Independentemente da perda ou não do título gaúcho ou de uma acentuada cobrança por parte do torcedor neste momento, Rodrigo Dourado tem a possibilidade de, em breve, deixar o Beira-Rio e ir jogar no exterior. Já de algum tempo, clubes dos Emirados Árabes vêm sondando o treinador Abel Braga. Ainda nos tempos de Inter já havia conversas.
A negociação evoluiu lentamente, mas a possibilidade de ida do ex-técnico colorado existe. Ainda nos primeiros contatos, o nome de Dourado apareceu como indicação de Abelão e não causou nenhuma rejeição a quem estava representando os árabes na negociação.
Aos 26 anos, Rodrigo Dourado perdeu, em função da grave lesão sofrida em 2019, o melhor momento para uma transferência. O mercado europeu praticamente se fechou para ele em função da idade, mas no mundo árabe o perfil de jogadores buscados no Brasil permite a busca.
O retorno aos gramados no ano passado, um bom início da temporada 2021 e um currículo que inclui a medalha de ouro na última Olimpíada passaram a ser os cartões de apresentação do volante. A recomendação por parte de Abel é uma boa credencial, visto o prestígio de que o treinador goza no Oriente Médio.
Tudo é muito incipiente, mas dificilmente o Inter resistirá em ceder o jogador que teria a chance de um contrato por valores bem maiores do que os pagos no Brasil. Sem que tenha havido sequer uma sondagem junto à diretoria colorada, o que se sabe é que o nome de Dourado já frequenta as listas de possíveis contratações do futebol árabe.
Principalmente se Abel realmente for contratado — já treinou o Al Jazira, de Abu Dhabi, por duas vezes, e foi sondado recentemente pelo Al Nasr. Ele mesmo admitiu negociações sem revelar o clube. Foi naquela ocasião que o nome do jogador foi indicado.
Se efetivada tal possibilidade, o Inter dificilmente vai se opor, pois precisa de dinheiro. Rodrigo Dourado tem identificação com o clube, é capitão do time, mas hoje não é unanimidade junto à torcida, que vem sendo muito crítica ao seu futebol. A busca do grande contrato da vida pode perfeitamente o sensibilizar, especialmente sabendo que há uma procura por volante especulada desde o início da temporada no Beira-Rio. Só não pode Abelão ir para o Corinthians.