O suspense terminou. O Corolla Cross chega em duas versões com motor flex e outras duas com propulsão híbrida também flex. Todas com multimídia, câmera de ré, sete airbags e recursos eletrônicos que aumentam o conforto e a segurança. O Toyota Corolla Cross estará nos concessionários no dia 25 deste mês com preços de 139.990, na opção XR a R$ 179.990, na XRX Hybrid. Durante o lançamento, limitada a 1.200 unidades, a Special Edition custará R$ 183.980.
O Corolla Cross chega com a proposta de repetir o desempenho do irmão sedã que é o modelo mais vendido no seu segmento. Seu desafio será desbancar o líder Jeep Compass e enfrentar o Volkswagen Taos que será lançado ainda neste semestre. O projeto do utilitário esportivo foi baseado em quatro pontos: robustez urbana, amplo espaço interno, dirigibilidade e conforto e segurança. A Toyota investiu R$ 1 bilhão na fábrica de Sorocaba (SP) para produzir o novo modelo.
O design do Corolla Cross foi projetado para combinar a robustez com a elegância de um utilitário esportivo urbano.
Detalhes de acabamento diferenciam as opções. Os faróis são halogenos na versão de entrada e LED nas demais.
Nas híbridas, os faróis têm acabamento na cor azul.
Toda linha com luzes diurnas (DRL).
A grade trapezoidal dupla tipo colmeia em cinza escuro destaca a frente. Nas versões híbridas, a moldura da grade é na cor prata e o logomarca azul. O para-choque tem generosos vincos. Nas laterais, linha de cintura alta, moldura em plástico preto e barras longitudinais no teto.
As lanternas traseiras são horizontais e o spoiller domina a tampa do porta-malas. As rodas de liga são de 17” com acabamento prata e pneis 2015/60 R17 na XR e de 18” cinza escuro e diamantada nas XRE e XRV Hybrid. A XRX Hybrid tem acabamento preta e diamantado. Nas três, os pneus são 225/50 R18.
Dimensões e interior
Montado sobre a arquitetura GA-C, baseada na filosofia TNGA, o Corolla Cross divide a plataforma com o sedã, mas foi baseado no modelo hatch, inédito no Brasil, e tem configurações próprias. Com 4,46 metros de comprimento, 1,82 de largura, 1,62m de altura e entre eixos de 2,64 m, o utilitário esportivo é maior, mais alto e comprido que o sedã. As principais diferenças são no entre eixos 6 cm menor e no porta-malas de 440 litros.
Pequenos detalhes diferenciam o do Corolla Cross do sedã. O acabamento remete ao Corolla com três tipos de revestimento dos bancos. Na versão XR é em tecido e couro e material sintético preto nas XRE e XRV Hybrid e couro e material sintético bege na topo de linha XRX Hybrid.
Propulsão híbrida
O motor de quatro cilindros a combustão 2.0 Dynamic Force 16V e injeções direta e indireta de combustível, ciclo Atkinson Flex de 1169 cv (gasolina) a 177 cv (etanol) e força (torque) de 21,4 kgfm atua com o câmbio continuo variável (CVT) de 10 velocidades e a primeira marcha por engrenagem.
O sistema híbrido funciona com o 1.8 16V de ciclo Atkinson flex de 98 cv (gasolina) a 101 cv (etanol) e força de 14,5 kgfm com dois motores elétricos de 72 cv e força de 16,6 kgfm. A potência combinada é de 122 cv. O sistema de freio regenerativo auxilia a recarga da bateria híbrida de níquel-hidreto metálico localizada embaixo do banco traseiro. A transmissão é Hybrid Transaxle.
O Corolla Cross conta com direção elétrica progressiva, suspensão dianteira independente, MacPherson, e traseira tipo eixo de torção com molas helicoidais e barra de estabilizadora.
Versões, detalhes e preços
Toyota Corolla Cross
2.0 XR - R$ 139.990
Volante multifuncional, direção elétrica, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, bancos em tecido, o do motorista com ajuste de altura, quadro de instrumentos com tela de 4,2", ar-condicionado automático, multimídia com tela de 8" interativa com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, porta USB atrás. Também sete airbags, retrovisores elétricos com luzes de direção e rebatimento, faróis halógenos com acendimento automático, luzes diurnas, faróis de neblina em LED, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e rodas de 17".
2.0 XRE - R$ 149.990
Acrescenta acesso por aproximação, partida por botão, volante multifuncional com aletas para a troca sequencial de marchas, revestimento em couro, controle eletrônico de velocidade, faróis, luzes diurnas e lanternas em LED, sensor de chuva e rodas de 18",
1.8 Hybrid XRV - R$ 172.990
Mais controle eletrônico de velocidade adaptativo, , alertas de ponto-cego, de tráfego cruzado, de mudança de faixa e de colisão com frenagem automática com detector de pedestres e ciclistas. Farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
1.8 Hybrid XRX - R$ 179.990
Ainda interior em couro bege, quadro de instrumentos com tela digital TFT de 7", banco do condutor com regulagem elétrica, ar-condicionado de duas zonas, iluminação ambiente e teto-solar elétrico.
Special Edition – R$ 183.980
Edição de lançamento limitada em 1.200 unidades e baseada na versão topo de linha XRX Hybrid, acrescenta carregador de smartphone por indução, estribo lateral, soleira nas portas e bandeja no porta-malas, que também poderão ser a adquiridos no concessionário.
Acessórios e cores
A linha de acessórios para o novo Toyota Corolla Cross conta com mais de 20 itens como estribo lateral, engate, trava de segurança para roda de liga-leve, trava de segurança do estepe, soleira iluminada, sensor de estacionamento frontal, entre outros.
As cores disponíveis para o novo Corolla Cross são branco Polar (sólido), branco Lunar perolizado, e as metálicas preto Infinito, prata Lua Nova, cinza Granito, vermelho Granada e a nova e exclusiva azul Netuno são as cores disponíveis do Corolla Cross.
Versões e preços
Toyota Corolla Cross
XR - R$ 139.990
XRE - R$ 149.990
XRV Hybrid - R$ 172.990
XRX Hybrid - R$ 179.990
Special Edition – R$ 183.980
Fonte: Toyota