Priscila Nunes/Especial
Rio de Janeiro
Visual que remete a um leão, sofisticado, moderno com interior futurista e bem completo, o novo 3008 chegará aos concessionários Peugeot no final de julho com o desafio de vender 250 unidades por mês. Cem quilos mais leve em relação ao modelo anterior, o utilitário esportivo é montado sobre a plataforma EMP2 do grupo PSA, compartilhada com o Citroën Picasso. Interior sofisticado, o bom desempenho é garantido pelo motor a gasolina 1.6 THP turbo, injeção direta de combustível, 165 cv e força (torque) de 24,5 kgfm que atua em conjunto com o câmbio automático de seis velocidades. O Peugeot 3008 Griffe 1.6 16V THP custa R$ 135.990.
O Emotion Drive permitiu conhecer o bom desempenho do 3008. Foram 200 quilômetros percorridos na região serrana do Rio de Janeiro, a partir do Aeroporto Galeão com destino a Petrópolis. Andamos pela BR-040, sentido rodovia federal Washington Luís, que interliga o Rio de Janeiro a Belo Horizonte.
Na estrada, tranquilo e seguro, o Peugeot 3008 mostrou suas principais características. O interior chama a atenção pelo sofisticado acabamento com materiais de qualidade como o plástico emborrachado e tecido usado no painel e laterais das portas. Bancos em couro e detalhes cromados e em preto brilhante.
O porte e o peso de 1.570 quilos não comprometem o comportamento do 3008. A direção com assistência elétrica macia e precisa garante o domínio ideal do 3008. O volante pequeno tem a base e a parte de cima retas. O câmbio automático de seis velocidades com troca sequencial de marchas e função Sport distribui bem nas rodas dianteiras os 165 cv e força(torque) de 24,5 kgfm do 1.6 THP. A suspensão firme permite rodar tranquilo com conforto e segurança dentro dos limites de velocidade, e reduzida inclinação em curvas. As rodas de liga leve de 19 polegadas e pneus 235/50 R19 ajudam na estabilidade e também ao sentir o pavimento irregular.
O cluster digital customizado integra o conjunto tecnológico, a mais recente evolução do i-cockpit 2.0 já encontrada nos 2008 e 208, como um conceito inovador nos códigos tradicionais de condução. O quadro de instrumentos digital conta com tela TFT de 12,3 polegadas configurável.Durante o test-drive, conectamos o celular (sistemas Apple Car Play e Android Auto) para escutarmos algumas músicas e aprovamos o sistema.
A tela de 8 polegadas é sensível ao toque, como se fosse um tablet posicionado no centro do painel de instrumentos. A tecnologia capacitiva torna a utilização mais prática e fácil de navegar. Com seis teclas sofisticadas, que remetem a um piano, facilitam acionar os comandos. Chamadas de toggle switches, permitem acesso direto às principais funções de conforto: rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.
Também chamou a atenção o sistema de massagem com cinco opções nos bancos do condutor e acompanhante. Testamos durante a descida da Serra com sucesso. Além disso, observamos as paisagens, sob o teto solar panorâmico – tradicional na maioria da linha Peugeot – mas que, agora, tem abertura automática, feita por meio de um botão na parte superior da cabine. A iluminação azul, Ambient Light, em LEDs, também agradou.
Com 4 metros 45 de comprimento, 1m90 de largura, 1m62 de altura e entreeixos de 2m67, o 3008 oferece amplo espaço para os cinco ocupantes. O porta-malas de 520 litros pode ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro. Como típico veículo familiar conta com diversos porta-objetos e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas de crianças Os passageiros contam com a proteção de seis airbags – frontais, laterais e de cortina.
O utilitário esportivo acompanha a identidade visual da marca. A frente é verticalizada, o capô longo e horizontal, a linha de cintura alta, proteção acompanha a parte inferior dos para-choques, caixas de rodas e base das portas. A face dianteira vertical é potente e valoriza a sensação de força, próxima da agressividade animal. A ampla grade com facetas cromadas é imponente. No centro, o leão da marca, proporções harmoniosas, faróis direcionais com tecnologia full LED e iluminação diurna em LEDs completam o conjunto..
Dirigir o Peugeot 3008 foi uma experiência única, de forma segura, confortável e ao mesmo tempo divertida. Partida por botão, volante com regulagem de altura e distância, a posição elevada de dirigir permite perfeita visualização do externa. Os bancos esportivos e envolventes com ajustes por comandos elétricos são confortáveis, o ar-digital de duas zonas é ótimo e a câmera de ré com linhas guia e os sensores na frente e atrás facilitam as manobras de estacionamento. Os controles de controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa auxiliam a condução e aumentam a segurança.
Os dados fornecidos pela Peugeot indicam que o 3008 acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e velocidade máxima de 206 km/h. Conforme o Inmetro, o consumo na cidade é de 9,2 km/l e na estrada de 11,5 km/l.
Na volta do test-drive, testamos também um patinete dobrável com assistência elétrica (e-Kick) by Micro. Andamos pela orla de Copacabana durante 30 minutos.O e-Kick será um presente da Peugeot para os 30 primeiros compradores do 3008 na fase de pré-venda. Uma forma de mostrar a preocupação da marca com a mobilidade urbana.
Como parte do lançamento do 3008, a Peugeot anunciou diversas atividades de pós-venda e serviços como revisão com preço fixo e entrega do veículo em até 24 horas. Se não cumprir, o cliente não pagará. Também um carro reserva nos reparos superiores a quatro dias.
O Peugeot 3008 será vendido em quatro opções de cores, sendo três metálicas e uma especial: cinza Artense, Metallic Copper, preto Perla Nera e branco Nacré (perolizada).
Viagem a convite da Peugeot