O crossover compacto 2008 chega às lojas Peugeot em maio como novo posicionamento da marca no mercado brasileiro, que acompanha o realinhamento global do grupo. Mundial, o 2008 foi desenvolvido na França, na China e no Brasil, e a Peugeot investiu R$ 400 milhões para produzi-lo no complexo de Porto Real (RJ). A montadora espera vender mil unidades por ano no país.
São três versões de acabamento, duas opões de motores e duas de câmbio. A Peugeot prevê que o Griffe automático representará 70% do mix de vendas. O 2008 vai de R$ 67,19 mil a R$ 79,59 mil.
Montado sobre a mesma plataforma do 208, o interior do crossover remete ao hatch, com volante menor e detalhes de acabamento. O quadro de instrumentos é elevado para facilitar a leitura. Com 4,16 metros de comprimento, 1,74 metro de largura, 1,58 metro de altura e 2,54 metros de entre-eixos, tem espaço para bagagem de 355 a 1.172 litros com bancos traseiros rebatidos. Para enfrentar a qualidade duvidosa das ruas e estradas brasileiras, a distância livre do solo foi aumentada para 20 centímetros.
As opções inicial e intermediária são equipadas com motor 1.6 16V flex de 115 cv (gasolina) a 122 cv (etanol) com sistema FlexStart, que dispensa tanquinho de partida a frio. A top Griffe THP conta com o versátil 1.6 THP turbo flex de 165 cv (gasolina) a 173 cv (etanol) - o mais potente entre os utilitários esportivos compactos. Traz também Grip Control, sistema eletrônico de antiderrapagem que varia a tração das rodas dianteiras para garantir melhor aderência em diferentes terrenos - normal, areia, lama, neve e com o controle de estabilidade desligado.