No começo dessa semana, a Peugeot anunciou o lançamento do SUV 5008 para o mercado nacional. Serão duas versões, partindo de R$ 157.490. O modelo compartilha a mesma plataforma do Peugeot 3008, mas é maior para acomodar até sete lugares.
São quase 20 cm a mais no comprimento em relação ao 3008 (no 5008, são 4,64 metros) e a traseira também ganha um aspecto mais próximo de uma minivan, com a tampa do porta-malas quase reta e o vidro com queda menos angulosa. O design marca o definitivo rompimento do design ovalado das versões antigas com uma proposta mais agressiva que tem feito sucesso entre os clientes.
Por dentro, a fabricante francesa manteve a sua tendência própria de traços futuristas, observados principalmente no painel digital, na iluminação azul e nas muitas opções de modularidade do interior, com bancos móveis, rebatíveis e removíveis. O motor é o já bem conhecido 1.6 THP de 165 cv e 24,5 mkgf a 1.500 rpm, com tração apenas nas rodas dianteiras (por enquanto, não haverá opção 4×4) e câmbio automático de seis marchas.
Preços e conteúdo
A versão de entrada (Griffe) do 5008 parte de R$ 157.490. Chama a atenção o fato de esse valor ser muito próximo ao do “irmão” 3008 em configuração topo de linha (R$ 154.990).
Ela já traz de série seis airbags, controles de tração e estabilidade, faróis full-led, iluminação interna por leds, hill assist, piloto automático com regulador de velocidade, sensor crepuscular e de chuva, carregamento de celular sem fio via WiFi, sensores de estacionamento e câmera de ré.
Há também faróis de neblina com função cornering light, freio de estacionamento elétrico, ar-condicionado digital bi-zona, teto solar elétrico panorâmico, bancos dianteiros com ajustes elétricos e massageadores, painel de instrumentos digital configurável, retrovisores com rebatimento elétrico, cortinas retráteis nos vidros traseiros e central multimídia de 8 polegadas.
O pacote Griffe Pack custa R$ 9.000 adicionais, mas é um investimento a ser considerado: piloto automático adaptativo, sistema ativo de permanência em faixa, leitor de placas de velocidade, frenagem ativa de segurança, detector de fadiga do motorista, farol alto automático e alerta de ponto cego fazem parte do combo.