Total e-Prev e e-Prime, além de uma estrutura de serviços e pós-vendas Volks|Care.