Ícone que se confunde com a história do setor motociclista no país, a CG completa 45 anos de produção na fábrica da Honda em Manaus (AM). Atualizada, na linha 2022, as quatro versões preservam a tradição do conjunto mecânico que consagrou a moto mais popular do mercado brasileiro. A Honda CG 160 2022 chegará às concessionárias em julho com preços a partir de R$ 10.520, na versão Start, até R$ 13.040, na Titan.
Presente no país desde 1971 como importadora, cinco anos depois da chegada, a Honda decidiu pela produção local da CG.
Do pioneiro modelo à oitava geração, saíram das linhas de montagem da fábrica de Manaus 13 milhões de unidades.
A evolução constante consagrou a CG como a motocicleta preferida pelo brasileiro, do modelo de entrada Start à top Titan, passando pela prática Fan e pela profissional Cargo.
A longo das gerações, a confiabilidade, resistência, economia e a relação custo-benefício marcam a sua trajetória.
Versões 2022
A CG 160 Start traz novo design na moldura do quadro de instrumentos e na carenagem frontal, com três opções de cores — vermelho, preto e prata metálico. A CG 160 Fan e a CG Cargo também receberam nova moldura de painel, nova carenagem de farol e laterais do tanque redesenhadas interna e externamente. A Fan tem três opções de cores — azul perolizado, vermelho e preto —, e a Cargo, apenas o branco.
Na CG 160 Titan, além da nova moldura do quadro de instrumentos, da carenagem do farol e de laterais do tanque exclusivas, a rabeta foi redesenhada. A CG Titan 2022 também chega com três opções de cores — cinza metálico, vermelho e amarelo perolizados.
Ciclística e propulsão
O chassi tipo Diamond de chapa estampada com o motor de função estrutural permanece inalterado. A suspensão dianteira tipo SFF (Separated Function Fork) acompanha a suspensão traseira bichoque, com amortecedores de dupla ação reguláveis na carga da mola.
A CG 160 Start conta com freio dianteiro e traseiro a tambor.
Nas CG 160 Cargo, Fan e CG 160 Titan, o sistema de freio conta com disco na frente e na traseira.
O motor monocilíndrico de quatro tempos com sistema de comando de válvula no cabeçote é comum às versões Cargo, Fan e Titan. Com 162,7 centímetros cúbicos, gera 14,9 cv (gasolina) a 15,1 cv (etanol) e força (torque) de 1,40 kgfm e 1,54 kgfm, respectivamente. Na Start, apenas com gasolina, o motor mantém as mesmas características de potência e força.
O câmbio mecânico de cinco velocidades e embreagem de acionamento mecânico do tipo multidisco em banho de óleo atua com o sistema de transmissão por corrente.
Nas CG 160 Cargo, Fan e Titan, as rodas são de liga leve com cinco raios duplos, enquanto na Start são raiadas, com aros de aço. Em todas as versões, o pneu dianteiro tem medida 80/100 18 M/C 47P. Na Start e na Fan, o pneu traseiro é do tipo 90/90 (18 M/C REINF 57P), e na Titan, 100/80 (18M/C REINF 59P).
Na versão CG 160 Cargo, o bagageiro suporta até 20 quilos.
As cores disponíveis para a CG 160 Start são prata metálico, vermelho e preto. Na CG 160 Cargo, o branco, e na CG 160 Fan, azul perolizado, vermelho e preto. A Titan tem opções cinza metálico, vermelho perolizado e amarelo perolizado.
A Honda CG 2022 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem e com sete trocas de óleo gratuitas.
Preços públicos sugeridos*
Honda CG 160 2022
- Start - R$ 10.520
- Fan - R$ 11.760
- Cargo - R$11.900
- Titan - R$ 13.040
(*) Valores com base no Distrito Federal sem frete e seguro
Fonte: Honda