A nova linha de caminhões CF lançada no mercado brasileiro conta com quatro modelos: os rodoviários 4×2, 6×2 e 8×2, e o fora de estrada 6×4. Com os veículos, a DAF lança o novo motor Paccar MX11 10.8, mais potente e econômico em relação ao anterior. O modelo off-road traz o MX13. Com os lançamentos, a montadora de Ponta Grossa (PR) pretende aumentar sua participação no segmento acima de 40 toneladas, que foi de 8,2% em 2020.
Modelos e detalhes
O plano de crescimento da DAF prevê o crescimento de 25% do segmento de caminhões e de 65% nas vendas totais em relação a 2020. Para realizá-lo, a rede de concessionárias passará de 44 para 54. A montadora pretende ter, até dezembro, 18 mil caminhões da marca rodando pelas estradas do país.
A nova linha CF conta com duas opções de cabine com cama, a Sleeper e a Space.
O interior possui diferentes opções de revestimento, colchão e cortina. Há ainda novos detalhes cromados no volante e revestimento dos bancos renovado.
Quadro de instrumentos atualizado e ar-condicionado, recursos eletrônicos como o controlador de velocidade adaptativo e os alertas de colisão frontal com frenagem de emergência e de saída de faixa aumentam a segurança.
A chegada do novo CF é mais um marco na nossa história no Brasil, renovando totalmente o line up da DAF no país
LANCE WALTERS
Presidente da DAF Caminhões Brasil
O motor MX11 com potências de 410 cv e 450 cv equipa as versões rodoviárias, e o chassi-cabine puxa as novidades da nova linha CF.
Com seis cilindros em linha, 11 litros, o Paccar MX11 gera 410 cavalos e 214,2 kmgf. Mais leve 180 quilos em relação ao MX13, atua combinado com a transmissão automatizada ZF TraXon de 12 velocidades.
O principal modelo, o 8×2, com cabine Space, tem dois eixos direcionais dianteiros, freios a disco com freio-motor de 460 cv e suspensão pneumática integral e maior entre-eixos. O motor é o MX11, e a transmissão automatizada ZF TraXton tem 12 marchas.
Rodoviário e fora de estrada
O rodoviário CF com cabine leito de até 2,13 metros altura, com trações 4×2 ou 6×2, pode ser equipado com o motor MX11 de 410 cv ou 450 cv. O peso bruto total combinado (PBCT) é de até 60 toneladas.
O fora de estrada CF 6×4 manteve o motor MX13 de 480 cv e a transmissão automatizada ZF TraXon de 12 marchas, conforme a DAF, para atender às especificações dos clientes. Com direção adaptativa, suspensão robusta e peso bruto total de 125 toneladas, é recomendado para o uso canavieiro ou que necessite de veículos robustos e versáteis para rodar em qualquer terreno.