O atendimento completo ao cliente em todas as etapas da vida do veículo, do produto ao pós-venda, conceito adotado pela Nova Peugeot, é uma realidade. A renovação da marca foi atingida, garantiu a presidente da PSA – Peugeot Citroën do Brasil, Ana Theresa Borsari, durante a apresentação do 5008, na última quarta-feira (21). O utilitário esportivo chega no caminho aberto pelo sucesso dos irmãos menores, o 2008 e 0 3008. Maior, mais espaçoso, sete lugares e o mesmo conjunto propulsor dos outros dois modelos, o Peugeot Griffe 5008 custa R$ 157.490 e o Griffe Pack R$ 166.490.
Com 106 concessionários de 42 grupos, Ana Theresa Borsari lembrou que foram criados quatro eixos na Nova Peugeot. O Renova Peugeot, que teve o objetivo de acabar com o mito de desvalorização da marca, atingiu seus objetivos. O cliente tem recompra garantida com pelo menos 85% da tabela Fipe. O segundo, o Peugeot Total Care "hoje é o melhor pós-venda do mercado", disse a executiva. Tem compromissos como o serviço em 24 horas ou não paga, respeito ao orçamento, além frota de mais de mil carros para empréstimo quando o reparo passa de quatro dias.
O terceiro foco foi a ofensiva com os utilitários – foram lançados o Partner, o Expert e, em breve chegará o Boxer nas versões furgão e passageiros.
No segmento de utilitários esportivos, Borsari lembrou o crescimento com a chegada do 2008 e o 3008 e agora continuará com o novo 5008.
O generoso espaço interno e a configuração de até sete lugares (dois na terceira fila) combinados com a capacidade do porta-malas são os diferenciais do 5008. A Peugeot pretende vender 150 unidades por mês do novo utilitário esportivo e considera seus principais concorrentes o Mitsubishi Outlander, o Kia Sorento e Toyota SW4. Durante a campanha de lançamento, até o final de março, o novo utilitário esportivo terá preços promocionais de R$ 154.990, na versão Griffe, e R$ 163.990, na Griffe Pack.
O tradicional design francês valoriza as linhas modernas e esportivas do 5008 que remetem aos irmãos menores. A frente acompanha a nova identidade visual da marca. A grade frontal trapezoidal separa os faróis Full LED com iluminação diurna (DRL) e que avançam nas laterais lembrando as garras do leão.
As laterais despojadas são marcadas por pequenos vincos e frisos cromados que acompanham a área envidraçada destacando as rodas de bonito desenho. Na traseira, o aerofólio acompanha a inclinação do teto sobre a tampa do porta-malas em preto brilhante. As amplas lanternas em LED avançam nas laterais e também remetem às garras do leão.
O interior sofisticado do 5008 é bem acabado com revestimento de materiais de boa qualidade como couro e jeans nas laterais das portas. Detalhes em preto brilhante e cromados.
Os bancos dianteiros tem ajustes elétricos, aquecimento e até massageador. Um diferencial para melhor conforto em viagens. Com o assoalho plano, os bancos da segunda fila são individuais, reclináveis e rebatíveis, o que permite diversas configurações. Os da terceira fileira, também individuais, são rebatidos e ou podem ser removidos. O porta malas leva até 780 litros com os bancos da terceira fila rebatidos.
Pequeno e multifuncional, o volante Sportdrive tem a base e a parte superior retas. O quadro de instrumentos digital, o Peugeot i-Cockpit 2.0, conta com tela de 12,3 polegadas. A central multimídia tem tela sensível ao toque e oito polegadas, com navegação, informações do veículo e áudio. Também permite comandar o ar-condicionado e aplicativos, entre outras funções.
O pareamento do celular é via cabo. Compatível com o Android Auto e Apple CarPlayTM (a partir do iPhone 5), permite o uso do Waze e do Google Maps. Também permite fazer ligações, escolher músicas, ler e escrever mensagens de texto, entre outras funções.
Versões e preços
Peugeot 5008 2018
Griffe – R$ 157.490
Quadro de instrumentos digital configurável de 12,3 polegadas, central multimídia com tela de oito polegadas sensível ao toque com câmera de ré, ar-condicionado de duas zonas, acionamento elétrico de vidros, travas das portas e retrovisores (com rebatimento) elétrico, cortinas retráteis nos vidros, seis airbags, controles eletrônicos de velocidade, estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensor crepuscular e de chuva, sensores de estacionamento.
Também freios ABS com auxílio à frenagem de urgência, repartidor eletrônico de frenagem, Isofix de fixação de cadeiras infantis, faróis full-led, iluminação interna por leds, faróis de neblina com função cornering light, freio de estacionamento elétrico e teto solar elétrico panorâmico,
Griffe Pack - R$ 166.490
Acrescenta controle eletrônico de velocidade adaptativo com função stop, frenagem automática de emergência, alertas de colisão, troca de faixa, condução (cansaço) do motorista e de ponto cego, reconhecimento de placas de velocidade , troca automática de faróis altos/baixos e auxilio em manobras.
O 5008 compartilha a arquitetura e o conjunto propulsor com o 3008. Maior 20 centímetros, são 4,64 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,64 m de altura, 2,84 m de distância entre-eixos. A altura em relação ao solo é de 24 cm. O 5008 pesa 1.627 quilos, mais 65kg em relação ao irmão menor. O 5008 recebeu nota máxima no crash test do EuroNCAP.
O conjunto propulsor do 5008 combina o motor THP 1.6 16V turbo de injeção direta, 165 cv de potência e força (torque) de 24,5 kgfm que atua com a transmissão automática de seis marchas, troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante e opção modo Sport. O consumo de combustível, conforme a montadora, é de 9,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada.