Um dos ícones norte-americano consagrado pela capacidade de rodar em qualquer terreno, o Bronco está próximo de voltar à linha de montagem. A engenharia da Ford prepara o lançamento global da releitura do tradicional utilitário esportivo que foi produzido por três décadas, de 1966 a 1996.
O Bronco marcou sua história pela versatilidade no uso em qualquer terreno.
Derivado das picapes Série F, com chassi próprio, o utilitário esportivo compacto e robusto foi um autêntico 4x4 com características próprias como as três portas.
Lançado em 1966, saíu de linha no modelo ano 1997 que abriu espaço para os SUVs familiares de quatro portas da marca.
No Salão de Detroit de 2004, a Ford apresentou o conceito da sexta geração do Bronco. Com design inspirado no modelo original foi baseado na arquitetura da Ranger, com chassi de perfil retangular fechado e tecnologias avançadas.
Primeira geração - 1966 a 1977
Compacto, com 3,85 metros de comprimento, motor de seis cilindros 2.8 e transmissão manual de três velocidades, depois ganhou as opções de motor V8 e transmissão automática. Carroceria marcada por linhas retas, o acabamento despojado permitia receber diversos acessórios.
Em 1967, a perua ganhou o pacote opcional Sport, com itens cromados e o nome Ford na grade pintado de vermelho, depois transformado em modelo de série. A versão roadster saiu de linha em 1968 e a picape, em 1972.
Segunda geração - 1978 a 1979
Com base na F-100 4x4, em versão encurtada, o Bronco cresceu no comprimento, largura e altura e passou para o segmento de SUVs grandes. O teto rígido removível passou a ser produzido em fibra de vidro. Motores V8 5.8 ou 6.6 e capacidade para seis passageiros, apesar do sucesso, durou apenas dois anos.
Terceira geração - 1980 a 1986
Baseado na F-150, com distância entre-eixos de 2,64 m, ganhou suspensão dianteira independente e motor de seis cilindros de 4.9 ao lado do V8. Em 1982, o oval azul na grade dianteira substituiu as letras Ford no capô. Também foi montado e vendido na Austrália.
Quarta geração - 1987 a 1991
Acompanhou as mudanças da oitava geração da Série F, com vários aprimoramentos.
Quinta geração - 1992 a 1996
Com design renovado, seguiu a nona geração da F-150, recebendo vários itens de segurança, como cintos traseiros de três pontos, vigas de portas reforçadas e airbag do motorista de série. Também por segurança, capota deixou de ser removível. O encerramento da produção do Bronco foi anunciada pela Ford em 1996.