Um dos Kia mais vendidos no mundo, com mais de 6,7 milhões de unidades, o Rio chega ao Brasil. Na quarta geração, importado do México, o hatch conta com motor 1.6 16v flex de até 130 cv e câmbio automático de seis velocidades. O conforto, o desempenho e a segurança são reforçados por recursos eletrônicos. O Kia Rio 2020 tem preços de R$ 69.990, na versão LX, e de R$ 78.990, na EX.
O design externo, a qualidade de acabamento e a conectividade são características que surpreenderão o consumidor brasileiro de todas as idades, mas em especial os jovens, destacou o presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, na apresentação do Rio, nesta segunda-feira (27), em São Paulo.
O principal executivo da importadora observou que o hatch é um carro produzido para competir no mercado global com detalhes de acabamento superiores.
A Kia pretende vender 2.200 unidades do Rio neste ano. O hatch concorrerá com as versões superiores do Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo.
Com 4,065 metros de comprimento, 1,450 m de altura e 1,725 m de largura, a distância entre eixos é de 2,580 m. O porta-malas leva 325 litros. As versões LX e EX trazem rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 185/65. A Kia promete que em breve, chegará nova versão do Rio com visual mais esportivo e dinâmico e rodas de 17 polegadas com pneus 205/45. O preço ainda não foi definido.
As duas versões do Rio são equipadas com o motor 1.6 16V de 123 cv e força (torque) de 16 kgfm (gasolina) a 130 cv e 16,5 kgfm (etanol) combinado com câmbio automático de seis velocidades. Conforme o Inmetro, o consumo de combustível é de 10,5 km/l na cidade e de 13,4 km/l na estrada (gasolina) e de 7,2 km/l e 9,3 km/l (etanol).
Direção elétrica progressiva, multimídia com câmera de ré e gráfico auxiliar de manobra, airbags frontais, monitoramento de pressão dos pneus, freios com ABS e distribuição eletronica de frenagem, controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente da partida em rampa são de série nas duas versões. Também controle de frenagem em curvas, faróis auxiliares de neblina, acendimento automático dos faróis e Isofix, entre outros.
Versões, detalhes e preços
LX - R$ 69.990
Multimídia com tela de 7” sensível ao toque e interativa com Android Auto e do Apple CarPlay, câmera de ré, volante multifuncional com regulagem de altura, bluetooth, ar-condicionado, controles elétricos de retrovisores, e vidros e ajuste da altura do banco do condutor, entre outros.
EX - R$ 78.990
Acrescenta alavanca de câmbio e bancos revestidos de couro, ar-condicionado digital, controle eletrônico de velocidade, saída USB também para o banco traseiro, retrovisores com rebatimento e setas integradas. A grade dianteira tem acabamento preto, os faróis são halógenos e as luzes diurnas (DRL) em LED.
Na estrada
O breve test-drive do Rio LX e EX foi no entorno do aeroporto de Guarulhos. Saímos de um hotel e rodamos cerca de 40 minutos no percurso total. Ao entrar no hatch e ligar o motor, percebemos a suavidade, não parecia que estava ligado. A sensação lembrou o que geralmente sentimos quando acionamos a partida nos carros elétricos.
O desempenho do Rio foi bom, limitado às características do conjunto propulsor. A direção elétrica, o câmbio automático de seis velocidades e a tração dianteira facilitaram a condução. Na Rodovia Hélio Smidt, o ar-condicionado deu conta de refrescar o ambiente na temperatua elevada com calor de mais de 30º.
O design atual do Rio, na versão completa, chama a atenção o detalhe da grade em preto brilhante. No interior, o espaço é compatível com a proposta de um carro jovem de espirito do hatch. O porta-malas com 325 litros também superou as expectativas.
A jornalista viajou a convite da Kia