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Test-drive

Tracker Premier 2021 tem conforto, espaço e desempenho para a família

Utilitário esportivo Chevrolet cresceu, ganhou mais tecnologia e novo conjunto propulsor com motor turbo

Gilberto Leal

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Priscila Nunes

  

Maior, visual atualizado, mais tecnologia e novo motor turbo, o Tracker 2021 promete mexer com o segmento de utilitários esportivos. Como os irmãos Onix e Onix Plus, o crossover chegou para ser protagonista. O Chevrolet avançou no espaço, no conforto e nos recursos eletrônicos que melhoraram a condução e aumentaram a segurança. Rodamos 1.100 quilômetros com um Chevrolet Tracker Premier 1.2 Turbo que tem preço de R$ 116.490.

A General Motors repetiu no novo Tracker o conceito do Onix e Onix Plus. A pandemia do coronavírus prejudicou a apresentação do utilitário esportivo (SUV) que foi pela internet e não presencial. No primeiro mês de venda, o Chevrolet teve 1.395 registros, ficou em 10º na classificação geral, e liderou os SUVs a frente dos principais concorrentes, o Jeep Renegade e o  Volkswagen T-Cross.

- O visual atrativo, robusto e esportivo mostrado pelo vídeo na apresentação foi realçado quando testamos o carro – destacou a jornalista Priscila Nunes.

O Tracker 2021 evoluiu em relação ao modelo anterior que testamos em Detroit (EUA), em São Paulo e nas ruas e estradas gaúchas. 

A principal expectativa era com o novo motor. 

A redução do peso do SUV em 140 quilos  ajudou e o 1.2 turbo do Premier atendeu tranquilo as necessidades do crossover. 

Priscila,  que também dirigiu a versão anterior, gostou do comportamento do novo Tracker. “O motor turbo foi ótimo, o conjunto propulsor ágil com respostas rápidas ao comando do acelerador e o câmbio com a troca de marchas imperceptíveis”.

Desempenho

Bom motor 1.2 turbo de 132 cv a gasolina

Os 132 cv e força (torque) de 19,4 kgfm com gasolina (133 cv e 21,4 kgfm com etanol) foram sempre bem distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades. Na ruas o Tracker rodou bem, principalmente em radiais. No transito congestionado bastou controlar o acelerador.

Na estrada, a potência e a força  foram adequados dentro dos limites de velocidade, mesmo com cinco ocupantes no carro. Nas rotações mais elevadas, as respostas foram mais lentas mas sem comprometer o comportamento do crossover.

- O alerta de colisão frontal com frenagem automática emergencial e indicador de distância para o veículo à frente aumentaram a segurança – disse a jornalista

O consumo de gasolina durante os 1.100 quilometros rodados teve médias de 11,1 km/l a 14,7 km/l no transito urbano e de 15,7 km/l a 20,9 km/l na velocidade constante de 80 km/h e de 13,9 km/l a 16,8 km/l a 110 km/h na estrada.

Visual atualizado, faróis e luzes diurnas em LED

A evolução aerodinâmica e os aperfeiçoamentos na nacionalização da suspensão melhoraram o conforto, mesmo em condições desfavoráveis. Em trechos sinuosos e velocidades mais elevadas, os controles de estabilidade e tração ajudaram e a oscilação da carroceria foi mínima.

Tecnologia auxilia a condução

-A direção elétrica progressiva facilitou a condução e a suspensão, que achei melhor em relação ao modelo anterior, passou por buracos, lombadas e quebra-molas com mais facilidade e absorveu as irregularidades do pavimento aumentando o conforto -  garantiu Priscila.

Montado sobre a mesma plataforma do Onix e Onix Plus, o  Tracker cresceu. Com 4,27 metros de comprimento. 1,79 m de largura e altura de 1,62 m entre eixos de 2,57 m acomoda bem condutor e acompanhante e três adultos no banco traseiro, o do meio com razoável conforto.

Tecnologia e conectividade

Teto sola, detalhes cromados e em black piano

Acesso por aproximação e partida por botão, acabamento interno nas cores azul e preto, os bancos tem revestimento em  couro sintético. O quadro de instrumentos analógicos tem tela digital de 3,5 polegadas colorida. O ar-condicionado é automático digital.

A tecnologia do Tracker chamou a atenção de Priscila, em especial pelo nível 4 de conectividade. Lembrou o novo conceito introduzido pelo Onix e Onix Plus com a a valorização do Wi-Fi nativo, implementado no Tracker. 

- Na indústria automotiva, notamos que cada vez mais os carros estão conectados entre si, com outras pessoas e com os demais elementos da cidade. A conectividade é algo que vem se atualizando constantemente e o Tracker é um bom exemplo -  argumentou Priscila

MyLink, Wi-Fi nativo a bordo e OnStar

A jornalista, que sempre explora os recursos dos sistemas multimídia, lembrou que o do Tracker é moderno e tecnológico como a nova tela ampliada de oito polegadas, MyLink com Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré ou o carregamento de smartphones por indução.

- Os aplicativos nos celulares ajudam a nos movimentar pela cidade. Tem pessoas que usam GPS com frequência. Além de outros aplicativos de entretenimento com músicas e podcasts e a possibilidade de ler mensagens, entre outros - 

Priscila citou ainda a importância do sistema OnStar e o Wi-Fi embarcado, que conecta até 7 celurares, indicador do carro da frente, frenagem autônoma de emergência e assistente automático de estacionamento entre os recursos que fazem a diferença na hora de dirigir. 

Perfeito utilitário esportivo familiar

Conclusão:  

O motor 1.2 turbo superou a expectativa e o desempenho do Tracker nos 1.100 quilômetros rodados foi adequado às características de um utilitário esportivo familiar. O Chevrolet tem as qualidades para ser protagonista em seu segmento e seguir o caminho dos irmãos Onix e Onix Plus.  O espaço, o conforto e a tecnologia de segurança na versão topo de linha Premier valorizam a relação custo/benefício.


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